Ópera no Palácio Garibaldi estreia nesta quarta-feira

A estreia do espetáculo Natal com Ópera no Palácio Garibaldi, no São Francisco, é o destaque de quarta-feira (18/12) no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. A programação do dia traz ainda as apresentações da Anunciação do Anjo Gabriel na Catedral Metropolitana e da Serenata de Natal do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Às 17h30, a Catedral Metropolitana vira palco para a última encenação da Anunciação do Anjo Gabriel. Em dez minutos, sete atores, com figurinos barrocos, vão dramatizar um trecho do Capítulo 1 do Evangelho de São Lucas. O texto narra o diálogo do anjo com Maria sobre a escolha dela para ser a mãe do Filho de Deus.

Árias famosas

Às 19h30, moradores e turista poderão acompanhar a estreia do Natal com Ópera do Palácio Garibaldi, no São Francisco. Árias de óperas famosas serão encenadas nas janelas e sacada do imponente prédio do Largo da Ordem, com três cantores caracterizados de grandes artistas da ópera mundial, como Maria Callas, Luciano Pavarotti, José Carreras e Andrea Boccelli. No programa, oito obras consagradas: O Mio Babbino Caro (Puccini), Nessun Dorma (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), Casta Diva (Bellini), Ave Maria (Franz Schubert), La Donna é Mobile (Giuseppe Verdi), Adeste Fidélis (John Francis Wade) e Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber).

O Natal com Ópera do Palácio Garibaldi será reapresentado na quinta (19/12), às 20h30, e na sexta (20/12), às 19h30.

Com duas apresentações, às 19h30 e 21h30, o Hard Rock Café, no Batel, promove o espetáculo Rock’n Xmas, com apresentações de clássicos do rock em versões natalinas apresentadas por músicos, coral e artistas. O espaço ainda tem outra atração: uma árvore de Natal em formato de guitarra com 15 metros de altura. O Rock’n Xmas volta a ocorrer na quinta (19/12) e domingo (22/12), nos mesmos horários.

Serenata do bem

Outra atração de quarta-feira (18/12) é a única apresentação da Serenata de Natal do Hospital Nossa Senhora das Graças, nas Mercês, a partir das 20h. A apresentação promete emocionar, pois diversos corais, músicos e voluntários vão se reunir pelo segundo ano e irão cantar serenatas embaixo das janelas dos quartos dos internados, nesse fim de ano.

Atrações de quarta-feira (18/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais

8h30 – Mostra de minipresépios da Uniart na Biblioteca Pública do Paraná (Avenida Cândido Lopes, 133, Centro)
9h – Exposição de presépio na Paróquia do Divino Espírito Santo (Rua Mateus Leme, 1855, Bom Retiro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)
12h – Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
13h – Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)
16h – Feira Gastronômica do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n , Centro)
17h30 – Anunciação do Anjo Gabriel na Catedral Metropolitana (Praça Tiradentes, s/n, Centro)
19h – Coral Adventista do Guabirotuba no Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
19h30 – Natal com Ópera no Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, s/n, São Francisco)
19h30 – Rock’n Xmas no Hard Rock Café (Rua Buenos Aires, 50, Batel)
19h30 – Cantata natalina da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular (Rua Deputado Leopoldo Belczak, 1303, Capão da Imbuia)
19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Musical de Natal Galileia da Primeira Igreja Quadrangular (Rua Alberto Foloni, 143, Centro Cívico)
20h – Coral da Igreja Batista Jardim Pinheiros no Bosque de Jesus (Rua João Guariza, 135, São Lourenço)
20h – Papai Noel do Music Bus no Terminal Santa Cândida (Avenida Paraná, 4818, Santa Cândida)
20h – Serenata de Natal do Hospital Nossa Senhora das Graças (Rua Alcídes Munhoz, 433, Mercês)
21h30 – Rock’n Xmas no Hard Rock Café (Rua Buenos Aires, 50, Batel)

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Especialista em secas, pesquisador da UFPR alerta para mais três meses com poucas chuvas

No último dia 10 a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) confirmou que estamos passando por um período de La Niña, que diminui a quantidade de chuva

Especialista em secas, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedro Fontão, afirmou à Banda B nesta segunda-feira (21) que a primavera, que começa nesta terça (22), deverá ter chuvas abaixo da média, o que preocupa devido à estiagem que Curitiba e região metropolitana estão passando. Segundo Fontão, no último dia 10 a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) confirmou que estamos passando por um período de La Niña, que diminui a quantidade de chuva.

“O grande problema deste ano é realmente a ocorrência do La Ninã e pelos modelos não há previsão de chuvas volumosas para pelo menos os próximos três meses”, explicou o especialista, destacando que passamos por um período de seca localizada. “É uma questão regional de uma seca localizada no Paraná. Rio Grande do Sul estava mal também, mas deu uma boa recuperada em agosto, diferente de Curitiba”, salientou.

De acordo com Fontão, chuvas em grande quantidade apenas para o mês de janeiro. “Em termos de climatologia fica difícil de falar, mas tudo indica que em janeiro e fevereiro possam acontecer anomalias mais positivas, ajudando a recuperar os mananciais”, destacou.

Para o mês de setembro, onde pouco choveu, uma chuva mais forte deve acontecer apenas no próximo fim de semana, de acordo com os institutos meteorológicos.

Informações Banda B.

Curitiba tem 405 novos casos e 13 mortes por covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quinta-feira (17/9) registou 405 novos casos de covid-19 e 13 óbitos de moradores de Curitiba pela infecção causada pelo novo coronavírus.

As novas vítimas são quatro homens e nove mulheres, com idades entre 55 e 94 anos. Dos novos óbitos 12 ocorreram nas últimas 48 horas e um aconteceu no dia 13 de setembro.

Todas as novas vítimas tinham fator de risco para as complicações da covid-19 e estavam internadas.

Até agora são 1.169 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. 

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 40.036 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia – 34.199 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.668 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira (17/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 83%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. Há 57 leitos livres.

Números da covid-19 em 17 de setembro

405 novos casos
13 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 40.036 
Investigação: 643
Recuperados – 34.199
Óbitos – 1.169