Mais de 20 mil pessoas participaram dos três dias de programação do Hana Matsuri 2025, realizado no Parque São José entre os dias 11 e 13 de abril. O evento movimentou a economia local e proporcionou ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura japonesa. Realizado desde 2015 em São José dos Pinhais, o festival contou com atrações como apresentações artísticas, oficinas culturais e uma rica oferta de gastronomia típica. Foram vinte estandes de alimentação e outros vinte de artesanato e bazar.
O Hana Matsuri, também conhecido como Festival das Flores ou Natal Budista, homenageia o nascimento do Buda histórico, Siddhartha Gautama, ocorrido em 8 de abril de 566 a.C., no Jardim de Lumbini, região que atualmente corresponde ao Nepal. O público também pode participar da cerimônia do Kanbutsue, que consiste em banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce para atrair prosperidade e saúde para o próximo ano.
Os visitantes puderam aproveitar apresentações como os tambores tradicionais japoneses (taiko), cover de k-pop e karaokê japonês, Kyudo e Taiko Eisa, barracas com itens da cultura anime e mangás, por exemplo.
Em 2026, o Hana Matsuri será ainda mais especial, por marcar a 20ª edição do evento e a 10ª a ser realizada em São José dos Pinhais. O evento, já tradicional na cidade, é organizado anualmente pelo Templo Jodoshu Nippakuji de Curitiba, pela Comunidade Budista do Paraná e pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).




O post Mais de 20 mil pessoas aproveitaram os três dias de programação do Hana Matsuri apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.
Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais