Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje

Hoje, começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.

O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.

O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Atualização de dados

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados. Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: Veja a matéria no site da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitada por moradores, nova rotatória melhora o trânsito no Rio Bonito

Obras da nova rotatória nova rotatória na confluência das ruas Marcos Bertoldi, Dirce Rogal Tomazeli, Presidente João Goulart e Alda Bassetti Bertoldi no Tatuquara. Curitiba, 08/08/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Entrou na reta final a obra da Prefeitura de Curitiba, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), para organizar a circulação de veículos no Rio Bonito, no bairro Campo de Santana. São obras de correção geométrica e implantação de uma rotatória na confluência das ruas Presidente João Goulart, Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi, na Administração Regional do Tatuquara.

A intervenção iniciada no fim de junho tem previsão de conclusão para a segunda quinzena de agosto.

Para implantação da rotatória, o trecho foi realinhado, foram feitas calçadas com acessibilidade e os pontos de ônibus foram relocados alguns metros para garantir segurança aos usuários. A ultima etapa será a sinalização das vias.

“É mais um nó urbano desatado na nossa cidade. Estamos fazendo no Rio Bonito obras para melhorar a visibilidade, aumentar a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres”, diz o prefeito Rafael Greca.

Entroncamento

As ruas que formam o entroncamento são bastante movimentadas, fazem a ligação entre os bairros Campo de Santana e Tatuquara e servem ao transporte coletivo na região. As conversões eram perigosas e os acidentes constantes devido à imprudência dos motoristas.

“A obra vai reduzir conflitos de trânsito na região e havia sido reivindicada pelos moradores e comerciantes no Fala Curitiba, o programa de audiências públicas da Prefeitura, e no canal 156, de atendimento ao cidadão”, lembra o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Mesmo antes do fim das obras o mecânico Cristian Candido de Paulo, da Mêcanica Portal,na esquina das ruas Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi, comemora os efeitos da intervenção.

“Era caótico, um trânsito confuso que somado à falta de cuidado de alguns motoristas resultava em acidentes frequentes. Agora está ficando organizado para quem dirige, mas também muito bom para quem anda a pé, porque as calçadas são ótimas”, disse Cristian.

O casal Paulo Barros de Araújo e Maria Aparecida Felício é proprietário de um lava carros e mora a cerca de 30 metros da nova rotatória. A obra, segundo eles, tem sido o assunto do momento entre os clientes.

“Todo mundo esperançoso, já dá para ver que ficou muito melhor, mais seguro”, disse Araújo.

Para Maria, além do conforto e da organização, a nova rotatória também serviu para valorizar a região. “Ficou mais bonito com as novas calçadas e tudo bem organizado. Agora é torcer para que as pessoas tenham consciência na direção do veículo”, ressaltou Maria Aparecida.

LEIA MAIS

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Athletico-PR vence Galo com gol no fim e se mantém no G4 do Brasileiro

Em um grande jogo no Mineirão, o Athletico Paranaense ficou duas vezes atrás no placar, mas buscou a virada no último lance e bateu o Atlético-MG por 3 a 2, neste domingo (7). Vitor Roque (duas vezes) e o uruguaio Canobbio marcaram para o Furacão, que viu Igor Rabello e o argentino Pavón fazerem os gols do Galo. O resultado levou a equipe paranaense aos 37 pontos, na quarta posição do Campeonato Brasileiro. O xará mineiro é o sétimo, com 32. 

O Galo abriu o placar aos 30 minutos da primeira etapa. Em cobrança de falta pela esquerda, Nacho Fernández levantou na área e Igor Rabello completou de cabeça para as redes.

O empate veio antes mesmo do primeiro minuto da segunda etapa. Vitor Roque recebeu pela esquerda, limpou a marcação e chutou forte, no ângulo esquerdo do goleiro Everson, marcando um golaço.

Aos 10, após sobra de chute de fora da área, Pavon, já dentro da área, chutou forte para vencer Bento e colocar o Galo novamente à frente. Porém, a vantagem não durou quase nada.

No minuto seguinte, após jogada pela direita, Vitor Roque apareceu na pequena área para completar de primeira e empatar de novo.

O duelo foi decidido de forma eletrizante. O Furacão recuperou a bola na defesa, aos 50 minutos e saiu em contra-ataque. Alex Santana lançou Khellven, que chegou à área, driblou a marcação e rolou para Canobbio completar para as redes.

A grande vitória fora de casa dá um gás para o time paranaense, que decide na quinta-feira (11), fora de casa, uma vaga na semifinal da Libertadores. O adversário será o Estudiantes, da Argentina. No primeiro duelo, a equipe estrangeira arrancou um empate sem gols com o time comandado por Felipão. Já o Galo, de Cuca, também definirá seu futuro na competição fora de casa. No caso, encara o Palmeiras, em São Paulo, na quarta (10), após empate por 2 a 2 no jogo de ida.

Pelo Brasileiro, ambas as equipes atuam fora de casa no domingo (14), na próxima rodada. O Atlético-MG visita o Coritiba, enquanto o Athletico-PR encara o Flamengo.

Fortaleza vê luz no fim do túnel após triunfo contra Inter

Frequentador da zona de rebaixamento desde o começo do campeonato, o Fortaleza está mais próximo de enfim deixá-la. O Leão do Pici mostrou garra ao bater o Internacional por sonoros 3 a 0, mesmo jogando desde os 29 minutos da primeira etapa com um jogador a menos. Romarinho foi expulso de forma direta por ofensa ao árbitro. Agora, a equipe cearense tem 21 pontos, um a menos do que o Avaí, primeiro time fora do Z-4. O Colorado, com 33, é o sétimo.

Neste domingo (7), o Castelão recebeu mais de 39 mil torcedores e viu o Fortaleza abrir o placar quando já jogava com 10. Aos 44 da primeira etapa, Lucas Crispim cobrou falta com perfeição e o goleiro Keiller nada pôde fazer. A bola morreu no fundo das redes, no canto direito da meta.

Na segunda etapa, mesmo diante da inferioridade numérica, o Fortaleza continuou aguerrido e ampliou aos 24. Hércules, que havia entrado pouco antes, foi lançado em cobrança de lateral pela direita, ajeitou o corpo e bateu cruzado para marcar.

Aos 38, veio a pá de cal. Após contra-ataque, Moisés deixou Robson na cara do gol, ele driblou Keiller e anotou o terceiro. 

Na próxima rodada, o Fortaleza faz o clássico com o Ceará, no domingo (14). No mesmo dia, o Internacional recebe o Fluminense. Porém, antes disso, o Colorado decide vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. O adversário na quinta (11) será o Melgar, do Peru. As equipes empataram sem gols no duelo de ida.


Fonte: Veja a matéria no site da Agência Brasil