Arquivos

Cerimônia homenageia servidores aposentados de diferentes secretarias da Prefeitura de Curitiba


Diversas secretarias foram representadas pelos 34 novos aposentados do mês de agosto na cerimônia de aposentadoria dessa quinta-feira (3/8). O encontro, organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba.

Celio Palkoski foi um desses profissionais. De seus 60 anos, 31 foram dedicados à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. “Foi mais da metade da minha vida trabalhando na segurança da cidade. Já passei por parques, praças, bairros e termino minha carreira na PGM”, conta o guarda municipal. E completa: “Aqui tive um tempo muito feliz. Saio realizado”.

A dedicação de Celio pela cidade é exemplo do que esteve no discurso do diretor do IPMC, Hélio José Pizzatto, durante a reunião.

“Muito do que a cidade é – limpa, educada e organizada – vem do trabalho que vocês dedicaram durante suas vidas”, agradece.

Pizzatto também trouxe a importância do cuidado com a saúde nesta fase da vida. “Eu quero motivar vocês que estão aqui nesta tarde a cuidar da saúde física e mental de vocês. Nós precisamos do nosso corpo para aproveitar a vida, então cuidem bem dele”, aconselha.

O discurso é familiar para Ana Maria Malucelli, que passou 29 anos aconselhando outras pessoas a se cuidarem, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “É bem aquilo que o diretor falou. Nós temos que cuidar do nosso corpo e a boa alimentação é uma maneira de fazer isso”, explica a nutricionista, aos 57 anos.

“Trabalhar na segurança alimentar de Curitiba foi fantástico porque a cidade realmente se preocupa com as pessoas. Programas como o Restaurante Popular e o Armazém da Família provam isso”, completa. Foi cuidando da qualidade dos alimentos dos armazéns que Ana encerrou a sua carreira como servidora.

Planos

Esse cuidado com a saúde esteve estampado no rosto de Maria Nacime que, aos 70 anos, se aposenta pela Secretaria Municipal de Educação. Depois de uma vida de exercícios, ela não deixa a idade transparecer. “Se quer saber o meu segredo, eu conto: faça o que ama e sempre caminhe que não tem erro”, explica.

Nos seus últimos 15 anos de carreira, ela se dedicou à educação de todas as idades na Escola Municipal Caic Cândido Portinari, na CIC.

Agora, entre os seus planos estão continuar as caminhadas pelo bairro onde mora, o Pinheirinho, e fazer aulas de inglês para viajar, o que chamou a sua atenção para a Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), apresentada durante a cerimônia.

Associação oferta cursos de diversas línguas, como inglês, francês, italiano e espanhol. Além disso, oferece atividades de lazer e aulas de pilates. Interessados podem entrar em contato com a Associação pelo telefone (41) 3225-3182 ou pelo WhatsApp 98522 9158. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30.

Prova de vida

A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, apresentou informações importantes, como o papel do Instituto, as características do contracheque na aposentadoria, a licença-prêmio e a prova de vida.

“Para continuar recebendo o benefício vocês precisam provar que estão vivos. Por isso, a cada ano vocês precisam realizar a prova de vida indo em qualquer consulta ou atendimento de rotina no ICS, o plano de saúde, no SUS ou no próprio IPMC”, esclareceu.

Ela também apresentou o Portal do IPMC. Lá, além de conferir como está a prova de vida, o aposentado pode verificar a declaração funcional, seguro de vida e ler notícias.

Contatos IPMC

Para falar com a equipe do IPMC, você pode ligar para (41) 3350-3660 ou escrever para o email atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br. O IPMC também realiza atendimentos rápidos por ordem de chegada, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória).

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba