Arquivos

Na semana do Orgulho LGBTI+, Escola de Turismo de Curitiba promove city tour para o segmento


O turista LGBTI+ foi o foco do city tour Demonstração Turismo na Prática desta terça-feira (28/6). A ação foi uma iniciativa da Escola de Turismo de Curitiba em parceria com o Senac (Serviço Nacional do Comércio), com apoio da Assessoria de Direitos Humanos para Política Diversidade Sexual, e reuniu lideranças do segmento e estudiosos de Turismo na véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28/6).

O objetivo da ação é colocar Curitiba no circuito dos roteiros seguros para o segmento. Num segundo momento, deverá incluir ações para sensibilizar e preparar o setor de bares, hotéis e restaurantes. “Esse evento funciona, como todos os outros e para diferentes públicos, como uma vitrine do que aqui se fomenta”, explicou a coordenadora da Escola de Turismo, Grécia Corrêa.

Segundo a gestora, a ideia é começar uma ampla estratégia de aproximação do universo LGBTI+. “Vamos conhecer e trocar experiências com o segmento para planejar elaborar roteiros interessantes e seguros, começando por apresentar os atrativos da nossa cidade acolhedora. Foi uma tarde maravilhosa e de muito aprendizado”, disse Grécia.

Jardim Botânico acolhedor

Conduzido pelo guia turístico Leandro Ribeiro Fernandes, o grupo começou com uma imersão pelos atrativos do Centro Histórico. É lá que estão o Instituto Curitiba Turismo, ponto de encontro dos participantes da atividade, a Fonte da Memória (também conhecida como a Estátua do Cavalo Babão) e a Igreja da Ordem, entre outros elementos históricos.

De ônibus, o grupo partiu para um passeio que fez sua primeira parada no Jardim Botânico, onde desde esta segunda-feira (26/6) a estufa transparente se ilumina com as cores do Movimento LGBT, homenageando o segmento. A iluminação cênica é acionada ao anoitecer e pode ser vista até sábado (1º/7). O city tour terminou no Parque Tanguá.

Perfil do turista

Para Leandro Fernandes, a iniciativa é bem-vinda. “O respeito é algo notório em Curitiba, que tem muito a ganhar com o turista LGBTI+, que é qualificado, exigente e acostumado a viajar e gastar bem”, disse o guia, que tem cerca de 20 anos de experiência na atividade.

Na avaliação do guia, a cidade tem tudo o que o turista do segmento valoriza. “Ele procura o turismo de experiências e busca muito exposições, espetáculos, entretenimento e gastronomia, áreas que estão crescendo em Curitiba, além dos atrativos turísticos”, resumiu.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba