Na noite desta terça-feira (28), foi realizada a entrega do Selo do Comércio para 11 lojas de materiais de construção, de pequeno e médio porte, de Londrina e região. O encontro foi promovido no Village Praça de Eventos, em Cambé, durante a 2ª Convenção da Construção, que reuniu cerca de 300 empresários do setor.
O Selo do Comércio é uma ferramenta de análise das práticas de gestão e do posicionamento de mercado das empresas. Por meio dele, é realizado um diagnóstico completo do negócio, com foco no entendimento de ações que podem auxiliar no crescimento.
Voltada exclusivamente para empresas do setor, a ação é resultado da parceria entre Sebrae/PR, Fecomércio PR, Associação de Comerciantes de Material de Construção de Londrina e Região (Acomac) e Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista e Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco Paraná).
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que o processo contou com a análise do atendimento, por meio da aplicação do cliente oculto, diagnósticos de loja e de gestão, que analisam estrutura física, atendimento e processos internos da empresa. A partir das avaliações, as empresas colocaram em prática um plano de ação com foco em melhorias.
“O objetivo do Selo é contribuir com a melhoria na gestão das empresas participantes e, desta forma, impactar diretamente em seus resultados. O setor da construção civil se destaca no mercado, com forte atuação da indústria. O varejista que atua no setor precisa se atualizar para se manter competitivo e conseguir atender as expectativas de mercado”, afirma a consultora.
Há apenas dois anos no mercado, a Pica Pau Materiais de Construção, de Londrina, conquistou o Selo do Comércio na categoria Ouro. A proprietária do negócio, Carina Aparecida Burque Lelles, diz que aprendeu muito durante o processo de consultoria do Sebrae/PR e saiu da zona de conforto.
“Não foi fácil implantar tantos processos em pouco tempo, mas decidimos mudar. Conseguimos ver onde estávamos errando, entender o que o cliente pensa sobre a empresa. A gente até esperava um bom resultado, mas não tão grande como o selo Ouro. Estamos muito felizes e agradecidos, pois só chegamos até aqui graças ao Sebrae, que ajudou a nos direcionar para o nosso foco, determinar nossa visão e missão no mercado”, conta a empresária.
O presidente do Simaco, Ademilson Milani, diz que, na maioria das vezes, as lojas de materiais de construção começam pequenas, vendendo areia, cimento, pregos e martelos, e vão crescendo aos poucos, de forma desordenada, acabam se transformando em depósitos, com muitos itens fora de lugar. Para ele, o processo de certificação é importante para levar modernização para a gestão das empresas do segmento, que precisaram romper uma barreia antiga do atendimento no balcão para o conceito de loja organizada em gôndolas.
“Quando chega um cliente oculto para avaliar o atendimento dos vendedores, a limpeza e a organização da loja, muitos comerciantes se atentam para a necessidade de mudanças. Com tantas multinacionais no mercado, os pequenos precisam se diferenciar pelo bom atendimento”, observa.
Para o presidente da Acomac Londrina, o Selo propõe mudanças na gestão que visam desenvolver os negócios e mantê-los competitivos no mercado. Ao lado do irmão, ele está à frente da Montten Construção e Acabamento, de Londrina, que conquistou o Selo do Comércio na categoria Prata, e confessa que, no difícil período da pandemia, alguns processos haviam sido deixados de lado e agora foram retomados na empresa.
“Todas essas mudanças na gestão visam melhorar o atendimento, pois entendemos que só assim será possível aumentar as nossas vendas. Com a loja organizada, bem apresentada, funcionários treinados, vamos impactar positivamente o consumidor”, pontua.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, explica que o objetivo do programa é o constante desenvolvimento das empresas nas mais diversas competências, com suporte nas áreas de gestão e ambiente de loja, para que os negócios alcancem melhor desempenho, maior lucro e que ofereçam um atendimento de qualidade aos consumidores.
“Na área da construção civil, sempre estão surgindo novos produtos, isso exige conhecimento de mercado. Os vendedores precisam transmitir a informação com clareza e segurança aos consumidores. Nossas pesquisas mostram que, muitas vezes, não é o preço que define a compra, mas o bom atendimento”, ressalta.
Conheça as empresas de materiais de construção que conquistaram o Selo do Comércio por categoria:
–
Bronze:
Master Tintas – Londrina
Romani Construção e Acabamento – Londrina
–
Prata:
Montten Construção e Acabamento – Cambé
Depósito Maringá – Londrina
Eletro Ponto – Londrina
Hidrofort – Londrina
Homefix – Londrina
–
Ouro:
Príncipe Casa e Construção – Londrina
New All Interiores – Londrina
Dr. Tem Tudo – Londrina
Pica Pau Materiais de Construção – Londrina
Deixe um comentário