Arquivos

Músicas, danças e louvores marcaram homenagem à Força Jovem Universal – De olho nos deputados


Com muita música, dança e louvores, dezenas de jovem encheram o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná para celebrar o Dia da Força Jovem Universal (FJU). A Sessão Solene, nesta quinta-feira (26), foi uma iniciativa do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), em reconhecimento ao movimento que conta com quase quatro mil integrantes no Paraná.

A Força Jovem Universal foi criada em 1977, pela Igreja Universal, e hoje está presente no Brasil e em mais de 100 países. São diversos projetos direcionados ao público jovem envolvendo a conscientização e prevenção às drogas e ao suicídio, a prática de atividades esportivas, cursos e workshops, atividades culturais e de lazer, como teatro, cinema, música, dança, educação, solidariedade e evangelização.

“A Força Jovem Universal é um grupo muito atuante dentro da igreja. É pela juventude que a gente sempre luta aqui na Assembleia Legislativa. Esse grupo traz os jovens e cuida de outros jovens, com quase quatro mil integrantes no Paraná. Fazem um trabalho muito bonito com vários projetos, em diversas áreas, promovendo muita interação para a juventude”, afirmou o parlamentar. É dele a Lei nº 20.185/2020, que instituiu no estado o Dia da Força Jovem Universal, a ser comemorado anualmente em 24 de outubro.

Responsável pela FJU, o pastor Juranderson Morais, destacou que o grupo é um braço da Igreja Universal, tendo como principal alvo investir na juventude. “O objetivo é mostrar para os jovens o lado bom da vida, longe de drogas, longe de vícios. Temos projetos investindo no talento dos jovens, com esportes, onde ofertamos várias modalidades. Temos também o FJU Universitário, com curso pré-vestibular gratuito, aulas de inglês. Temos o projeto cultura, com bandas, teatro, apresentações culturais e dança. A parte de mídia, com ensino de fotos e vídeo. Além de ações sociais para ajudar as pessoas menos favorecidas. E, o principal, que é o lado espiritual, onde nós ensinamos, através da palavra de Deus, como eles podem ser filhos, estudantes, pessoas e pais melhores”, explicou. “E essa é uma justa homenagem para quem trabalha tantos pelos jovens”, agradeceu.

“Uma força que vai além dos quase quatro mil membros. E quando essa força é canalizada para o bem, para cuidar de si e dos outros, vemos uma geração resiliente, que vai contra a maré do egoísmo, individualismo e desrespeito. Valores que sempre existiam, mas que têm sigo desprezados em uma sociedade fútil e vazia. Que prossigam assim, animados e sempre prontos até quando não forem mais jovem, mas continuem dando exemplo aos que virão”, discursou a assistente social Meri Martins, que representa as Mulheres Republicanas no Paraná.

“O Força Jovem é um grupo que proporciona tanto que você se ajude como ajude o próximo. Essa homenagem da Assembleia é um reconhecimento aos jovens que, além de desenvolverem vários talentos, ajudam muitos jovens, principalmente aqueles que se automutilam, sofrem bullying, depressão e aqui encontram uma saída”, comentou Camila de Souza, uma das integrantes.

“Cheguei mascote e hoje sou prata da casa. Era frustrado, vendia drogas, sentia um vazio enorme. Quando cheguei, em 2007, me surpreendi ao ver todo mundo se divertindo, dançando, pulando, sem drogas. Paulatinamente fui me envolvendo. Aqui muitos se encontram. Você tem um estilo, a Força Jovem tem todos”, contou Marcos Almeida Santos, que agitou o Plenário ao som de um hip hop gospel.

Também estiveram presentes o pastor Fabiano da Silva (com a esposa Juliana Ramos), Gésio da Silva (com a esposa Rosiene Silva), a vereadora de Santo Antônio da Platina, Franciele Macedo. Além da esposa do deputado Alexandre Amaro, Vanilda Amaro, e do pastor Juraderson, Verena de Paula.



Leia mais informações no site da Alep