Mercado Municipal de Curitiba completa 63 anos e vai ganhar um boulevard

Nesta segunda-feira (2), é dia de comemorar os 63 anos do Mercado Municipal de Curitiba. Como presente, o município prepara uma grande revitalização da região, com direito a um boulevard com paisagismo, passeio e mesas externas e outras intervenções urbanas que fazem parte do projeto Caminhar Melhor.

Programa obrigatório para curitibanos e para quem visita a capital, o Mercado Municipal recebe, anualmente, 3,3 milhões de pessoas em busca de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e pratos de todas as partes do mundo. O espaço, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), ocupa uma área de 16,8 mil metros quadrados e reúne 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, comandados por 196 comerciantes, que vendem mais de 72 mil itens.

Mercado Municipal terá o espaço público renovado, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à caminhabilidade. Ilustração: IPPUC

Considerado serviço essencial, o Mercado Municipal funcionou mesmo durante os momentos mais críticos da pandemia para garantir alimentação à população da capital. O local adotou medidas para reduzir a chance de contágio da covid-19, como oferta de álcool em gel, uso obrigatório de máscara e reforço de informações sobre prevenções e cuidados.

De pai para filho

Frenquentador há vários anos do Mercado Municipal, o casal Marly Dea e Gilberto de Jesus Dea sempre sai do local com algum produto diferente para o almoço ou jantar da família. “A gente encontra variedade, qualidade e um atendimento que só os comerciantes daqui conseguem nos dar”, afirma Gilberto, que já está ensinando o filho, também Gilberto, a ser um cliente habitual. “Já é uma tradição de família todos virmos”, completa o pai. 

Frenquentador há vários anos do Mercado Municipal, o casal Marly Dea e Gilberto de Jesus Dea sempre sai do local com algum produto diferente para o almoço ou jantar da família. Curitiba, 29/07/2021. Foto: Luiz costa/SMCS

Para a catarinense Patrícia Rocha, 54 anos, o Mercado Municipal é uma visita obrigatória para todo turista que vista Curitiba. “É sensacional. Aqui a gente encontra vários produtos diferentes e com ótima qualidade. O mais legal daqui para mim é essa variedade que representa uma diversidade cultural de Curitiba e de todo o Sul do país”, afirma a moradora de Blumenau (SC). 

Para a catarinense Patrícia Rocha, 54 anos, o Mercado Municipal é uma visita obrigatória para todo turista que vista Curitiba. Curitiba, 29/07/2021. Foto: Luiz costa/SMCS

Pioneirismo

“São décadas de história e de vidas que se entrelaçam no Mercado Municipal, ligando frequentadores, comerciantes e trabalhadores”, destaca o secretário municipal de segurança alimentar e nutricional, Luiz Gusi. Ele lembra que, em 63 anos de existência, o espaço passou por reformas e ampliações. Ganhou o primeiro setor de orgânicos do país, referência nacional, a nova entrada da Avenida Sete de Setembro, a ampliação da praça de alimentação, as primeiras salas de manipulação de alimentos do mundo em um mercado e, já na gestão do prefeito Rafael Greca, a revitalização da fachada da rua General Carneiro.

Cleverson Schilipacke, presidente Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), reforça que o espaço é um ponto de encontro dos curitibanos e programa obrigatório de quem vem a Curitiba. “O Mercado Municipal é um local onde reúne pessoas de várias regiões do país, não só aqui da nossa cidade, então traz muito valor para o município. “Com uma variedade muito grande de produtos, o curitibano faz questão de trazer um amigo, um parente de fora para conhecer. São vários gostos, sabores, aromas reunidos em um só local”, acrescenta ele. 

Cleverson Schilipacke, presidente Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), reforça que o espaço é um ponto de encontro dos curitibanos e programa obrigatório de quem vem a Curitiba. Curitiba, 29/07/2021. Foto: Luiz costa/SMCS

Boulevard

O grande legado da gestão do prefeito Rafael Greca para o Mercado Municipal será a transformação dos passeios em entorno do local em um grande boulevard, dando prioridade aos pedestres e aos deslocamentos não motorizados. O projeto prevê a revitalização de uma área de dez quadras em torno do Mercado Municipal. 

