Minha visão da Manifestação de 17 de junho

Minha visão da Manifestação de 17 de junho

Hoje foi um dia histórico, acordei às 6 horas da manhã para ir à faculdade e pedi para sair antes do horário para trabalhar e poder sair mais cedo, sempre pensando que às 18 horas desse dia seria uma data marcante. Nos reunimos no trabalho e fomos até a Rui Barbosa, pois o grupo já havia se deslocado até lá, e então começamos a passeata. Percorremos muitos caminhos e o que me chamou atenção foi quando passamos em frente a  Santa Casa e todos calaram-se em respeito ao hospital, isso foi espetacular e aí pensei que estava no lugar certo e com pessoas certas. Contornamos o Terminal do Guadalupe em direção ao tubo da Rodoferroviária onde paramos ali e nos concentramos por alguns instantes, o povo estava extasiado, jovens com os rostos pintados, gritos que arrepiavam, bandeiras do Brasil por toda a parte e sentimento naquilo que defendíamos. Nesse meio tempo estava com meus amigos e conversávamos sobre o tamanho da manifestação em comparação a sexta-feira (14/06) que contou com 2 mil pessoas.

Manifestação Curitiba

Eu olhava para trás e via um mar de gente cantando e com um sorriso no rosto que transmitia um sentimento que “estou fazendo parte da história”, e não estavam errados. Nossa próxima parada foi a praça Santos Andrade, em que nos reunimos ali e pude ter a dimensão real daquilo tudo, era uma imensidão de pessoas, olhei para o lado e meu amigo Luis deu risada e me disse “Cara, eu nunca imaginei que eu iria passar por isso na minha vida!” e eu comecei a pensar que ali mesmo, que pela primeira vez na vida vi mudanças na cabeça das pessoas e tive muito orgulho do meu país.

Continuamos com a caminhada em direção ao Palácio Iguaçu e no caminho nos deparamos com alguns amigos que se juntaram a nós e seguiram até o nosso destino. Por todo lugar se ouvia “VEM PRA RUA!” e diversos outros cantos que motivavam a todos para que se unissem a manifestação. Por fim, chegamos ao Palácio e pensei “DEVER CUMPRIDO!”, e logo me retirei e a maioria também, eram 22:00. Fiquei sabendo que tentaram invadir o Palácio e peço que não façam isso mais e nem pichem as coisas, isso não vale a pena, galera! Peço que a imprensa tenha em mente que não foram TODOS e sim muito poucos inseridos em uma multidão que fizeram isso! Os organizadores clamavam pela não violência e pela não depredação! Enfim, a lição está aí!

Minha visão da Manifestação de 17 de junhoMinha visão da Manifestação de 17 de junho

Resumindo tudo, foi uma experiência ÚNICA e sensacional, pela primeira vez na vida senti que as pessoas estão cada vez mais politizadas, estão pesquisando sobre a política, indo atrás de informações! Está na hora de mudar a cultura do brasileiro de acomodar-se e ser passivo com qualquer imprudência política, qualquer ato que faça danos ao povo! Está na hora de reivindicar pelos seus direitos, foi o que eu vi nesta segunda-feira! Foi o que eu e todos os brasileiros queremos ver nas eleições!

LEMBRANDO QUE A CAMINHADA CONTINUA! ISSO SÓ É O COMEÇO!

Prostesto em Curitiba #17jCWB #VemPraRua

Fiquem ligados no nosso Facebook e compareçam nos próximos atos! Vamo que vamo, Curitiba! Vamo que vamo, Brasil!

0 Comments

    1. A Organização da passeata precisava estabelecer a melhor rota sem contar que não era todos que tinham forcas pra andar sem parar existiam pessoas de mais idade crianças e ate cadeirantes na passeata eu pelo menos vi tudo isso por isso foi preciso parar

  1. parabens a todos que participaram!! eu apoio e irei nas proximas .so me pergunto o que estamos cobrando , 0,20 , corrupcao, gastos das copas a pec ???porque ja estou vendo nas redes sociais que pedem impeachment da dilma , outras noticias dizem que o governo quer negociar o valor do tranporte, pq sinseramente fazer tda essa mobilizacao sem saber o que realmente queremos seria um desperdicio de oportunidade , pq um exemplo se hj rolasse de o povo tirar a dilma do poder . entraria outro e nao mudaria nada .so muadaria a peca do tabuleiro .pra mim ainda fika apergunta o que esta acontecendo????? gostaria que os noticiarios dissesem o brasil parou pq nao aguentamos mais esses governantes vagabundos, abracos a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

As tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá vão alegrar os curitibinhas nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade, Matriz, Pinheirinho e Portão neste sábado (10/12).

Das 14h às 18h, haverá brincadeiras e festivais gratuitos no CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4 – Boqueirão), na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho), no CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara) e no CEL Dirceu Graeser, Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro).

As brincadeiras também chegam à Regional Bairro Novo onde atividades serão na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto (R. Lúcio de Oliveira Lara, 75 – Ganchinho). Já na Regional Santa Felicidade os jogos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (R. Eduardo Jarnicki, s/n).

Por fim, das 13h às 17h, na Regional Portão, as brincadeiras serão na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 – Parolin).

Para a família

Profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão no local para orientar atividades que são para toda a família e oportunizam que as mais diversas gerações se divirtam juntas. Os jogos contam com atividades como pintura no papel kraft, rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro, futebol de botão e muito mais.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Curitiba Viva Bem.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Óperas, concertos, coros: confira o roteiro musical do Natal de Curitiba 2022

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria. Foto: Cido Marques

Impossível pensar em Natal sem ativar a playlist mental com sons e músicas que tocam nessa época. E para quem curte cantatas, ópera, orquestra e coros natalinos, neste ano as atrações da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está recheada de opções. Separamos um roteiro com 12 programas musicais natalinos que estão no calendário dessa temporada. Confira a seleção.

