Arquivos

Mais 18 linhas de ônibus terão pagamento exclusivo com cartão-transporte

Urbs implanta pagamento exclusivo com cartão em 18 linhas de ônibus. Foto: Divulgação

Mais 18 linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão-transporte, a partir de 27 de novembro. Considerado mais prático e seguro, o cartão-transporte ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

As 18 linhas (lista abaixo) atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, CIC e Portão. Juntas, têm 6.011 passageiros pagantes por dia.

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. Do total de passagens, 55,80% são pagas com cartão usuário. Os cartões isentos representam 14% e o pagamento em dinheiro, 30,2%. 

“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, por exemplo, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo whatsapp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atendimento

A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas suas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs. Nos cartazes que informam sobre a mudança que foram colados nos ônibus, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser direcionado para a página de agendamento. 

Na CIC, que não conta com uma Rua da Cidadania, haverá um Urbs Móvel – veículo itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo – estacionado junto ao terminal até 26 de novembro e atenderá os usuários que querem fazer o cartão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento.

Como fazer o cartão

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham de 11h às 17h em dias úteis.

Das linhas que terão mudança para o cartão, 16 são tipo alimentador, que fazem a ligação entre terminais e regiões próximas, e duas são tipo troncal, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, mas que circulam por vias compartilhadas.

Outras funções

Com o pagamento exclusivo por cartão, 110 cobradores que atuavam nessas linhas ficarão à disposição das empresas para desenvolverem outras funções ou atenderem outros itinerários.

O transporte coletivo de Curitiba conta atualmente com 254 linhas urbanas, das quais 130 aceitam apenas o pagamento com o cartão (incluindo as 18 que adotarão o modelo). Desde o início da pandemia, outras linhas já haviam migrado para uso exclusivo de cartão: 615 Uberlandia, 622 Rondon, 914 Mossungue, 821 Fernão Dias, 916 Pinheiros e 917 Jd. Ipê, além dos ônibus madrugueiros.


Linhas que só aceitarão cartão a partir de 27/11

ALIMENTADORES
Regional Boa Vista
222 V. Esperança
226 Abaeté
233 Olaria
236 São Benedito

Regional Cajuru
322 Camargo

Regional Boqueirão
521 Nivaldo Braga
522 Maringá
523 Iguapé I

Regional Pinheirinho
629 Alto Boqueirão
638 Pinheirinho
639 Futurama
655 Jardim da Ordem

CIC (atendido pelo Urbs Móvel)
652 V. Verde
653 Sabará

Regional Portão
718 Porto Belo
721 Mario Jorge

TRONCAL
Regional Portão
701 Fazendinha
778 Cotolengo