A intenção é que as pessoas utilizem o espaço público não apenas como local de passagem, mas de encontro e permanência.
O projeto contemplará a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à caminhabilidade.

Mercado Municipal terá o espaço público renovado, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à caminhabilidade. Ilustração: IPPUC

As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, que conta com R$ 40 milhões para investimentos em novas calçadas e em estrutura cicloviária, com recursos do Finisa, o Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já concluiu o anteprojeto para a área e os projetos executivos de paisagismo, iluminação, drenagem e de pavimentação estão sendo feitos. A previsão é que os projetos de engenharia sejam concluídos no segundo semestre de 2021 e as obras iniciadas em 2022.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itaú anuncia fechamento de suas salas de cinema em Curitiba

O Espaço Itaú de Cinemas anunciou que a partir desta quinta-feira (16), serão encerradas as atividades das suas salas em Curitiba.

Em nota divulgada para a imprensa, a empresa disse que o motivo seria a dificuldade em manter os espaços durante a crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus. “Com a crise causada pela pandemia e as constantes mudanças no mercado, vivemos um momento desafiador para a manutenção de nossas operações”, diz o texto.

Aqui na capital, o Itaú Cinemas funcionava no Shopping Crystal. As salas em Porto Alegre e Salvador também terão suas atividades encerradas.

Unespar abre inscrições para o Vestibular 2022; são 3.072 vagas

Abriram nesta quarta-feira (15) as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso – Vestibular 2022 – da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Elas vão até 20 de outubro. 

Para o ano de 2022, a Unespar oferece 3.072 vagas para ingresso em 71 cursos de graduação, por meio de dois processos seletivos. O primeiro se dará com a utilização das médias finais (notas) dos vestibulares da Unespar, edições de 2018, ou 2019, ou 2020, ou a média final (nota) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições realizadas entre 2015 e 2020. O segundo acontecerá por meio das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – ENEM 2021.

As inscrições custam R$ 50,00 e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://vestibular.unespar.edu.br.

Podem ser isentos(as) do valor da taxa de inscrição: inscritos(as) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico de que trata o Decreto Federal n. 6135/2007 e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso – SISTC do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome – MDS; doador(a) de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020; e servidor(a) da Universidade Estadual do Paraná que ganhe até 3 (três) salários mínimos e que não concluiu curso superior.

O edital completo está AQUI

COTAS – Para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação de 2022 da Unespar, o(a) candidato(a) pode optar por concorrer em Vagas de Ampla Concorrência (Concorrência Universal), ou em vagas do Sistema de Cotas. O(A) candidato(a) que optar por concorrer às vagas destinadas ao sistema de Cotas deverá manifestar o interesse no ato da inscrição e apresentar a documentação necessária e passará por uma Banca de Heteroidentificação prevista em edital.

TESTES DE HABILIDADES ESPECÍFICAS (THE) – Os Testes de Habilidades Específicas (THE) dos cursos que contam com esta fase serão realizados no formato on-line.

– campus de Curitiba I/Embap: Cursos de Canto, Composição e Regência, Instrumento e Música, a serem realizados nos dias 10 e 11 de novembro. 

– campus de Curitiba II/FAP: Cursos de Bacharelado em Artes Cênicas, Licenciatura em Dança, Bacharelado em Dança e Bacharelado em Música Popular, a serem realizados nos dias 10, 11 e 12 de novembro. 

CALENDÁRIO COMPLETO

Inscrições até 20 de outubro de 2021. 

Homologação das inscrições no dia 26 de outubro de 2021. 

Realização do Testes de Habilidades Específicas (THE) dos Câmpus de Curitiba I (EMBAP) e Curitiba II (FAP) de 10 a 12 de novembro de 2021.

Divulgação do resultado do THE no dia 17 de novembro.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de novembro e 2021. 

As matrículas em primeira chamada estão previstas para realização nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021. 

Acesse as informações no endereço eletrônico http://vestibular.unespar.edu.br.