Arquivos

Exposição Perspectivas Matutinas propõe pensar a importância do café da manhã como um ritual diário

by Jon K. Roz

A multiartista Fabiola Hasegawa realiza sua primeira exposição individual de arte, de 06 de novembro a 04 de dezembro, na sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap/PR), em Curitiba. 

A exposição Perspectivas Matutinas, com 20 obras em aquarela e uma tela acrílica, propõe ao público pensar sobre café da manhã como um ritual diário – e a importância desse hábito para gerar mais disposição e vivacidade na rotina. As obras, inéditas, foram desenvolvidas entre julho e outubro de 2022 a partir de fotos enviadas por voluntários e representam diferentes formas de se ver e consumir o café da manhã.

Todo o processo, desde a criação até a execução da exposição, foi coletivo e incentivado pelos apoiadores da artista. O início se deu com a rifa da obra “Coragem”, nos meses de maio e junho de 2022. A partir daí, a exposição pôde ser viabilizada através de parcerias, trocas e apoios financeiros. 

A artista, que compartilha seu ritual de café da manhã diariamente e suas redes sociais, é uma incentivadora da arte independente, defensora do pequeno produtor, da alimentação natural e da produção local. A divulgação desses valores em suas redes sociais ajudou a criar uma comunidade que apoiou esta primeira exposição individual como artista independente, um marco em sua carreira. “Esse projeto só está sendo viabilizado porque muitas pessoas acreditam no valor da arte e na importância do meu papel como artista”, comemora Fabiola.

Doação de alimentos

A exposição também inclui uma ação beneficente. Os visitantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível para a Liga Brasileira de Lésbicas, entidade que apoia mulheres de áreas periféricas, população negra, mulheres lésbicas, bissexuais e transsexuais, indígenas e ainda ajuda na confecção de marmitas para população em situação de rua.

São patrocinadores do evento: Alecrim Dourado Formação Musical, Encantar, Studio Matiz, PINC e Aqui na Mata. São apoiadores: Agência Ciano Flow, Chá Contigo, Guinomo Filmes, Manifesto Café, Tutu Sapatilhas, Canson, Padaria América, Tangerina Café, Veg Urano, Ana Souza Culinária e Apap. 

A Apap/PR, que recebe a exposição, está localizada na Av. Jaime Reis nº 107, na galeria que fica sob a arquibancada das Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Sobre a artista

Fabiola é natural de Dourados (MS) e mudou-se para Curitiba em 2014. Trabalha com arte há cerca de cinco anos e nesse período já ofereceu oficinas de aquarela para iniciantes, atendeu diversos clientes com projetos personalizados a partir de diferentes técnicas artísticas e participou de feiras de arte em Curitiba, Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul.

Seu nome artístico é Ainodesain, que, em japonês, significa a “materialização do amor em desenho” (tradução livre). “Meus projetos são feitos de mensagens de amor e inspiração transformados em aquarela, pinturas na parede, estampas, criações para livros, personalização de objetos, entre outros”, define. 

Sobre a Apap/PR

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há quase 40 anos vem escrevendo sua história como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba”, exposições em espaços oficiais como Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Memorial de Curitiba, entre outros. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

Serviço

Exposição Perspectivas Matutinas – Fabiola Hasegawa, Ainodesain

Período de exposição: de 06 de novembro a 04 de dezembro de 2022

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Parána – Apap/PR 

Endereço: – Av. Jaime Reis nº 107, lojas 7 e 11, Largo da Ordem (sob a arquibancada das Ruínas de São Francisco).

Horário de visitação: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30; domingo das 10h às 13h30.

Telefone: (41) 3232–0408
Instagram da artista: www.instagram.com/ainodesain 

Instagram da Apap: www.instagram.com/apap_pr