A atmosfera literária que envolve o Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras na Praça João Cândido, no São Francisco, agora ganha mais força. No local, a Secretaria Municipal da Comunicação Social instalou um totem interativo do I Festival da Palavra de Curitiba para o público aproveitar ainda mais o evento.
O totem permite que as pessoas façam fotos enquadrando a linda construção histórica de 1915 que foi restaurada pela Prefeitura de Curitiba depois de um incêndio e devolvida novinha em folha em 2019 para se tornar sede da Academia Paranaense de Letras. O equipamento também permite enquadrar as Ruínas de São Francisco e ou o anfiteatro que fica logo abaixo do Belvedere.
Para aqueles que gostam de passar as tardes ao redor do Belvedere, o novo totem já chamou a atenção. O produtor audiovisual Diego Esteban, morador do São Francisco, retomou o contato com a leitura depois de muitos anos e está empolgado com o evento. “Eu moro aqui com cinco amigos que gostam muito de ler, vamos ir ao festival com certeza”, disse.
Além de espaço fotográfico interativo, o Belvedere também é um dos espaços da cidade que recebe a programação do Festival da Palavra. Entre sábado (30/9) e domingo (1°/10) haverá um ciclo de palestras sobre autores paranaenses como Paulo Leminski, Domingos Pellegrini, Valêncio Xavier, Laura Santos, Helena Kolody, entre outros, durante o período da manhã e da tarde.
O I Festival da Palavra acontece de quarta (27/9) a domingo (1º/10) e conta com a presença de autores nacionais e internacionais dentro de uma programação diversa. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem nos espaços Memorial de Curitiba, Casa Hoffmann, Cine Passeio, Feira do Poeta, Solar da Cultura, Casa Romário Martins, Palácio Belvedere e Auditório Regina Casillo.
Deixe um comentário