Auto de Natal no Passeio Público

A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos, como o Carrossel. E quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal. Com muita música e sons, a encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.

Serviço

Espetáculo na Ilha da Ilusão

De quinta a domingo, 19h30, até 18 de dezembro

Outras atrações do Natal Condor: de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro

Passeio Público

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Concertos da Camerata de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2022 com o tradicional concerto natalino, que neste ano tem regência do músico convidado Celso Antunes. Os espetáculos deste ano apresentam a grandiosa Magnificat, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), destacada como uma das mais importantes obras do compositor alemão. Mas não para por aí, a orquestra da Prefeitura de Curitiba faz outros dois concertos gratuitos em igrejas.

Serviço

Magnificat de Bach

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

De 9 a 11 de dezembro, às 18h30

Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Dia16/12, 19h30

Grátis

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Dia 17/12, 20h

Grátis

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

O Grande Circo Místico nas Ruínas de São Francisco

Nas Ruínas de São Francisco, O Grande Circo Místico traz para o palco do anfiteatro a história de uma dinastia circense, história contada através de algumas das mais famosas composições da MPB.  A obra é inspirada em um poema de Jorge de Lima e  foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982.

Serviço

Dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 19h30

Rua São Francisco – Centro Histórico

Cantata na janelas da Defensoria Pública

Nas janelas e sacadas do prédio histórico da Defensoria Pública, no Centro, acontecem cantatas natalinas com personagens caracterizados. O imóvel de 1898 fica atrás da Catedral de Curitiba .

Serviço

Dias 8 e 15/12, às 18h

Rua José Bonifácio, 66

Natal no Palácio Avenida 

Seguindo tradições, o Palácio Avenida volta a se iluminar com a magia do Natal. E neste ano o Natal no Palácio Avenida voltará a ser apresentado presencialmente, patrocinado pelo Bradesco. Com o tema de As Cartas do Papai Noel – As inesquecíveis Mensagens de Natal, o espetáculo conta com a apresentação de um coral composto por 100 crianças e adolescentes.

Serviço

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 20h

Av. Luiz Xavier, 11 – Centro

Espetáculo no Bosque Zaninelli

O Bosque Zaninelli é o cenário perfeito para uma integração do sentido natalino com o meio ambiente. A encenação Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza faz uma conexão do nascimento de Jesus Cristo com a flora e a fauna. Os anjos vindos dos céus e das águas anunciam aos pastores a chegada de Cristo. Canções de Natal escritas especialmente para a peça e narrações alusivas ao grande acontecimento fazem parte da apresentação.

Serviço

De 11 a 15 de dezembro, às 19h30

Escola Municipal de Sustentabilidade – Bosque Zaninelli (R. Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Rock’n XMAS do Hard Rock Café Curitiba

Decorado com fitas luminosas e grandes laços, neste ano além de poder aproveitar as refeições e o ambiente divertido do restaurante, serão realizados shows gratuitos na sacada do Hard Rock Café. As apresentações contam com a participação de mais de 60 artistas reunindo coro de vozes, bailarinos e músicos, com direito a papai e mamãe Noel na bateria e na guitarra.

Serviço

De 12 a 20/12 (menos dia 14)

Apresentações: duas sessões diárias, começando às 19h30 e às 21h

Rua Buenos Aires, 50 – Batel

Espetáculo Família Madalosso

Neste ano a fachada do restaurante Madalosso será transformada em um grande palco iluminado para o natal. O restaurante será decorado com neve artificial, ambientes instagramáveis e cenário com luzes. Além disso, ainda será apresentada uma cenografia do Pequeno Príncipe. As exibições terão aproximadamente 25 minutos de duração. A cenografia vai acontecer no estacionamento frontal do Restaurante, com livre acesso para espectadores, que podem comparecer ao evento de carro, e estacioná-lo no pátio dos fundos, ou a pé.

Serviço

Dias 11, 14, 18 e 19 de dezembro

Todas as datas contarão com apresentações às 19h30, 20h20 e 21h

Grátis

Av. Manoel Ribas, 5.875 – Santa Felicidade

Cantata de Natal do Bairro Novo

A tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo é formada por um coro de mil crianças, que todos os anos encanta curitibanos e turistas. O espetáculo ao ar livre terá um repertório que inclui 12 músicas como Bandeira do Divino, Noite Feliz, Bate o Sino e Uma Estrela Renasce.

Serviço

Dia 16/12, às 20h

Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

Ópera Celebre a Vida

As diferentes etnias presentes na história de Curitiba serão celebradas neste espetáculo cênico musical. A montagem contará com composições especialmente criadas para a ocasião e será encenada por um elenco de 40 artistas. O figurino étnico, jogos de luzes e fogos de artifício silenciosos prometem ser um espetáculo à parte no Jardim das Esculturas, na parte externa do Jardim das Esculturas de João Turin, no Memorial Paranista.

Serviço

De 15 a 18/12, 19h30

Memorial Paranista – R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Ópera no Palácio Garibaldi

Nas janelas e sacadas do imponente Palácio Garibaldi, edificação de 1904 e marco da imigração italiana em Curitiba, o público poderá assistir a árias de óperas famosas. Nas vozes de cantores líricos, como Maria Callas e Pavarotti, serão apresentadas óperas como Mio Babbino Caro (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), La Donna è Mobile (Giuseppe Verdi) e Adeste Fidélis (John Francis Wade), entre outras.

Serviço

Dias 19, 20 e 21/12, às 19h30

Praça Garibaldi, 12 – São Francisco
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba