Nuu Nikkei: Fusão de gastronomias japonesa e peruana em destaque

Duas tradições gastronômicas separadas por um oceano – e unidas pela criatividade e dedicação à boa cozinha. Curitiba conta com um restaurante especializado em mesclar referências do Japão e do Peru em pratos contemporâneos com muito sabor: o Nuu Nikkei. O conceito sofisticado tem conquistado o público, e o resultado pode ser visto na ampliação do atendimento. Além de funcionar para jantar, de terça a domingo, a casa tem agora almoço no fim de semana.

O nome da casa referencia a cozinha Nikkei, que é a fusão das tradições peruana e japonesa. A relação das culturas se estreitou com a chegada de imigrantes asiáticos na costa sul-americana no século XX. É desse encontro que nasce um dos pratos mais conhecidos que tem conquistado os restaurantes recentemente, o ceviche. Mas o estilo Nikkei guarda muito mais sabores a serem explorados, que poucos espaços tem apresentado no cenário brasileiro.

Tanto que foi só em São Paulo que os sócios Luiz Araújo e Lucas Freitas foram encontrar a cozinha Nikkei, em um formato que os encantou. A paixão pela gastronomia os instigou a trazer para Curitiba não apenas o estilo como também o chef referência nessa gastronomia: Carlos Alata. Atuando inicialmente como consultor, acabou assumindo de vez a cozinha do Nuu Nikkei.

Inaugurada em 2017, a casa funciona no sistema à la carte, apresentando pratos clássicos, releituras e criações originais. Depois de cinco anos funcionando apenas no jantar, com um público consolidado, o Nuu Nikkei passa a abrir também para almoço. As sábados e domingos, abre do meio-dia às 15h, com rolha livre.

Destaques gastronômicos

“O ceviche é uma ótima forma de iniciar a explorar os sabores da cozinha Nikkei”, opina Luiz Araújo. O Peruvian Classic, como o nome diz, resgata a tradição peruana levando na receita peixe branco, leite de tigre (um preparado de limão, água e temperos como coentro, sal e cebola), batata doce e milhos peruanos. “Os milhos do Peru, com suas inúmeras variedades, são uma das principais características dessa fusão peruana e japonesa que funciona tão bem no menu Nikkei”, comenta. Já um ceviche com toque contemporâneo é o de Salmão, que leva ainda pepino e physalis ao molho sweet pimenta biquinho e finalizado com coco.

Para as entradas frias, pode-se provar os Tiraditos, outro prato que vem popularizando essa cozinha, lembrando um sashimi oriental com pitadas da cozinha latina. O Tiradito Lima, por exemplo, tem camarão grelhado com lâminas de peixe branco, edamame e molho peruano. Quem busca experimentar o toque da casa aproveita o Avocado Nikkei, um tartar de salmão ao molho sweet spicy misso com quinoa crocante e chips de guioza. Uma surpresa saborosa na parte de entradas quentes é o Black Duck Gyoza, de pato confitado com vegetais e purê de maçã ao molho doce cítrico.

O Sushi Bar traz formatos clássicos da gastronomia japonesa, sempre com opções inovadoras e releituras. Uma delas é o Porco Batayaki, um niguiri de porco confitado e selado ao molho teriyaki artesanal com chalaquita. Já o Jo Foie Gras tem atum com foie gras, selado e levando ainda teriyaki especial. Os combinados de sushis e sashimis são outra escolha interessante, bem como o clássico Yakissoba.

O menu tem outras criações interessantes como o Mignon Nuu. Aqui, o mignon é preparado ao molho de vinho tinto e apresentado com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa. Já o Polvo ao Carvão tem polco ao molho anticuchero e missô, cebola confitada, azeitonas, ragu de pimentão e batatas rústicas.

O Nuu Nikkei funciona de terça-feira a domingo para jantar, a partir das 18h, e para almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas, 333 – Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial @nuunikkei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valentine’s Day: Encomenda de pratos para duas pessoas é tendência

Com uma pitada de romance no ar, o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day tem ganhado destaque em Curitiba. Com o Dia dos Namorados no Brasil sendo celebrado só em junho, essa data típica norte-americana é uma oportunidade de fazer um programa romântico diferente. A boa pedida é escolher pratos para duas pessoas, valorizando a intimidade com alta gastronomia, em especial para quem vai fazer algo em casa.

A Ragú Rotisseria & Co. tem diversas pedidas para duas pessoas, com pratos congelados pré-prontos. O site (ragurotisseria.com.br) inclusive dá dicas para finalização, ideal para quem quer impressionar o parceiro ou parceira nesse dia com a alta gastronomia da marca em uma apresentação digna de restaurante.

As massas recheadas são apresentadas em porções de 400 gramas, o que serve um casal. Sabores bem diferenciados como o Agnolotti de Brie e Damasco, o Fagotini de Cordeiro ou ainda o Ravióli de Queijo da Canastra são ótimas escolhas. Massas de forno como a Lasagna de Ragú de Linguiça Blumenau e o Rondelli de Ricota e Espinafre (vendidos por quilo, a partir de 500 gramas a porção para dois) completam as escolhas. Molhos e cremes adicionais personalizam os pratos, em porções a partir de 250 gramas (certeira para as massas de 400 gramas), trazem sabores como Creme de Limão Siciliano e Ragú de Pato.

Já as carnes são servidas por quilo em variados formatos. Apresentações clássicas como Rosbife de Mignon ao molho poivre, roquefort e mostarda e o Canard Confit (pato confitado) dividem o menu com opções contemporâneas como a Costelinha suína glaceada em rapadura. Frutos do mar e peixes também contam com pedidas especiais como Moqueca de Camarão e Salmão em crosta de castanhas.

Para encerrar uma noite romântica, as sobremesas da Ragú contam com opções por quilo, como Tiramissu, Tart de maçã ou limão, além da tradicional Torta de noz pecan. Para aqueles que quiserem um menu único e exclusivo, a Ragú trabalha com encomendas personalizadas.

A Ragú Rotisseria & Co. conta com uma loja em Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e uma pop-up store na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa), que funciona durante o verão. Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

Marcondes Cozinha Autoral tem menu exclusivo para Valentine’s Day

Um jantar romântico exclusivo à luz de velas é a pedida do Marcondes Cozinha Autoral para o Valentine’s Day. O Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro (terça-feira), é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, e a data acabou sendo aproveitada também no Brasil pelos casais que buscam um programa especial. O restaurante preparou duas opções de menu que só estarão disponíveis nesse dia. O casal ainda ganha taças de espumante para brindar o amor. O menu para duas pessoas sai a R$ 359,90, com entrada, dois pratos principais e sobremesa.

A primeira opção do menu tem como entrada Arancini de carne de panela, seguido pelo primeiro prato principal: Lombo de eca curado em sal de beterraba com arroz de limão siciliano. O segundo principal apresenta Ravióli de pato com purê de abóbora e espuma de umami. A sobremesa dessa opção é Sorvete de licor fragelico.

Já a segunda opção começa com Tempurá de cogumelos e nirá. O primeiro prato principal é Arroz Caldoso de camarão e espumante, enquanto o segundo apresenta Stinco de porco moura com creme de aipim e caldo de carne clarificado com iogurte. Como sobremesa, esta escolha tem Pudim de wasabi e chocolate branco.

O Valentine’s Day do Marcondes Cozinha Autoral acontece nesta terça-feira (14/02). A casa abre às 18h30 e funciona na R. Recife, 220 – Cabral. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com