Nova companhia de ópera de Curitiba faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”

Curitiba acaba de ganhar uma nova companhia de ópera. Trata-se da Companhia Santa Cecília, que faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”, que será apresentado no próximo dia 27 de novembro (domingo), às 20 horas, no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante).

Com direção musical de Thiago Plaça Teixeira, o concerto lírico será estrelado pela soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, que acaba de voltar para a capital paranaense após uma temporada de trabalhos e estudos na Itália. Formada pela conceituada Universität Mozarteum de Salzburg, da Áustria, ela já participou de vários concertos, óperas e operetas tanto no Brasil quanto no exterior, cantando papéis principais.

Em “La Sonnambula”, Ornella será acompanhada pelo tenor Vitorio Scarpi, pelo barítono Cláudio de Biaggi, pela também soprano Melissa Bergonso e pela mezzo-soprano Diana Danieli. Com formações variadas e diversos trabalhos já realizados, todos eles integram a Companhia Santa Cecília, sendo naturais do Paraná e residentes de Curitiba. 

O coro será formado pelos cantores líricos convidados Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello e Paloma López (sopranos); Maico Sant’Anna, Mario Malinconi e Odair Sebaniski (tenores); e Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães (baixos). A narração será feita pelo ator Renet Lyon.

A orquestra que tocará na montagem de estreia é composta por músicos de Curitiba que também participam de outros grupos da cidade, como Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Filarmônica da UFPR. Eles contarão com a regência do maestro Felipe Biesek.

La Sonnambula

A ópera La Sonnambula, do compositor italiano Vicenzo Bellini, é dividida em dois atos, tendo sido apresentada pela primeira vez no Teatro Carcano, em Milão, em 1831. A ação acontece em uma vila suíça no início do século XIX. Amina (que será interpretada por Ornella de Lucca) – filha adotiva de Teresa (Diana Danieli), dona do moinho da vila – comemora seu noivado com Elvino (Vitorio Scarpi), um jovem e rico fazendeiro.

Durante os festejos, chega um misterioso estrangeiro, que é, na verdade, o Conde Rodolfo (Cláudio de Biaggi), que retorna à vila de sua infância depois de muitos anos. O Conde hospeda-se naquela noite na hospedaria da vila, cuja proprietária é Lisa (Melissa Bergonso), apaixonada por Elvino.

Ninguém sabe, mas Amina é sonâmbula e justamente naquela noite perambula pela vila chegando até o quarto do Conde. Vendo a moça em estado de sonambulismo, o Conde discretamente se retira, mas a presença dela no quarto é descoberta por Lisa e revelada, dando origem a um grande conflito.

FICHA TÉCNICA:

Direção musical e correpetição: Thiago Plaça Teixeira.

Solistas: Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi, Cláudio de Biaggi, Melissa Bergonso e Diana Danieli.

Coro: Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello, Paloma López, Maico Sant’Anna, Mario Malinconi, Odair Sebaniski, Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães.

Ator/narrador: Renet Lyon.

Regência: Felipe Biesek.

Violino I: Ângelo Martins da Silva (spalla), Pablo Malagutti,  Paulo André Hübner,

Pedro Ferreira, Vinícius Henrique Batista e Vitor Andrade.

Violino II: Dan Tolomony (chefe de naipe), Cesar Augusto Vieira, Everton Escorissa Santos e Vinicius Marini Woicolesko.

Viola: Jader da Cruz (chefe de naipe) e Fabiane Nishimori Ferronato.

Violoncelo: Samuel Pessatti (chefe de naipe) e Bruno Vinicius Rosa.

Contrabaixo: Vitor Vieira da Costa.

Flauta: Denusa Castellain.

Oboé: Maicon Alves Nogueira.

Clarinete: Elvis Willian Ferreira Tosta e Karine Leticia Fragoso.

Fagote: Juliano Pontes.

Trompa: João Gustavo Schmidt Braz e Weber Alesandro Gomes.

Trompete: Otavio Rasera.

Tímpano: Ivan Souza Lemes.

Iluminação: Lucas Amado.

Projeções: Lumen Audiovisual.

SERVIÇO:

Ópera “La Sonnambula”

Quando: 27 de novembro (domingo)

Onde: Teatro Guaíra(Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha). Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba.

Horário: 20 horas

Duração do espetáculo: uma hora e trinta minutos

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Classificação etária: 7 anos

Venda de ingressos: site Ticket Fácil (https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-concerto-lirico-la-sonnambula-de-bellini.aspx)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Espetáculo de fim de ano do Instituto Incanto emociona e encanta plateia

No último dia 8 de novembro, as crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Incanto se apresentaram no palco do Grande Auditório do Teatro Positivo (PR) e, além de encantarem a plateia de quase 1.500 pessoas, o espetáculo “Um plano para salvar o mundo” emocionou até quem já sabia o que estava por vir, como professores e voluntários da organização. Bastante comovida, a fundadora e presidente do Incanto, Camila Casagrande comemorou em sua fala que “A favela já venceu”.

A apresentação de fim de ano do Instituto foi realizada junto com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura. As crianças e os adolescentes elaboraram um plano doce e meigo para salvar o mundo, abordando problemas sociais da atualidade, como o desemprego, o desmatamento e a fome.

“O espetáculo foi sensacional. Me emocionei várias vezes. O orgulho dos familiares que estavam ao meu redor foi algo marcante. Parabéns a todos da equipe, que se dedicam todos os dias a essas crianças e adolescentes mega habilidosos”, conta o líder de Inglês da ONG, Miguel Guterres.

