Linha Circular-Centro testa ônibus 100% elétrico e com poluição zero

Um ônibus movido 100% a eletricidade, sem emissão de poluentes, começará a circular em Curitiba nesta quarta-feira (3/10). O veículo Volare, da montadora BYD, ficará um mês em teste na linha Circular-Centro.

“É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio nem da fuligem dos veículos tradicionais, confortável e que tem a cara de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca durante a viagem feita nesta terça-feira (2/10) para conferir as características do veículo. O trajeto foi da Rodoferroviária de Curitiba ao Jardim Botânico”.

Lançamento do Ônibus 100% elétrico que irá circular na linha Circular Centro a partir dos próximos dias – Curitiba, 02/10/2018 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

“Pedi que a Urbs avalie a possibilidade de implantarmos uma linha com ônibus movidos à energia elétrica. Se tudo for aprovado, vamos encomendar quatro veículos inovadores”, completou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

O ônibus tem uma autonomia maior da bateria, diferentemente de versões anteriores, mais limitadas. A expectativa é de que ele rode 250 quilômetros por dia com uma carga cheia de bateria.

A linha Circular-Centro roda cerca de 160 quilômetros por dia. “Esperamos que este modelo confira autonomia suficiente para a linha”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro. Além das características ambientais – como emissão zero de poluentes e silêncio do motor –  o modelo em teste tem embarque facilitado para idosos, crianças e deficientes.

“A carroceria é amigável”, avaliou o prefeito, ressaltando que se trata de um veículo montado integralmente no Brasil, a partir de tecnologia chinesa.

Ajoelha
A suspensão pneumática faz o veículo baixar a altura do piso para facilitar o embarque de passageiros com problema de locomoção. Uma rampa na porta de entrada também facilita a mobilidade. “É como se o ônibus ajoelhasse para deixar a entrada no nível do solo, uma tecnologia que facilita o acesso”, explicou Ogeny.

A apresentação do veículo contou com a presença dos diretores da Urbs, Denise Vilela (Urbanização) e Aldemar Venancio Martins (transporte), além do presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba e Região Metropolitana), Maurício Gulin e de representantes da Volare em Curitiba.

 

TEXTO POR: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE CURITIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru acaba de ganhar mais um atrativo. É a Cafeteria Damas, que a partir deste mês funciona no térreo do centro de serviços públicos descentralizados mantido pela Prefeitura. O novo espaço gastronômico serve a quem desce no terminal de ônibus, procura os serviços públicos ou trabalha no local.

A cafeteria funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h30, e oferece salgados, doces e bebidas para lanches. Entre eles estão pão de queijo, salgados assados e fritos, bolo no pote, mini pizza, sorvetes de massa e picolés, sucos, refrigerantes, água, energéticos, chocolate quente cremoso e, é claro, café.

Que venha o público

“A cafeteria é muito boa. Venho umas duas vezes por semana e recomendo. Além de tudo, facilitou a vida de quem trabalha aqui”, diz a servidora da FAS (Fundação de Ação Social) Annelise Ferreira Leite, que leva o lanche para comer na sala.

Quem não está com pressa, pode saborear os quitutes nas duas mesinhas existentes no local ou mesmo no balcão. “Temos condições de servir até dez pessoas ao mesmo tempo”, conta o comerciante Gustavo Felipe Damas, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para tocar o empreendimento. “Resolvi encarar o desafio e está sendo bem interessante”, completa ele, que atuava na área de informática.

Para isso, Gustavo conta com a ajuda da mãe, Jucélia Aparecida Damas. Aposentada, ela ajuda a atender os clientes e também a organizar o espaço, que está em clima de Copa do Mundo.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Pátio Batel realiza promoção especial de Natal com “compre & ganhe” e sorteio de carro zero quilômetro

A partir do dia 24 de novembro, o Pátio Batel apresenta sua promoção de Natal: a cada R$700 em compras realizadas nas lojas do shopping, os clientes ganham um kit exclusivo de chocolates da Dengo. Além disso, os participantes que acumularem o mesmo valor recebem um cupom para concorrer a uma Land Rover Discovery SE zero quilômetro, com sorteio realizado no dia 27 de dezembro.

A promoção é válida até o dia 26 de dezembro e o sorteio será realizado no dia 27 de dezembro às 15h, com resultado divulgado nas redes sociais do shopping. Enquanto o kit de chocolates está limitado a uma unidade por CPF, até durarem os estoques, os cupons para sorteio do carro são ilimitados, com uma unidade a cada 700 reais de compras.

A programação do “Natal Mais Doce do Mundo” não para por aí! Inspirada na Galeries Lafayette, uma das mais encantadoras lojas de Paris, a decoração natalina traz um cupcake gigante de 3 metros de altura, um escorregador em forma de donut, um carrossel de pirulitos e muito mais.

A árvore é um espetáculo à parte, com uma altura de 20 metros e doces flutuantes que “voam” em torno dela, enquanto é possível ouvir músicas natalinas dentro da árvore. Já na fachada, estrobos piscantes deixam claro que o Natal chegou em Curitiba, com sua araucária iluminada. Pelos corredores, mais de 2 mil enfeites deixam o empreendimento ainda mais belo. Toda a campanha de Natal foi inspirada no tema do “Natal mais doce do mundo”, com sua principal mensagem “descubra o lado doce da vida”, que transporta as pessoas a um universo mágico e doce, que poderá ser encontrado na decoração do Pátio Batel.