Massa de ar polar derruba temperaturas; Curitiba vai de 27°C para 8°C em 24 horas

A chegada de uma nova massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas em grande parte do país nesta semana. Há tendência de queda nas temperaturas mínimas, com risco de geada, até a próxima quinta-feira (12) na região Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Curitiba, segundo o Simepar, entre quarta e sexta-feira (13), a temperatura não vai passar dos 14°C, com a mínima de 8°C.

O instituto responsável pela medição oficial do clima no país também prevê que os próximos dias serão mais gelados nas regiões Sudeste e Nordeste.

A nova massa de ar polar, porém, será menos intensa e não deve causar a derrubada brusca de temperatura como ocorreu no final do mês de julho.

Na cidade de São Paulo, além da queda de temperatura, a nova frente fria deverá causar chuva, mas de intensidade fraca e em pontos isolados, prevê o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da prefeitura.

A madrugada desta quarta-feira (11) deverá registrar mínimas na casa dos 13ºC, em média, na capital paulista. O dia será de sol entre nuvens, com máxima de apenas 19ºC. Os índices de umidade se elevarão um pouco, ficando acima de 35%.

Já na quinta (12), os chuviscos persistirão e o dia será marcado por baixa amplitude térmica, com as temperaturas oscilando entre 13ºC e 18ºC. As taxas de umidade também aumentarão mais, ficando entre 55% e 95% no decorrer do dia.

Na região Sul, estão previstas no amanhecer de quinta-feira temperaturas abaixo de 8°C e próximas a 2°C nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e na porção sul do Paraná.

No Sudeste, as menores temperaturas podem variar de 10°C a 16°C, cobrindo áreas que se estendem do sul de São Paulo ao norte de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, as menores mínimas são previstas para o oeste de Mato Grosso do Sul e sul de
Mato Grosso, com temperaturas próximas a 14°C. Já ao leste de Goiás e Distrito Federal, ficarão em torno de 16°C.

No Nordeste, as menores temperaturas são esperadas nas faixas centro-sul e centro-norte da Bahia (perto de 14°C) e no agreste pernambucano e paraibano (16ºC).

Na região Norte, as temperaturas mais baixas estão previstas para o sul do Tocantins e Rondônia, em torno de 20°C.

Chuva intensa na região Norte Nesta semana, as chuvas serão mais significativos na porção noroeste da região Norte do país, com grande concentração no noroeste do Pará, do Amazonas e em parte de Roraima -cujos acumulados vão girar entre 40 mm e 50 mm.

No Baixo Amazonas do Pará, a previsão é de 80 mm no período. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste não há possibilidade de chuva significativa.

Na região Sul, áreas de instabilidade vão provocar acumulados na casa dos 70 mm no leste de Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Inmet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas

A Pista Municipal de BMX da Prefeitura, no Parque Olímpico do Cajuru, recebeu novas bicicletas e equipamentos para serem usados nas aulas gratuitas de BMX do projeto Escola+Esporte=10 (EE10). Foram entregues, nesta quinta-feira (21/10), 31 novas bicicletas e 20 capacetes.

Os equipamentos foram comprados com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) da Fundação de Ação Social (FAS). 

A pista com padrões internacionais foi inaugurada em junho e desde o início de agosto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do projeto EE10 e para a comunidade aos fins de semana. 

Para participar, os interessados devem conferir turmas e horários disponíveis no portal Curitiba em Movimento e também disponível no Curitiba App. Informações sobre horários de aulas também podem ser conseguidos pelo telefone do Núcleo Regional do Cajuru da Smelj, no 3221-2353, ou pelo 3221-2484.

A entrega das novas bicicletas foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. Além da Pista Municipal de BMX, o complexo esportivo conta com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada e canchas de voleibol.

Nissei vai aplicar vacinas contra a H1N1 gratuitamente a partir dessa quinta-feira (21)

Nessa quinta-feira (21), a Rede de Farmácias Nissei inaugura mais uma sala de Serviços Avançados Nissei (SAN). A unidade está localizada no Ventura Shopping. Para marcar a data, a Nissei vai aplicar gratuitamente 1.674 doses de vacinas tetra contra a gripe H1N1. Além da nova sala do Ventura, a aplicação também poderá ser feita nas farmácias 24h dos bairros Bacacheri, Hauer, Portão e Seminário

Os interessados devem se cadastrar e agendar um horário no site da Nissei (https://www.farmaciasnissei.com.br/influenza-tetra-gripe-influvac-tetra), escolhendo a loja onde será realizada a imunização. 

A vacina tetraviral do vírus Influenza tem indicação de aplicação anual, pois o imunizante passa por atualização constante, realizada por conta das cepas variantes. Pessoas acima dos seis meses de idade, sem restrição, podem receber a vacina.