Além do espetáculo, que contou com música, teatro, dança, canto, números circenses e, principalmente, alegria, quem passou pelo local conseguiu observar no saguão do teatro uma mostra com obras de artes, pinturas e fotos de 53 crianças e adolescentes beneficiados no Centro Cultural Incanto, além de obras das crianças dessas modalidades atuantes na rede do Incanto. 

O espetáculo

Os jovens atendidos pelo Incanto se tornaram, mais uma vez, artistas por um dia e puderam colocar em prática o que foi aprendido durante todo o ano nas aulas de teatro, música, dança, canto, entre outras. O Incanto oferece, por meio de seus professores e voluntários, aulas gratuitas e regulares em diversas áreas e modalidades, inclusive artísticas e culturais.

“Foi um momento único e inesquecível. É direito da Favela ocupar esses espaços também e promover essa experiência como artistas aos nossos atendidos em um dos maiores teatros da América Latina, não tem preço”, comemora a presidente do Instituto, Camila Casagrande.

A noite foi histórica para todos os presentes, inclusive para as famílias das crianças e adolescentes que se apresentaram em um dos espaços mais renomados no quesito cultural, da capital paranaense. “Gostaria de agradecer tudo que foi proporcionado aos nossos filhos. Muita gente nunca tinha entrado em um teatro, mas graças a Deus e a todos da equipe, pude compartilhar esse momento com minha mãe (88) e minha filha Gabrielly, de nove anos”, comenta a mãe de uma das crianças beneficiadas pela organização, Zelia Geracino.

Parcerias do espetáculo

O espetáculo foi produzido por professores e voluntários do Instituto Incanto, que possui patrocínios fixos da Rede Gerando Falcões, Absoluto Partners, Fundação Behring, Grupo Boticário, Grupo Barigui, RH Nossa, Itambé e Merco Brasil. Para a realização do espetáculo, o Teatro Positivo foi um dos apoiadores.

“Estivemos em quatro pessoas no espetáculo e gostamos muito. É um excelente trabalho. Parabéns”, afirma a representante do Grupo Barigui, Clarice Mei Carrasco, que esteve presente na apresentação e é um dos patrocinadores da instituição.

Quem não conseguiu comparecer à apresentação, pode assistir aqui à  gravação do espetáculo na íntegra, ou acompanhar o Instagram do Instituto Incanto, onde foram publicados os melhores momentos desse dia mágico e ‘incantador”.

Sobre o Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. O Incanto foi a primeira iniciativa paranaense a ser acelerada pela Rede Gerando Falcões e conta com o apoio de empresas como Grupo Boticário, Fundação Behring, RH Nossa e Grupo Barigui. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Mais informações, acesse www.institutoincanto.org.br.

ONG realiza espetáculo infantil gratuito que aborda problemas sociais de forma lúdica no Teatro Positivo

Um plano para salvar o mundo. Este será o tema do espetáculo especial de fim do ano que o Instituto Incanto, junto com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, vão realizar no próximo dia 08 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro Positivo – Grande Auditório. 

Apresentado por crianças e adolescentes atendidos no Centro Cultural do Incanto, o evento também contará com participações em vídeos gravados dos atendidos pela ONG’s e projetos parceiros da organização. Antes da apresentação, no saguão do Teatro, será realizada uma mostra com obras de artes, pinturas e fotos de 53 crianças e adolescentes beneficiados pela instituição. 

Serão disponibilizados 2 mil ingressos gratuitos, que podem ser reservados pelo Instagram do Instituto, clicando aqui

Problemas da sociedade serão retratados no espetáculo

Com uma temática que envolve os problemas da sociedade atual, como o desemprego, desmatamento e fome, o espetáculo será sobre como as crianças e os adolescentes vão elaborar um plano doce e meigo para salvar o mundo, com muita magia, música e alegria. Na peça, os alunos poderão colocar em prática tudo o que aprenderam durante o ano e sentir a sensação de estar em um grande auditório, em um dos espaços mais renomados da cidade em apresentações culturais. No palco, estarão 118 crianças e adolescentes atuando em diferentes categorias, como dança, música, teatro, circo e canto. 

“Proporcionar essa experiência de artista completa aos nossos atendidos é imensurável. Ocupar espaços, trazendo o território como foco das soluções pros problemas do mundo é mostrar que a favela é de fato potência”, comenta Camila Casagrande, fundadora e presidente do Instituto Incanto. 

O espetáculo é produzido por professores e voluntários do Instituto Incanto que conta com o patrocínio fixo da ONG Gerando Falcões, Absoluto Partners, Fundação Behring, Grupo Boticário, Grupo Barigui, RH Nossa, Itambé e Merco Brasil. Para este espetáculo, está contando também com o apoio do Teatro Positivo.

Sobre o Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. O Incanto foi a primeira iniciativa paranaense a ser acelerada pela Rede Gerando Falcões e conta com o apoio de empresas como Grupo Boticário, Fundação Behring, RH Nossa e Grupo Barigui. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Mais informações, acesse www.institutoincanto.org.br.

Serviço:

Espetáculo “Um plano para salvar o mundo”

Data: 08/11/2022

Horário: 19h

Ingressos gratuitos e podem ser reservados e adquiridos pelo Instagram do Instituto Incanto, clicando aqui

Endereço: Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Parigot de Souza, 5300)

Realização: Instituto Incanto, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura