Conectar agroindústrias familiares e compradores regionais foi um dos objetivos da Mostra Gastronômica de Produtos Regionais, que aconteceu na noite da última terça-feira (12), em Francisco Beltrão, durante a Expobel 2024, feira multisetorial do município. A iniciativa contou com a exposição de produtos regionais, entre eles queijos artesanais, geleias, melado, salame, vinhos, entre outros.
Para que essa conexão acontecesse, foram convidados compradores da região sudoeste do Estado para que pudessem degustar os produtos apresentados durante a Mostra. De acordo com Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, a intenção foi aproximar compradores e produtores familiares para que, futuramente, negócios possam surgir.
De acordo com Alyne, o objetivo da aproximação é poder gerar negócios e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva.
“A gente sabe que existe essa busca por produtos artesanais, de origem, com processo de produção familiar e boas práticas de fabricação. Muitas vezes esses produtos expressam a cultura da região, pois são receitas que passam de geração em geração. Por outro lado, a gastronomia regional busca por produtos diferenciados para suas receitas. Vimos a oportunidade de conectar quem vende e quem compra.”, explica Alyne.
Os compradores, representantes de restaurantes, bares e empórios, degustaram os produtos regionais, que foram acompanhados de uma ficha técnica com informações do produto e do produtor. Tudo cuidadosamente harmonizado com cervejas artesanais e vinhos da região, preparados pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Lenise Cristina Fernandes, gerente executiva da unidade do Senac de Francisco Beltrão, conta que a instituição parceira levou ao evento o seu conhecimento na apresentação dos pratos.
“Por mais saboroso que um produto possa ser, cuidar da sua apresentação é primordial para ajudar a vender. Nós trouxemos uma chef de cozinha e sua equipe para que pudéssemos tornar muito mais agradável e interessante nesse momento para os participantes”, detalha Lenise.
Fomento aos produtores
Denise Chiapetti Adamchuck, chefe do núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), comenta que os produtores estão sendo capacitados para produzir com qualidade, continuamente.
“Somos uma região jovem, que ainda está construindo muitas coisas. Uma delas é essa, poder compartilhar produtos que temos de melhor, de uma forma sofisticada, para encantar esses empreendedores que vieram para possivelmente comprar, gerando assim negócios que sejam bons para os dois lados”, acrescenta Denise.
Oportunidade
Proprietária de um pub e de uma cervejaria artesanal em Francisco Beltrão, Silvana Fabian Duarte conta que foi a oportunidade de conhecer os produtos feitos na região.
“Foi um evento muito legal. Toda essa harmonização que teve, eu achei fantástico. A gente que é do ramo da gastronomia vai provando e pensando de que maneira incorpora no cardápio. Uma iniciativa importante, que ajuda a fomentar a economia local e regional”, comenta Silvana.
Os empreendedores Cleiton Borsatto e Amanda Lima Borsatto, de Pato Branco, que atuam na área da gastronomia, ficaram impressionados com a qualidade dos produtos.
“A gente não imaginou que a nossa região tinha tantos produtos assim e de tamanha qualidade. Tudo foi feito com muito cuidado, as harmonizações perfeitas. Gostamos especialmente do queijo coalho, da geleia de abacaxi e da farofa. Esses são produtos que temos a ideia de inserir em nossas receitas e cardápios”, enfatiza Cleiton.
Idealização
O evento foi promovido pelo Sebrae/PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Governo do Estado do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (UnicafesPR) e Expobel.
Deixe um comentário