Entrou na última etapa a obra da Prefeitura de Curitiba para reduzir conflitos no trânsito e melhorar a acessibilidade na confluência das ruas Arthur Leinig, Carlos Razera, André Zanetti e Jeremias Lissa, no bairro Vista Alegre, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis. Os serviços de recuperação do pavimento foram vistoriados na tarde desta quinta-feira (3/8) pelo prefeito Rafael Greca.
A obra foi pedida pela comunidade em reunião do programa Fala Curitiba, de consulta públicas.
A intervenção é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Pública (Smop) e compreende a correção do traçado da Arthur Leinig no cruzamento com a Carlos Razera, implantação de duas ilhas centrais para segurança na travessia dos pedestres, 1.100 metros de novas calçadas planas e acessíveis no conceito do projeto Caminhar Melhor, sinaleiros, sinalização e paisagismo, além de readequação do sistema de drenagem local.
Ligação entre bairros
O trecho no qual ocorreu a intervenção recebe agora serviços de manutenção do asfalto ao longo de 600 metros. O objetivo da obra é organizar a circulação na região que dá acesso a instituições de ensino e serve como ligação entre os bairros das regionais Centro e Santa Felicidade.
“Na esquina do Farol do Saber Machado de Assis, o primeiro dos muitos que eu fiz, a ideia é requalificar o cruzamento para dar direito de ir e vir às famílias, aos pedestres e fazer com que Curitiba fique cada vez melhor como é a minha vontade e a de todos os que amam a cidade”, disse Greca. As bibliotecas conhecidas como Faróis do Saber foram criadas por ele no primeiro mandato como prefeito (1993-1997).
Greca esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, da administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, do engenheiro da Smop fiscal da obra, Kayo Carvalho, e foi recebido por moradores da região.
“Essa intervenção terá reflexos positivos na mobilidade da região, melhorando a fluidez e a segurança no trânsito neste cruzamento, que apresenta complexidade e riscos devido ao intenso tráfego de veículos e pedestres. As novas calçadas dão prioridade às pessoas que circulam pela região, um conceito que estamos replicando também em outras regiões da cidade”, explicou Rodrigues.
Nova geometria
As obras começaram na primeira semana de março e têm conclusão prevista para o fim deste mês de agosto. Já foram concluídos os serviços de drenagem.
O local também já recebeu um novo sistema de semáforos, que será acionado ao fim dos serviços gerais, novo calçamento que privilegia os deslocamentos dos pedestres, além dos serviços de paisagismo. Após a conclusão da manutenção do asfalto será feita a nova sinalização.
Moradores satisfeitos
Para quem mora, trabalha e circula na região, a obra representa avanço na mobilidade urbana.
Moradora da região desde os anos da década de 1970, a aposentada Sueli Correia costuma fazer caminhadas pela região para levar o neto João Paulo, de 5 anos, até o Farol do Saber Machado de Assis. Para ela, a intervenção é sinônimo de conforto, segurança e qualidade de vida.
“Ruas e calçadas bem-cuidadas nos incentivam a caminhar, se exercitar e passear pelo bairro. Com mais segurança para pedestres e motoristas todos ficam satisfeitos”, disse Sueli.
A veterinária Juliana Nascimento, da Clínica Veterinária Farol, na Rua Arthur Leinig, comenta a expectativa que tem de que as obras sirvam para melhorar também o movimento do negócio.
“Nos horários de pico era muita confusão na rua, então muita gente nem conseguia passar por aqui. Com essas obras, agora mais pessoas vão circular, tanto pela rua quanto pelas calçadas”, comenta Juliana.
Rua Izidoro Chanoski
No mesmo bairro, há outro ponto com obras de correção geométrica e regularização de calçadas acontecendo. Fica na Rua Izidoro Chanoski, onde os serviços seguirão até setembro. E em abril, Greca entregou aos moradores do Vista Alegre obra de mobilidade urbana na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa.
A administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, destaca o fato de as intervenções serem pontuais, porém de extrema importância para melhorar a segurança viária, reduzir congestionamentos e proporcionar mais fluidez ao trânsito da região. “Também são fundamentais porque partem da sugestão dos moradores que são os que melhor conhecem as necessidades dos bairros e, ao serem consultados, se tonam participativos e atuantes na busca de soluções aos desafios da cidade”, diz Simone.
Asfalto Novo
Além das obras de correção geométrica, o bairro Vista Alegre tem sido contenplado com obras de requalificação do pavimento do programa Asfalto Novo, criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017. Desde então, são mais de 2,3 km de obras de manutenão do pavimento em oito importantes vias do bairro.
Deixe um comentário