Mulheres ainda são minoria no mercado financeiro, mas já conquistaram importantes premiações

Quando o cenário brasileiro de cargos e seus respectivos gêneros é avaliado, entendemos como o mercado de trabalho em posições elevadas ainda é predominantemente masculino, mesmo com todas as expertises femininas. Segundo pesquisa realizada pela Assetz & Insper, apenas 11% dos cargos de CFO no Brasil são ocupados por mulheres.

Agora, imagine este cenário 27 anos atrás, em 1995, quando a empresária Nilva Amália Pasetto recebeu o Prêmio Equilibrista do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), sendo a primeira mulher do Paraná a ser prestigiada com a homenagem. “Naquela época, a escolha do premiado era diferente, os profissionais precisavam ser indicados por outros nomes do mercado. Era preciso ter uma carreira reconhecida por colegas e com grandes realizações”, relembra Nilva. Na ocasião, a CFO trabalhava na Interagro, uma empresa que fundou com outros colegas, na área de commodities agrícolas. Ela liderava uma equipe de mais de 500 funcionários e teve um desafio no setor financeiro: aumentar o capital de giro e diminuir a inadimplência dos clientes.

Foi com esse obstáculo concluído, que Nilva conquistou o Prêmio Equilibrista de 1995. “Depois de melhorar a saúde da empresa, diminuindo o índice de inadimplência e conquistando meios para aumentar o capital de giro, o prêmio foi entregue para reconhecer o esforço e a dedicação e mostrar que eu estava no caminho certo”, acrescenta. Com a premiação do IBEF-PR muitas portas se abriram para a executiva, como outras premiações e novas oportunidades de empreendedorismo. Hoje, Nilva é sócia-conselheira da Marmo Contabilidade, na qual se tornou sócia há 30 anos, após receber a homenagem.

Depois de Nilva, outras quatro mulheres receberam o Prêmio Equilibrista: Neuri Amabile Frigotto Pereira, em 1998; Maria Carolina Zani, em 2002; Edneia Martins, em 2013; e Milena Seabra, em 2019. A última vencedora do troféu, considerado o “Oscar da área financeira” pelos executivos, conquistou a homenagem pelo trabalho realizado na transformação organizacional e de estratégia da área financeira para comportar as mudanças digitais da Gazeta do Povo, veículo do grupo GRPCOM, do qual Milena fazia parte. “Ser uma Equilibrista foi um grande marco na minha carreira. É um prêmio tradicional no mercado que mostra o valor gerado pelo nosso trabalho que é feito efetivamente dentro das empresas”, destaca a executiva.

Além do Prêmio Equilibrista, o IBEF-PR, há quatro edições, reconhece profissionais que não são head de finanças, mas possuem cases importantes para o mercado, instituindo o Prêmio Revelação. Em 2021, Carla Eisele recebeu a honraria. A profissional está na Lar Cooperativa há

seis anos e foi indicada como profissional revelação pelas estratégias implantadas no setor, como as ações de capacitação, workshops, criação de comitês e reestruturação do sistema de análise de crédito. Os resultados trouxeram mais segurança e agilidade na concessão de crédito aos associados, a diminuição da inadimplência e a disseminação da cultura do crédito. “Muitas vezes ficamos inseguras com o nosso trabalho, pois vivemos em um meio majoritariamente masculino, mas precisamos acreditar no nosso potencial”, declara Carla.

Tanto para Nilva, em 1995, como para Milena e Carla, mais recentemente, o principal fator que contribuiu para a conquista dos prêmios foi a coragem. “Precisamos acreditar no nosso trabalho, entender a importância dele para a geração de valor da empresa, e arriscar”, aconselha Milena.

Equilibrista 2022

Neste ano, o Prêmio Equilibrista acontece no dia 27 de outubro. Os profissionais interessados em concorrer ao prêmio Equilibrista devem inscrever seus cases até o dia 31 de agosto, no site do IBEF-PR, detalhando os projetos e as ações implementadas, as mudanças de processos e a mensuração dos resultados alcançados. Para concorrer ao Prêmio Equilibrista é preciso ser o head de Finanças na empresa onde trabalha e estar alocado no Paraná. Assim como para os cases para a categoria Revelação, que devem ser inscritos no site do Instituto, até 31 de agosto, defendendo seu projeto e mensurando os resultados.

Neste ano, o evento já conta com o patrocínio de AllStrategy, Gaia, Silva e Gaede Advogados, PwC Brasil, Valore Elbrus, Banco Safra, KPMG, Supplier e Grant Thornton. Além da Gazeta do Povo como media partner.

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF-PR através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.

Serviço

37º Prêmio Equilibrista

Data: 27 de outubro de 2022

Local: Castelo do Batel – Av. do Batel, 1323, Batel – Curitiba (PR)

Prazo para inscrições de cases: Até 31 de agosto de 2022

Link para inscrições de cases: https://www.ibefpr.com.br/evento/premio-equilibrista-2022/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show do Guns N´Roses terá ônibus de graça na volta

O show da banda Guns N´Roses, nesta quarta-feira (21/9), provocará alterações de trânsito no entorno da Pedreira Paulo Leminski e mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus. Para evitar congestionamentos, a Urbanização de Curitiba (Urbs), a pedido dos organizadores do evento, vai colocar seis ônibus gratuitos para o transporte do público na volta do show.

O veículo vai operar entre entre 21h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski até a Praça Tiradentes, linha direta sem paradas no trajeto.

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos: terão alteração de trajeto as linhas 181 Mateus Leme; 979 Turismo; 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha 181 Mateus Leme terá itinerário desviado para as ruas Aldo Pinheiro, Padre José Joaquim Goral e Mateus Leme. A linha 979 Turismo, para as ruas Evaldo Wendler e Nilo Peçanha.

As linhas 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário) terão itinerário desviado para as ruas Des. José Carlos Ribeiro Ribas e Mateus Leme.

Bloqueios de trânsito

O trânsito deve ficar mais lento nas vias de acesso à Pedreira pelos bairros São Lourenço, Abranches, Taboão, São Francisco e Pilarzinho.

Os bloqueios serão feitos nas ruas Eugênio Flor (entre Nilo Peçanha e Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas), João Gava (entre a João Enéas de Sá e a Nilo Peçanha), Antônio Krainski (entre a Nilo Peçanha e a Benedito Correia de Freitas) e João Enéas de Sá (entre a Nilo Peçanha e a João Gava).

Moradores da região podem acessar as ruas bloqueadas mediante apresentação de credencial ou documento que comprove a moradia no perímetro.

Encontro de Mutumzeiros

A Folks & Beer recebe neste sábado 17/09, o 5º Encontro de Mutumzeiros, cerveja artesanal desenvolvida pela Cervejaria Ignorus produzida com lúpulos norte americanos, é uma cerveja que traz amargor, potência e sabor com muito equilíbrio.

A comemoração será em grande estilo, às 11h será servido uma deliciosa Feijoada, ao som de Bruno Miguel e Carine Luup, já na parte da tarde a partir das 18h é por conta do The Vedders, então se você é fã da IPA mais Famosa de Curitiba, já sabe onde encontrá-la.                                                                      

“Estamos empolgados pela oportunidade de sediar esse evento dos mutumzeiros em homenagem a essa cerveja espetacular, esperamos fazer um evento inesquecível. Convidamos a todos a comparecerem no Folks & Beer e curtir com a gente muita música boa regada de Mutum”disse Gustavo, Proprietário do Folks. No evento o copo de 400ml será vendido a preço fixo de R$15, serão realizados sorteios com brindes da marca, como bonés, camisetas, entre outros.  

“Será um dia de muita música e cerveja boa, além da Mutum, teremos vários outros estilos de cerveja no evento, escolhemos o Folks & Beer pra esse dia memorável, bem localizado e com um espaço excelente, esperamos centenas de apreciadores”, conta Gugu Beligni, organizador do evento.

Serviço

Data: 17/09/2022 – Sábado

Horário: A partir das 11h.

Local: Folks & Beer (R. Jerônimo Durski, 982 – Batel)

Entrada Gratuita