Arquivos

O livro “As lutas feministas e o enfrentamento à desigualdade de gênero na Política Institucional Brasileira” é lançado na Assembleia – De olho nos deputados


No final desta quarta-feira (13), a advogada e escritora Daiana Allessi Nicoletti Alves lançou o livro “As lutas feministas e o enfrentamento à desigualdade de gênero na Política Institucional Brasileira” no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi proposto pela procuradora da Mulher, deputado Cloara Pinheiro (PSD), representada pela coordenadora do órgão, Alessandra Abraão.

Para a deputada estadual Cloara, a obra reforça a importância da mulher na política. “Como Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, sempre apoio pesquisas como essas, que são voltadas tanto para a representatividade feminina nos espaços de poder, quanto a história das mulheres que nos antecederam na política. Parabéns pelo livro”, disse.

A coordenadora da procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, Alessandra Abraão, destacou a iniciativa da autora. “A Procuradoria da Mulher apoia pesquisas deste tipo. É importante que cada procuradoria tenha dentro do seu limite territorial momentos de eventos como este para que as mulheres possam demonstrar a importância de estar na política. No Paraná somos 123 procuradorias que é uma porta aberta, no ambiente do legislativo para todas as mulheres, tanto as que são vítimas de violência como para àquelas que esperam estar presentes em espaços de poder”, explicou.

A autora da obra, Daiana Allessi Nicoletti Alves enalteceu a abertura do espaço na Casa de leis do Paraná e comentou sobre seu livro. “Como resultado de meus estudos acadêmicos, tenho desenvolvido pesquisas sobre a necessidade de uma maior participação feminina na política brasileira. Muito me emociona resumir minha trajetória como mulher pesquisadora com este trabalho motivador e cheio de questionamentos. Cresci em uma sociedade conservadora, mas que jamais impediu meus sonhos. Me formei em direito e por muitos anos advoguei na área de família”.

A obra

A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem interdisciplinar e foi sistematizada com a análise da influência patriarcal na sociedade brasileira, destacando as desigualdades estabelecidas entre o masculino e o feminino. Na sequência, objetivou-se resgatar o protagonismo das mulheres na luta pela cidadania e o impacto que machismo e os estereótipos de gênero causaram para a representatividade feminina na política institucional brasileira, analisando os tipos de representação e como a participação das mulheres na política pode ser estimulada de maneira efetiva.

Foi esse contato mais próximo com o dia a dia de diferentes estruturas familiares que me despertou a vontade de entender fundamentadamente o porquê, na maioria das vezes, as mulheres eram prejudicadas ou carregavam um signo de culpa e subalternidade. Trabalhei muito, constitui família e adiei meus planos de pesquisa. E a cada processo seletivo para o mestrado que eu adiei, percebi que não havia me libertado das opressões que o gênero feminino carrega, a carreira, os filhos, a casa, tudo dificultava o atingimento do meu sonho acadêmico que enfim realizo. Meu lugar de fala, portanto, vem de uma mulher, advogada e pesquisadora que percebeu que não adianta o alto nível de escolaridade, de estabilidade social e pessoal para sofrer os danos da marginalização do feminino na sociedade. E como mudar isso? ”, afirma a autora na introdução do livro.

A autora

Daiana Allessi Nicoletti Alves é doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2023). Mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. (2020). Bolsista PROSUC/CAPES (2020/2021). Pesquisadora nas temáticas de gênero, direitos humanos e representatividade feminina na política. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduada pela Escola da Magistratura do Paraná com especialização em Direito Aplicado e pela Escola da Magistratura Federal com especialização em Direito Público. Membra Relatora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/PR gestão (2022/2024) e da Comissão das Mulheres Advogadas gestão (2022/2024). Membra efetiva da Comissão de Direito das Famílias da OAB/PR. Advogada Familiarista inscrita na OAB/PR sob o n 36.678. Professora da Especialização em Direitos Humanos da PUCPR. Palestrante e colunista do Paraná Portal (Sobre Todas e Cada Uma de Nós).



Leia mais informações no site da Alep