Arquivos

Link Iguassu Valley define desafios para a criação de soluções inovadoras | ASN Paraná


Estão disponíveis para consulta pública os 52 desafios propostos pelo Link Iguassu Valley, um evento de inovação aberta que ocorrerá no próximo dia 16 de agosto, em Medianeira. Divididos em nove temas (gestão de pessoas; logística; inteligência competitiva e de processos; automação de processos de qualidade; gestão ambiental; automatização de processos operacionais; automação de processos de mediação; experiência do cliente; e desenvolvimento de método e modelos), os problemas foram propostos por nove grandes empresas paranaenses, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções por meio de empresas, universitários, startups e negócios inovadores da região oeste paranaense.

O evento, que está na quarta edição, visa conectar e, principalmente, incentivar a inovação aberta, que compreende que o processo de inovação não se limita à empresa, mas que ela pode e deve usar ideias e apoio de especialistas de fora do negócio.

“Muitas vezes, por melhor que seja a solução ofertada, é difícil chegar aos grandes players do mercado. Com o Link, o caminho é inverso: o ecossistema Iguassu Valley busca as dores das grandes empresas, lista em desafios e apresenta para os empreendedores, independente do porte dos negócios. Caso eles consigam demonstrar que conseguem atender a demanda, podem sair do Link com contatos e negociações avançadas para fornecer inovação para estas empresas âncoras”, explica o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.

Rodada matchmaking

Com os desafios disponíveis para conferência no site, a ideia é que os empreendedores possam verificar se podem, ou não, oferecer produtos e serviços prontos ou, também, desenvolver soluções personalizadas para as empresas. A partir daí, é possível fazer a inscrição pelo site e participar da rodada matchmaking que visa estabelecer a aproximação entre demandantes e os empreendedores.

Esta rodada será realizada no próximo dia 16 de agosto, no Lar Centro de Eventos (Avenida 24 de Outubro, nº 59), em Medianeira. Às 8h, será realizado o credenciamento e café de boas-vindas. A partir das 8h50, está programada uma palestra sobre inovação aberta e às 9h35 será aberto o espaço para a negociação.

As empresas demandantes terão um momento para apresentar mais detalhes dos desafios listados e, depois, ainda haverá apresentação de incubadoras, habitats de inovação, instituições de ensino, investidores e entidades que podem apoiar o crescimento das startups locais.

A partir das 16h, será o momento de habilitação dos solucionadores, onde os empreendedores inscritos deverão sinalizar quais desafios estão dispostos a encarar e, depois, às 16h30, será realizado o encerramento.

“Temos desafios de baixa, média e alta complexidade, o que quer dizer que qualquer empresa pode participar, esteja ela na etapa de ideação ou mesmo na tração. É uma oportunidade imperdível de conectar, fazer negócios e, principalmente, se posicionar diante das grandes empresas participantes”, pontua Alan Debus.

Nesta edição, as empresas demandantes são: Coopavel, Coprossel, Frimesa, Copacol, Eucatur, Lar, Copagril, Fiasul e Via Lácteos. A iniciativa é do ecossistema de inovação Iguassu Valley, com realização do Sebrae/PR, Lar e Frimesa; co-realização da Coopavel, sistema FIEP/Senai; apoio do Biopark, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Cientech, Fundetec e Associação Brasileira de Desenvolvimento industrial (ABDI) e patrocínio do Sistema FIEP, BRDE, Cresol e Indra.

Jornada após o matchmaking

Um dos diferenciais do evento é que ele não acaba no dia 16. Depois da rodada com foco na negociação, a programação do Link Iguassu Valley ainda contempla mentoria para os solucionadores habilitados no dia 23 de agosto; envio das propostas formais para as empresas demandantes; agendamento de reuniões entre demandantes e solucionadores e desenvolvimento dos projetos.

Na edição de 2022, por exemplo, depois de 111 pitches (formatos de apresentações rápidas voltadas a negócios) conduzidos por startups, empresas consolidadas, empresários autônomos, empresas júnior e instituições de ensino e apoio, em pouco mais de oito horas foram habilitadas 292 propostas para as empresas âncoras participantes.

A inscrição para o evento pode ser realizada por meio deste link até o dia 16 de agosto. A taxa é de R$ 75,00, que pode ser parcelada em até 12 vezes.



Leia a matéria no site do Sebrae