Recentemente, o Paraná se destacou no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025, especialmente nas Licenciaturas, ocupando o segundo lugar em número de cursos avaliados. Com 181 entre os 457 cursos avaliados recebendo conceitos considerados excelentes, o estado supera a média nacional, evidenciando a qualidade na formação de professores.
Resultados do Exame
O estado paranaense registrou um total de 181 cursos com notas 4 e 5, que correspondem aos mais altos índices de avaliação. Isso representa 39,61% do total, ligeiramente acima da média nacional de 39,19%. O estado está atrás apenas de São Paulo, que obteve 337 cursos com essas classificações.
As instituições paranaenses, tanto públicas quanto privadas, tiveram 73 cursos avaliados em 58 municípios. Entre eles, 75 receberam a nota máxima de 5 e 106 a nota 4. Apenas 76 cursos foram classificados como regulares, com nota 3.
Desempenho das Universidades
A avaliação abrangeu 17 áreas, incluindo Pedagogia e Matemática. As universidades mantidas pelo governo estadual se destacaram, concentrando a maioria dos cursos com melhores notas. Juntas, somam 83 cursos que receberam notas de 5 ou 4, perfazendo 45,8% dos cursos de excelência no estado.
Para Maria Aparecida Crissi Knuppel, diretora da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os resultados reforçam o comprometimento do Paraná com a formação de educadores, evidenciando um crescimento contínuo no setor desde o último Enade.
Crescimento na Qualidade
Desde a avaliação anterior, em 2021, as universidades estaduais paranaenses aumentaram substancialmente o número de cursos avaliados com notas altas, passando de seis para 31. Entre os melhores do Brasil, está o curso de Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na modalidade EAD, classificado em quarto lugar.
Outros destaques incluem o curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que ficou em 19º lugar, e o curso de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na 22ª colocação. A UEM lidera com 16 cursos conceituados.
Novas Diretrizes para o Enade
A partir de 2025, o Enade passará a ter três modalidades: Enade para Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia, Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica e o Enade das Licenciaturas. Este último será realizado em duas etapas, combinando avaliação teórica e prática, visando a formação pedagógica dos alunos.
As avaliações ficarão a cargo do Inep e os resultados servirão como indicadores de qualidade da educação superior, além de continuarem sendo obrigatórios para os cursos de graduação, essenciais para medir o aprendizado dos estudantes.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



