O Cine Passeio será inaugurado nesta quarta-feira (27)

A partir desta quarta-feira , 27 de março, Curitiba passa a contar com um novo complexo cultural. O Cine Passeio, na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, no Centro, tem a proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua e ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. A inauguração, às 19h30, faz parte das comemorações do aniversário de 326 anos da cidade, e será marcada por uma série de atrações.

Foto: Daniel Castellano

“A ideia é fazer desse lugar um ponto de encontro das pessoas, a meio caminho entre a Universidade Federal, o Passeio Público, o Solar do Barão e o Centro Histórico”, destaca o prefeito Rafael Greca. “O velho quartel foi revitalizado para evocar os antigos cinemas de rua que fazem a lenda do século 20 e da Cinelândia curitibana. Pela cultura vamos renovar definitivamente a Rua Riachuelo para que sirva ao bom uso de todas as famílias de Curitiba”, diz.

O investimento no projeto, que levou aproximadamente dez anos para ser concluído, é de R$ 9,5 milhões, recurso captado pela Prefeitura por meio de comercialização de cotas de potencial construtivo. Com área de 2.597 m², o Cine Passeio ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade.

O Cine Passeio passa a ser uma nova unidade da Fundação Cultural de Curitiba dedicada à linguagem audiovisual, assim como a Cinemateca e o Cine Guarani. A administração do espaço está a cargo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

“O Cine Passeio representa a vitalidade de Curitiba na área cultural. É fruto de um esforço conjunto para valorizar a nossa produção artística e oferecer um espaço agradável do qual todos os curitibanos podem se orgulhar. Não poderia existir presente melhor para a cidade”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Segundo o diretor executivo do Icac, Marino Galvão Jr., o Cine Passeio terá, do ponto de vista da gestão, o mesmo tratamento de outros espaços administrados pelo instituto, como a Capela Santa Maria. “Os excelentes resultados de performance artística e de gestão cultural alcançados em outras áreas agora serão aplicados na linguagem audiovisual, possibilitando um retorno mais rápido à sociedade”, destaca o diretor.

 

Estrutura

O complexo tem duas salas de cinema para exibição de filmes em sessões diárias. As Salas Luz e Ritz foram assim denominadas em referência aos dois antigos cinemas mantidos pela Fundação Cultural – o Cine Luz, que funcionou na Praça Zacarias e depois na Praça Santos Andrade, e o Cine Ritz, que ficava na Rua XV de Novembro. Com capacidade para 90 pessoas, as salas possuem os mais modernos equipamentos de projeção e sonorização existentes no mercado. São dotados de tecnologia para recepção de filmes em formato DCP (digital cinema package), com alta qualidade de desempenho, possibilitando inovação ao setor audiovisual.

Já a partir do dia 28 de março, as duas salas estarão em funcionamento. Com curadoria de dois especialistas, o crítico de cinema Marden Machado e o cineasta Marcos Jorge, a programação será montada com produções disponibilizadas pelas distribuidoras comerciais. As cinematografias clássica e contemporânea, além de mostras especiais, serão contempladas na programação.

O complexo possui em seu subsolo uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier, em homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier), com 110 lugares, também dotada de modernos equipamentos, com projetor móvel e tela retrátil.

No mesmo ambiente funcionará a Sala Video On Demand (VOD), que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário, como por exemplo Netflix e Amazon.  Com tela 4K de 86 polegadas, o local possibilitará o acesso a diversos conteúdos digitais. No piso está instalada também a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade terá como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação.

O segundo pavimento, onde também está localizada a Sala Ritz, dispõe de uma sala para cursos e workshops na área do audiovisual, que pode ser locada e utilizada por produtores independentes, parceiros estratégicos, como a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) e o Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, e também pelo público em geral.

Um cinema a céu aberto também faz parte do complexo do Cine Passeio e funcionará no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos. Esse local poderá ser utilizado para atender principalmente eventos ligados às áreas de economia criativa (design, moda autoral, gastronomia, entre outros).

Junto à entrada do Cine Passeio, na Rua Riachuelo, e no mesmo no mesmo piso da Sala Luz, funcionará uma cafeteria, que trabalha com produtos selecionados da região de Curitiba (cafés, vinhos e cervejas artesanais).

História

O prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. Ele é de propriedade do município desde 2010, ano em que foi transferido para a Fundação Cultural de Curitiba para que fosse desenvolvido ali um projeto de restauração em conjunto com o Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Por estar inserida no eixo histórico Barão-Riachuelo, a edificação do antigo quartel foi cadastrada como UIEP, quando então, em 2012, iniciou-se o processo de captação de recursos por meio de troca de potencial construtivo, a fim de viabilizar a proposta de criação da nova unidade cultural.

