Arquivos

No aniversário de Paulo Leminski, sua filha Estrela lança o álbum duplo “Leminskanções” nas plataformas de streaming

A faceta musical de Paulo Leminski volta à tona com o relançamento de “Leminskanções”, ousado projeto de sua filha, Estrela Leminski, em 2014. Naquele momento, o Brasil celebrava os 70 anos de um de seus maiores poetas. Agora, no dia em que ele completaria 79 anos, o álbum com uma rica seleção de suas composições é disponibilizado em formato de disco duplo, incluindo canções lançadas de forma exclusiva na edição física da obra e com como singles extras. O projeto já está disponível nas principais plataformas de streaming.

Ouça “Leminskanções”: https://tratore.ffm.to/leminskancoesdigital 

Ouça “Sinais de Haicais”, com Zélia Duncan: https://tratore.ffm.to/leminskancoessinais 

Ouça “Sou Legal Eu Sei”: http://tratore.ffm.to/soulegal 

Ouça “Oxalá”: http://tratore.ffm.to/estrelaoxala 

As faixas extras são “Sinais de Haicais”, que tem participação especial de Zélia Duncan; “Oxalá”, parceria do escritor com Moraes Moreira e “Sou Legal Eu Sei”, composta por Leminski com Ivo Rodrigues e que conta com Bernardo Bravo.

Com o lançamento será possível ampliar o contato com as “Leminskanções” e permitir que um novo público descubra e desfrute desse lado menos conhecido, mas igualmente potente da obra do poeta paranaense. As 14 faixas já lançadas ganham a companhia de outras 15, pela primeira vez nos serviços de música digital. Na primeira parte, um álbum de composições próprias de Leminski chamado de “Essa noite vai ter sol”, constam canções como “Verdura”, (gravada por Caetano Veloso,), “Luzes”, “Se Houver Céu” e “Mudança de Estação”, com letra e música de Paulo Leminski. Já o segundo disco, chamado de “Se nem for terra se, transformar”, dá lugar às parcerias, com autoria compartilhada com Itamar Assumpção, Moraes Moreira e até William Shakespeare.

“Em franca carreira musical, sendo gravado por diversos intérpretes e sendo requisitado para parcerias por muitos outros, meu pai acabou deixando um trabalho múltiplo e espalhado pelo cancioneiro popular. Hoje, poucos fazem ideia da veemência do polaco tocando seu violão em apresentações performáticas e memoráveis. Nesse álbum duplo, me propus a fazer o que mais se aproxima do que meu pai faria, caso ele mesmo fosse reunir suas composições musicais, tanto pelo recorte quanto pelas referências”, conta Estrela no encarte original, citando influências sonoras que vão de Sex Pistols a John Cage, Gilberto Gil a The Police. Para o próximo ano, a artista prepara o volume dois deste trabalho, incluindo mais algumas faixas inéditas além das que foram lançadas em 2014 como “Ah você amigo” e “Navio”.

Com uma rica obra poética, de prosa experimental, tradução e ensaios, Paulo Leminski se consolidou como um dos nomes mais importantes e vibrantes da literatura brasileira. O escritor experimentou diversas linguagens artísticas e se destacou na área musical. 

“A questão é a seguinte: eu quero ficar semi-profissionalizado em matéria de música por uma questão inclusive de criatividade… eu quero ficar meio com um pé atrás e um pé a frente dentro desse universo da música popular”, o poeta declarou em entrevista à Rádio Brasil 104. Deu certo: como compositor, Paulo Leminski escreveu mais de 100 canções e teve suas músicas gravadas por nomes como Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira, um dos seus principais parceiros em vida. Em 2015, na sequência do lançamento de “Leminskanções”, Estrela compilou as canções do pai em um songbook com partituras e cifras que podem ser baixadas de modo gratuito.

Confira uma playlist com faixas icônicas de autoria do poeta: https://spoti.fi/3PIL7Pl 

Baixe o songbook de modo gratuito: http://www.pauloleminski.com.br/songbook/livro-cancoes-paulo-leminski.html 

O relançamento reúne as trajetórias de Estrela com o pai, com quem compartilha a verve artística e poética, herdada também da mãe Alice Ruiz – outro nome de destaque nas parcerias das composições de Leminski. Além de “Leminskanções”, Estrela lançou outros três álbuns de estúdio e múltiplos singles, e trabalha atualmente em um novo disco com o parceiro Téo Ruiz e um romance inédito. Enquanto isso, é possível conferir “Leminskanções” em todas as principais plataformas de música.

Crédito: Filipe Redondo