Desentupir uma pia, ralo, descarga ou qualquer tubulação de maneira incorreta pode trazer inúmeros problemas. Agravamento da situação, perfuração dos canos, danos estruturais e contaminação são alguns exemplos. É preciso ter atenção para identificar quando a obstrução pode ser resolvida pelo próprio morador e quando é necessário chamar um serviço especializado em empresa desentupidora.
O descarte incorreto de lixo e gordura na rede de esgoto é a principal causa de entupimentos dessa área. Segundo a Prefeitura de Bauru (SP), em 2021 a divisão técnica do Departamento de Água e Esgoto atendeu a mais de 3,7 mil ocorrências de desobstrução da rede. Mais de 2 mil foram de vazamentos ou entupimentos em caixas de inspeção; mais de 1 mil em poços de visita e 575 casos de retornos de esgoto para dentro das residências.
Em uma escala macro da sociedade, o descarte irregular de lixo também entope bueiros e agrava enchentes nas cidades, com proporções ainda maiores em capitais. Conforme a Prefeitura de São Paulo (SP), o batalhão de limpeza, que percorre as ruas e avenidas recolhendo resíduos, em 2020 retirou 10 mil toneladas de detritos nas bocas de lobo e bueiros na cidade.
Já a prefeitura de Belo Horizonte declarou que, no ano em questão, gastou R$ 6 milhões com ações de limpeza da rede, que foram realizadas para recolher somente água da chuva. O descarte incorreto de lixo provocou o entupimento de 44 quilômetros de tubulação.
Deixe um comentário