Paralelamente iniciaram-se os estudos e projetos arquitetônicos para a revitalização do espaço, feitos pelos arquitetos Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco, do Ippuc. O projeto preserva as características externas e a volumetria do imóvel. Aproveita grande parte da estrutura de alvenaria, as divisões internas e também portas e esquadrias, que foram recuperadas. Foram refeitos todos os sistemas elétrico, hidráulico, de lógica e de drenagem. O prédio está plenamente adequado em termos de acessibilidade e segurança.

As Salas Luz e Ritz, agora entre as mais modernas, são referência a dois antigos cinemas de Curitiba. O primeiro Cine Ritz funcionou na Rua XV de Novembro de 1946 a 1962. Um cinema foi inaugurado pela Fundação Cultural com o mesmo nome em 1985 e permaneceu em atividade até 2005. A história do Cine Luz remonta a 1939. Funcionou na Praça Zacarias, até sofrer um grande incêndio em 1962. A Fundação Cultural, ao inaugurar outra sala de exibição na Praça Santos Andrade, em 1985, deu ao espaço o nome do Cine Luz, que ali funcionou até 2009.

Revitalização

O Cine Passeio, além de trazer de volta à cidade a proposta dos cinemas de rua como alternativa à profusão de salas em shopping centers, se insere em programas de revitalização do centro histórico da cidade, e atualmente no programa Rosto da Cidade, lançado pela Prefeitura para recuperação de prédios históricos.

O diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza, chama atenção para o contexto mais abrangente da proposta do Cine Passeio. “É mais um exemplo de que Curitiba está na vanguarda das soluções urbanas”, diz. “O Cine Passeio traz qualidade de vida para aquela região, valoriza a paisagem, pensa no cidadão e no seu direito de acesso à cultura e ao patrimônio histórico. Além disso, cria um ambiente para o porvir, no estrito sentido da palavra, possibilitando que a atual geração, que não conheceu os cinemas de rua, possa aproveitar e experimentar esse ambiente, e também criar e produzir inovação a partir da linguagem do cinema”, afirma.

Inauguração

Para a inauguração, a Rua Riachuelo será interditada, pois a festividade começa do lado de fora do prédio. A própria fachada, totalmente branca, se transforma numa tela para a projeção de imagens que fazem referências à história do cinema mundial, incluindo cenas da cinematografia curitibana.  Este happening tem direção e roteiro de Edson Bueno, e uma trilha sonora feita especialmente para o evento pelo produtor musical e sound designer Vadeco Schettini.

Após o descerramento da placa pelo prefeito Rafael Greca, os convidados serão levados a conhecer o prédio. Estão previstas exibições de trailers da programação, inauguração do Espaço Valêncio Xavier, abertura da exposição sobre os cinemas de rua de Curitiba e uma homenagem ao cinema italiano que inclui apresentação da Orquestra à Base de Corda.

Abertura da programação

O Cine Passeio estará aberto ao público a partir do 28 de março, às 19h. O filme de estreia da programação é “Albatroz”, com exibição simultânea, nas Salas Luz e Ritz. Para comemorar o início das projeções, estarão presentes o diretor do filme, Daniel Augusto, e os atores Alexandre Nero e Maria Flor. O filme conta a história de um fotógrafo atormentado após registrar um atentado terrorista. No elenco estão também Camila Morgado, Andrea Beltrão e Andréia Horta.

 

Confira aqui mais informações sobre a programação:

http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/filmes-ineditos-abrem-a-programacao-do-cine-passeio-na-quinta-feira/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia dos Namorados com sabores do Japão e Peru no Nuu Nikkei

A alta gastronomia contemporânea do Nuu Nikkei é ótima escolha para os casais apaixonados por sabores intensos. A casa abre especialmente na segunda-feira (12/06) para celebrar a data, funcionando a partir das 18h. A noite não terá menu fixo, e sim o cardápio da casa todo disponível, permitindo ao casal explorar mais pedidas. O menu, focado em referências do Peru e do Japão, recebeu novidades em maio, com destaque à influência da Amazônia peruana. Reservas podem ser feitas pelo link disponível no Instagram @nuunikkei.

Os casais que queiram compartilhar sabores nesta noite podem aproveitar variadas entradas. As Duplas especiais trazem conceitos sofisticados para sushis, como o Conos Nuu Style, nas versões de Tartar de lagosta com massago e creme de ponzu, ou Steak tartar com perfume de trufa e creme de ponzu. Outra escolha é o Niguiri Amazônico, de pirarucu selado ao molho thai finalizado com abacaxi grelhado. Tradicional peruano, o Ceviche é outra escolha interessante para entrada, em sabores como Peruvian Classic (de peixe branco, leite de tigre, batata doce e milhos peruanos).

Nas Entradas frias do cardápio, os Tiraditos trazem opções variadas. O Tiradito Passion, por exemplo, traz lâminas de salmão ao molhodephysalis e maracujá finalizado com coco crocante. O Tiradito Lima combina camarão grelhado com lâminas de peixe branco, edamame e molho peruano. Quem prefere Entrada quente pode saborear o Gyoza do Sul, recheado com camarões ao wok, shitake e cebola caramelizada ao molho chupe, em três ou seis unidades.

Os pratos principais da casa são individuais, permitindo ao casal degustar diferentes criações. Entre os preparos na parrilla, uma das novidades é o Paiche al Horno: o pirarucu é selado ao molho barbecue da casa com saquê, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon, acompanhado por mandioca crocante. Já Camarão Amaz tem camarões grelhados ao aji amarillo e palmito acompanhado por patacones (banana crocante). O Mignon Soho apresenta medalhão de mignon ao demi-glace-nikkei, shitake, legumes braseados e batatas crocantes.

Os principais contam ainda com os preparos na Wok, a panela oriental. Resgatando uma tradição espanhola com toques do Peru e Japão, a Fideuà Nikkei tem macarrão fino com aspargos, cogumelos, aji panca e aioli, combinados a uma proteína que pode ser camarão ou lagosta. O Arroz Ponja traz outros sabores: o arroz salteado na wok leva temperos peruanos, vegetais e aioli da casa com proteína (escolhendo entre porco ou pato) ao molho hoisin.

Para encerrar o jantar romântico, são três escolhas de sobremesas. O Chocolate 4 Texturas combina uma espuma com Terra Nikkei (ingrediente especial da casa feito de farinha panko e quinoa achocolatada), sorbet e crocante, finalizados ao sal madon. Pachamama referencia a cultura peruana com um manjar típico daquele país com Terra Nikkei, merengue e pó de chá verde. E o Carpaccio Apple Missô tem maçã grelhada ao caramelo de missô com creme de queijo doce, sorbet de baunilha e pó de bacon.

O Nuu Nikkei abre especialmente na próxima segunda-feira (12/06) para celebrar o Dia dos Namorados, a partir das 18h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Dia dos Namorados no Marcondes tem menus exclusivos com sabores do mar, da terra e vegetariano

Três sequências exclusivas de pratos de alta gastronomia celebram o Dia dos Namorados no Marcondes Cozinha Autoral. Nos dias 11 e 12 de junho, a casa apresentará menus de Mar, Terra e Vegetariano, combinando sabores e texturas em variadas opções. O jantar tem ainda duas taças de espumante como welcome drink e um vinho selecionado, para brindar o amor da data. Essa pedida sairá a R$ 645 para o casal.

A sequência Mar começa com um Tartar de atum crocante de nori, seguido por um Creme Bisque. Depois, vem o Cassoulet de frutos do mar: um tradicional prato francês que, nesta receita, leva lula, vieiras, mariscos e camarão em molho à base de leite de coco, gengibre e capim limão. O menu continua com o Polvo com musseline de cará, picles, tomate assado e espuma de wasabi. A sobremesa é uma tarte banoffe gelada.

Já o menu Terra inicia com Ceviche de banana da terra com peixinho tempurá e Cappuccino de cogumelos. Depois, tem Kibebe com tucupi, aioli de jambu e confit de pato. Outro prato principal tem Bife de chorizo black angus em tiras com crosta provençal e pupunha grelhada, finalizando com Zabaione com frutas do bosque frescas e redução e vinho do porto.

Outra escolha para os namorados é a sequência Vegetariana. O Envoltine de abobrinha com tofu e amêndoas defumadas abre a pedida. Depois, tem Caprese (de burrata com tomate assado e pesto) e Caldeirada vegetariana (de legumes tostados na brasaecaldo de missô com nirá). Depois, tem Lasanha de berinjela e queijo de búfala com molho de tomates orgânicos. A sobremesa desta pedida é Créme Brûlée de capim-limão. Os menus de Dia dos Namorados do Marcondes Cozinha Autoral serão servidos nos dias 11 e 12 de junho (domingo e segunda-feira). A casa fica na R. Recife, 220 – Cabral, e abre nestes dias para jantar às 18h30. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com