Arquivos

Oficina de Música de Curitiba: curso de teatro musical exige aulas intensivas e treinamento físico


Uma das atrações deste fim de semana na programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno é a apresentação da classe de teatro musical. Sábado (1º/7), às 20h, no Guairinha, o público será brindado com trechos de grandes musicais da Broadway, que serão apresentados pelos participantes do curso oferecido pela primeira vez na Oficina.

A peculiaridade do teatro musical é a combinação de três linguagens artísticas: cantar, dançar e atuar. Este é o desafio que se coloca para os alunos, a maioria jovens que já são profissionais em uma dessas áreas.

Para desenvolver as três habilidades, eles se dividem nas aulas de canto com Saulo Vasconcelos, Andrezza Massei e Jorge Godoy, no Teatro do Memorial de Curitiba, e nas aulas de dança com Lucas Nunes, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. “Aqui, neste ensaio, os atores se preocupam em decorar as canções e fazer com que o canto seja tão orgânico, de modo que possam então partir para as coreografias”, explica Saulo Vasconcelos. 

Nesta arte multidisciplinar, cada artista pode dominar melhor uma determinada linguagem, mas o treinamento pode levar a um grau de excelência nas três competências. “Como em qualquer área, o segredo é muita dedicação e muito estudo, para fazer do corpo um instrumento de expressividade. A gente costuma dizer que o artista completo é o artista três em um”, ensina Saulo.

Outra exigência para o elenco é preparo físico. “Somos todos atletas”, brinca o professor. Os treinamentos são intensos. Como no preparo das grandes produções, são mais de dez horas diárias de ensaios.

Show case

A apresentação de sábado será um show case, reunindo trechos de vários musicais famosos e dando oportunidade para que todos os participantes tenham o seu momento de brilho. Serão levados à cena números de grupos, duetos, trios e solos. O conjunto atuará nos trechos de Os Miseráveis, Chicago, Rent e Hair.

A oportunidade de ensaiar com os grandes nomes do teatro musical brasileiro é o que mais motivou os inscritos neste curso.

“A escolha dos professores não poderia ter sido melhor. Eles são as melhores referências no país. Certamente foi o que mais me atraiu, a oportunidade de ter aula com esses artistas”, diz a bailarina Carol Gulin, professora no curso de teatro musical do Believe Studio de Dança.

Atriz de teatro musical em Curitiba, Margheurita Dissá considera o formato de curso intensivo, visando uma apresentação pública, um aprendizado importante. “Mesmo profissionais com experiência não conseguiriam passar tanta informação, em tão pouco tempo”, avalia a atriz. “É como se juntássemos o ano inteiro em uma semana”, compara.

Onda crescente

Professora assistente no curso da Oficina de Música, Débora Bérgamo conta que a nova onda de musicais tomou conta do país em 2001, com a encenação em São Paulo da primeira versão nacional de Os Miseráveis, na qual atuaram Saulo Vasconcelos e Andrezza Massei. “O Brasil recebeu muito bem essa expressão artística, o que fomentou montagens nacionais. Hoje temos uma forte produção de musicais, muitas produtoras e escolas dedicadas a essa linguagem”, explica.

Fundadora do Centro de Artes Projeto Broadway, em Curitiba, Débora relata que a onda chegou à capital paranaense há cerca de dez anos. É uma tendência crescente na capital, tanto que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) incluiu no seu Curso Superior de Canto, além de canto lírico e canto popular, a modalidade belting, que é a técnica vocal utilizada no teatro musical.

Para Débora, que é a professora de belting na Unespar, o curso na Oficina de Música é um marco. “Ver esse festival tão tradicional abraçando pela primeira vez o teatro musical é muito significativo”, afirma.

Serviço: apresentação da Classe de Teatro Musical

Data: 1º de julho (sábado), às 20h
Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971, Centro)
Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50

A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba