Arquivos

Mutirão de castração no Cajuru tem distanciamento social e doação de árvores

Mutirões de castração parque dos peladeiros regional Cajuru. Curitiba, 05/08/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Parque dos Peladeiros, no Cajuru, transformou-se em um local de apoio ao meio ambiente. Ainda fechado para as atividades esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, o parque recebe a retomada dos mutirões de castrações de cães e gatos nas regionais, ofertados pela Prefeitura. 

Os mutirões, realizados por meio da Rede de Promoção Animal, foram suspensos em março e retomados com adaptações. A Regional Cajuru é a primeira a receber o novo formato e o Parque dos Peladeiros foi o local escolhido. A expectativa é preencher cerca de 12 mil vagas de cirurgias vaté o fim do ano em vários pontos da cidade.

Mutirões de castração parque dos peladeiros regional Cajuru. Curitiba, 05/08/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Novos cuidados

Entre os novos cuidados, o número de cirurgias de castração ofertadas nos agendamentos foi reduzido – no Parque dos Peladeiros, serão, em média, 45 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira até o final do mês, para evitar concentração de pessoas no local.

“Buscamos locais que favoreçam o distanciamento social. Aproveitamos que os ginásios estão temporariamente fechados e demos esse novo uso”, destaca a chefe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Sueli Sasaoka. 

Obedecendo ao pedido de usar máscara de tecido, a cozinheira Elismara da Silva Valencio, 39 anos, levou Lobinha, uma cachorrinha sem raça definida, ao mutirão e aprovou as medidas adotadas. 

“Os cuidados de segurança estão ótimos. Fui a outro mutirão antes da pandemia e tinha muito mais gente. Aqui, o lugar é amplo e todos estão respeitando o distanciamento” falou Elismara.

A protetora de animais Joanaína de Moraes, 40 anos, levou três gatos ao Mutirão no Cajuru e fala que a retomada da ação é um grande apoio para quem atua no cuidado dos bichinhos.

“Nem toda a população tem a consciência de como tratar os animais. A Prefeitura faz muito ao ajudar a controlar a procriação.”

Ação conjunta

Até dia 14 de agosto, todos que agendaram a castração dos animais no Mutirão do Cajuru também podem levar para casa mudas de árvores frutíferas. Serão doadas 400 mudas limoeiros e pés de pitanga, araçá, uvaia, gabiju, cereja e guabiroba. 

A ação faz parte do Desafio 100 mil árvores, lançada pela Prefeitura em setembro do ano passado e nesta quarta-feira (5/8) cumpre, em menos de um ano, a meta de plantar 100 mil árvores em Curitiba. As mudas seguirão sendo ofertadas para deixar a cidade mais verde.

A auxiliar de produção Soeli Rudiak, 45 anos, levou  pés de uvaia, gabiju e guabiroba para plantar em casa e para um amigo.

“Achei interessante essa ideia de levar para casa essas árvores que conheço desde criança”, disse. 

Próximos mutirões

Mais dois mutirões têm início neste mês de agosto. A partir do dia 17, o Bairro Novo recebe o evento. No Pinheirinho, o mutirão começa no dia 24. Boa Vista, CIC, Boqueirão, Santa Felicidade e Portão terão mutirões nos meses seguintes neste segundo semestre. Agendas são abertas sempre no dia 15 do mês anterior, a partir das 12h.

Os tutores e protetores interessados podem fazer a inscrição no site da Rede de Proteção Animal.

*A programação, porém, pode ser revista caso haja agravamento da pandemia da covid-19, conforme determinação das autoridades sanitárias.