“Manifestação” do dia 21 de junho

“Manifestação” do dia 21 de junho

Decepção é o que resume o que foi feito na “manifestação”, eram protestos para todos os lados. Iniciou-se de uma maneira ótima como os outros protestos: povo gritando por seus direitos, cantando o hino nacional, vi uma desorganização tremenda (comentamos sobre isso), mas estava lindo, até que recebi a notícia juntamente com o amigo @purosso que estavam indo em direção à Arena da Baixada e haveria pessoas esperando o grupo que estávamos lá, saímos loucamente avisando a todos mas não nos deram ouvido e mesmo assim foram lá e em poucos minutos soubemos que tinha acontecido brigas no local. Nesse meio tempo estávamos voltando para a Praça Rui Barbosa onde de fato deveria ter sido feita a manifestação e avisávamos quem podíamos. Encontrei alguns amigos e fomos nos deparando com outros grupos que estavam protestando também, achei estranho, e fomos até o Palácio Iguaçu para averiguar o que estava acontecendo de fato, pois todas as manifestações se encerravam lá. Chegamos lá e nos deparamos com bombas de gás lacrimogênio e vários foguetes. Vi pessoas sendo atingidas, pessoas sendo presas e conversei com um senhor que estava dando entrevista à uma rádio aqui de Curitiba e ele me disse: “Haviam alguns piás tacando pedras e pedaços de madeira nos policiais, a partir daí os policiais revidaram”, pensei na hora está tudo errado isso, como pode?

Um pouco depois encontramos mais um amigo meu e perguntei o que tinha acontecido ali e ele me disse que tinham quebrado um tubo ali no Centro Cívico, depredaram vários lugares e inclusive saquearam uma farmácia. Bom se tivesse parado por aí, quando cheguei em casa, nossos leitores falaram que até animais de rua não foram poupados.

Decepcionante ver isso tudo, o que se tornou uma manifestação em prol do povo em uma “cagada generalizada” por conta de alguns baderneiros, é difícil admitir mas já estava previsto desde a hora que percebemos que aquilo não estava com uma cara boa. Enfim, agora aguardemos o que sucederá nos próximos capítulos.

Confiram que nesse vídeo filmado pelo amigo Tiago Pazini do blog Fotografia Profissional, que pediam para largarem a bandeira! =/ Era pra ter sido uma festa da democracia, olha só o que acabou virando!

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  1. Mas o protesto do Grupo que foi pra 7 de Setembro foi bem bacana, não tenho do que reclamar. Ida e volta sem violência, gritando por direitos e chamando o povo pra rua…

  2. FIQUEM DE OLHO!
    Sempre que ver um saqueador ou vândalo tire uma foto e compartilhe no face. Assim quando alguém conhecer o baderneiro, ele poderá ser denunciado às autoridades.

  3. Eu fui no protesto, e não sabia dos torcedores, só fiquei sabendo que tinha algo "errado" quando estava a uma quadra da Arena. Por sorte eu e várias outras pessoas conseguimos fugir, do que pensei inicialmente ser a polícia. Depois que vi na internet que eram torcedores, fiquei muito de cara… E isso que aconteceu no Centro Cívico também foi lamentável… Fiquei decepcionado pelo final do protesto, mas orgulhoso do que aconteceu pacificamente, enquanto estávamos na 7 de setembro.

  4. Affe se estão fazendo isso mesmo com os animais… a Tropa de Choque tá fazendo é POUCO. Por mim podem linxar esse tipo de "gente" desgraçada que comete essa barbárie!!

  5. por que só tao mostrando as partes ruins? eu fui ate o fim da sete de setembro/republica argentina com o pessoal e nao teve PROBLEMA NENHUM, por que isso vcs nao mostram? eu nao tive problema nenhum, fui e voltei bem, esse e outros videos tao incentivando a galera a nao ir mais pra rua, q é oq o governo quer. por que vcs nao ajudam a incentivar mostrando, talvez nao somente, mas tambem as partes boas?? foram mais de 2 horas de 6 kilometros de paz no protesto, e so pegam a parte q deu problema…

    1. E tem mais,a maior parte dos manifestantes eram pessoas de familia,com valores,não ignorantes que foram pra estorvar

    2. Rebecca, a Globo está apoiando os protestos, você não acha meio suspeito?
      E tem outra coisa, se 1 pessoa se machucar nas manifestações, já temos que repensar a forma como está sendo feito, quando o assunto é pessoas OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.
      O movimento está sem rumo sim, todo mundo pôde ver que tem MUITA gente no meio que só está pra fazer volume, não sabe nem o motivo da luta.
      É triste, mas o movimento está se autodestruindo, pois não há como legitimar uma manifestação "meio" certa, "meio" coerente.

    3. acho suspeito sim, mas se vc ver os outros paises, como eles mudaram? com revoltas, brigas, matança… como por exemplo uma das maiores revoluçoes da historia, a revoluçao francesa. o povo cansou de ser tratado com injustiça, foi pras ruas, invadiram casa de armas e a bastilha. mataram todos q se colocaram na frente deles. nao apoio a violencia nem o vandalismo, mas eu acho q o brasil ta há 500 anos sofrendo com injustiças, e isso tem q mudar, de uma maneira ou outra. ficar parado nao vai ajudar em nada, temos q nos arriscar, nao temos nada a perder.

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Grupo Risotolândia, em Araucária, anuncia 150 novas vagas de emprego

O avanço da vacinação e o alívio das medidas de restrição frente à pandemia da COVID-19 já reflete na economia. A retomada do mercado faz crescer a oferta de empregos ao redor do Brasil. Aqui no Paraná, o Grupo Risotolândia (especializado em refeições coletivas) acaba de anunciar 150 novas oportunidades para sua matriz, em Araucária. Nos próximos meses, ainda mais vagas serão abertas devido à expansão do Grupo para novos negócios.

As vagas são para auxiliares de cozinha e auxiliares de higienização, para os três turnos de trabalho. O Grupo anunciou que também vai fazer contratações para primeiro emprego e profissionais com mais de 50 anos.

Benefícios: ambiente de aprendizagem, com formação profissional gratuita, Universidade Corporativa, parceria com universidades e escolas de idiomas; alimentação no local de trabalho, vale alimentação, vale transporte, estacionamento gratuito, pagamento de bônus, premiação por tempo de casa, seguro de vida, seguro funeral, plano de saúde, plano odontológico, kit maternidade, convênio com farmácia e para compra de material de construção; para vagas noturnas, adicional noturno de 30%.

SERVIÇO

Os interessados devem comparecer na seda da empresa, em Araucária, com documentação pessoal (CPF, RG, CTPS, Título de Eleitor) nos dias 20 e 21/09 às 14h00.

Endereço: R. Luís Franceschi, 657 – Thomaz Coelho, 

Site: www.risotolandia.com.br

Exposição dos artistas OSGEMEOS no MON reúne 850 itens e atmosfera urbana

Depois do sucesso de público na Pinacoteca de São Paulo, a retrospectiva da carreira dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo chega a Curitiba. A dupla, famosa no mundo todo pelos grafites urbanos, ficará seis meses em cartaz no Museu Oscar Niemeyer.

OSGEMEOS receberam a imprensa nesta quinta-feira (16) no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Acompanhados da diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika e do curador da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Voltz, eles falaram sobre a carreira e a organização da exposição que entra em cartaz neste sábado (18).

A diretora disse que a ideia de trazer essa retrospectiva para o Paraná surgiu em uma visita na Pinacoteca de São Paulo. “É um trabalho incrível, maravilhoso, crítico, profundo e, para nós no MON, essa é uma experiência única”, afirmou.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Diversas ações com a participação dos artistas estão previstas ao longo desse período. Uma das ideias é chamar paranaenses para interagir com os irmãos. “Existe um trabalho curatorial que precisa ser feito a partir da abertura da exposição. A nossa intenção é gerar essa troca, esses diálogos e poder trazer outros artistas para o MON”, disse Vosnika.

PRIMEIRA INFÂNCIA – No bate-papo com a imprensa, os artistas falaram sobre a relação com o desenho, que surgiu na primeira infância, na década de 1980. A dupla ficou famosa no mundo todo pela qualidade das intervenções urbanas a partir de artes coloridas, lúdicas e críticos. A relação com o hip-hop e o cenário undergound de São Paulo foi determinante na formação da identidade cultural dos irmãos.

“A gente se sentiu muito confortável para abrir esse baú e os nossos segredos para as pessoas. Era muito difícil, no início dos anos 80, conseguir informações e materiais, acho que hoje temos a oportunidade de revelar isso”, disse Otávio. “Nessa exposição sentimos vontade de mostrar essas etapas criativas, nossos erros e acertos, como foi esse processo que nunca parou”, afirmou Gustavo.

Eles sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa. A relação com a música e as danças urbanas, o muralismo e a cultura popular foi decisiva para desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.

EXPOSIÇÃO – A exposição reúne 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas e intervenções. O visitante começa a viagem pelo subsolo da torre do Olho e acompanha a evolução do traço em cada um dos andares até alcançar as características dos personagens mais marcantes.

Para o curador, a mostra surgiu da vontade de trazer para dentro dos museus uma coletânea das obras dos artistas. “Eles trabalham muito com o imaginário coletivo, com o grafite, mas poucas pessoas sabem do trabalho desses artistas no ateliê. Trazer essa visão mais completa é muito importante”, destacou Jochen Voltz.

Foto: Kraw Penas/SECC

Objetos pessoais, como cadernos, fotos, desenhos e pinturas da infância e atuais dos dois irmãos são apresentados ao público pela primeira vez. São peças que fazem um apanhado da carreira da dupla.

As maiores instalações estão distribuídas no Olho. “A gente acredita que a arte tem que te tocar, despertar o imaginário, o lúdico que existe dentro de cada um de nós”, disse Gustavo. “Parece que o Olho é a nossa cabeça hoje porque está tudo junto. A nossa cabeça funciona assim”.

Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida.

A dupla mantém seu ateliê no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passou a infância e a juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em grafite, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.

RETORNO – A primeira visita de Gustavo e Otávio a Curitiba aconteceu em 1994. “Curitiba tem uma cena muito forte de artistas de rua, acho que a gente acompanha muitos deles, sempre trocamos ideias. Gostamos de passar nas ruas, nas avenidas e ver o trabalho deles”, disse Otávio.

OSGEMEOS PELO MUNDO – A volta ao mundo da dupla inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canadá (2014); o Moca – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão (2008); a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada; e a Trienale de Milão (2006), entre outros.

Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço

“OSGEMEOS: Segredos”

Produção original da Pinacoteca de São Paulo

Data: a partir de 18 de setembro

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Venda de ingressos exclusivamente online, pela plataforma Inti, mais informações AQUI

Olho, Torre do Olho e espaços externos

De terça a domingo, das 10h às 18h

www.museuoscarniemeyer.org.br