Arquivos

Mais de mil professores de Curitiba farão pesquisas nas escolas onde dão aula


Um público de 1,5 mil pessoas, entre profissionais da rede municipal de ensino curitibana, professores universitários e representantes de instituições de Ensino Superior, participaram nesta terça-feira (1º/8), no Teatro Guaíra, da aula magna da edição 2023 do Projeto Pesquisa Ação na Escola (PAE).

Este ano serão contemplados 500 projetos contando com a participação de até 1,1 mil profissionais da rede municipal, entre profissionais do magistério e professores da Educação Infantil de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas municipais, Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e Faróis do Saber e Inovação das escolas.

Criado em 2022 pela Secretaria Municipal da Educação (SME), o projeto recebe este ano investimentos de R$ 5 milhões e permite a continuidade das pesquisas iniciadas no ano passado, bem como o início de novas propostas.

O PAE permite aos professores da rede o desenvolvimento profissional e científico, por meio de estudos e pesquisas, concretizando um processo de articulação entre a secretaria e as instituições de Ensino Superior credenciadas.

“Esta ação viabiliza tanto as pesquisas dos nossos professores como o trabalho dos professores das universidades. É a pesquisa da prática, um casamento perfeito que traz luz para muitas das nossas questões do dia a dia”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Participam do PAE os profissionais do magistério municipal em efetivo exercício nas unidades educacionais, professores e pedagogos, da educação infantil, do Ensino Fundamental, da educação especial e da EJA.

Os interessados apresentam projetos, individualmente ou em grupos de até três componentes, em consonância com o plano de ação da unidade educativa e que possuam efetiva aplicabilidade com as crianças e estudantes.

Os profissionais participantes do projeto recebem subsídios teóricos e metodológicos, aliando ensino-pesquisa-extensão, para analisarem, reavaliarem e efetivarem as propostas indicadas nos projetos de forma a possibilitar diferentes experiências às crianças/estudantes, por meio de metodologias inovadoras.

Presenças

Também estiveram presentes a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; os chefes dos Núcleos Regionais da Educação, diretores de departamentos da SME, as professoras Joana Paulin Romanowski e Pura Lúcia Oliver Martins, ambas doutoras em Educação pela USP, e representantes das universidades PUC-PR, Dom Bosco, IFPR, UFPR, Uninter e Unespar.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba