Leão do Zoológico de Curitiba morreu na manhã desta segunda-feira

O Zoológico de Curitiba amanheceu triste nesta segunda-feira (3/8). O leão Simba, que chegou ainda filhote ao zoo há 18 anos e já havia ultrapassado a expectativa de vida da espécie fora da natureza, morreu nesta manhã com sinais de senilidade.

De acordo com as informações da equipe técnica, recentemente o animal vinha apresentando problemas nas articulações, tinha dificuldade para se locomover e estava sob medicação para dor. 

“Leões vivem 13 anos na natureza e dificilmente ultrapassam os 18 quando estão fora dela, como aconteceu com o Simba”, lembrou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Simba marcou presença no Zoo de Curitiba por bastante tempo e, como um dos moradores prediletos do local, ajudou a equipe de Educação para a Conservação da Fauna a ensinar diversos curitibinhas como ninguém.

Em março deste ano, foram comemorados os 18 anos da chegada dele ao zoo, ainda filhote. Ele foi resgatado de uma residência, onde era tratado como animal de estimação, em condições nada adequadas para a espécie. 

“Ele foi entregue para os cuidados da nossa equipe bastante debilitado, com problemas metabólicos e dermatológicos severos e se recuperou de modo admirável”, observou Evaristo.    

Simba deixa as filhas Leona e Nala, leoas que já nasceram fora da natureza e completam 14 anos em outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sanepar divulga tabela de rodízio de água para Curitiba e RMC até 30 de novembro

De outubro de 2019 a setembro de 2020, as chuvas somaram 834 milímetros

A Sanepar reforça a importância do uso racional da água até que as chuvas voltem à normalidade. As tabelas de rodízio da Grande Curitiba até 30 de novembro foram divulgadas nesta quinta-feira (19).

De outubro de 2019 a setembro de 2020, as chuvas somaram 834 milímetros. A média histórica para esse período é de 1.437 milímetros: o déficit hídrico está em 603 milímetros.

Nesta quinta-feira (19), o nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana é de 29,46%.

Confira as tabelas clicando aqui.

Informações Banda B.

Mutirão contra pólio terá pontos de drive-thru e em unidades de saúde neste sábado (21)

Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças

Neste sábado (21/11) Curitiba terá mutirão de vacina contra a poliomielite e multivacinação. A Secretaria Municipal da Saúde vai oferecer drive-thru da “gotinha” em seis pontos da cidade e também abrirá quatro Unidades de Saúde onde, além da pólio, serão oferecidas doses da multivacinação para crianças e adolescentes.

Com o mutirão da vacina em dez pontos da cidade, a Prefeitura quer aumentar a proteção de crianças na faixa etária entre 1 ano e menos de 5 anos contra a doença que causa paralisia infantil, e também contra  meningite, pneumonia, tuberculose, caxumba, rubéola, sarampo.

Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças. Mesmo com a carteira vacinal em dia, é necessário a nova dose de reforço.

O mutirão da vacina será das 9h às 17h, com um ponto em cada região da cidade. Quem comparecer deve apresentar a carteira de vacinação.

“O ano realmente é atípico em razão da pandemia, mas nossas unidades e profissionais estão totalmente preparados para atender a população com total segurança. A vacinação é fundamental para que não tenhamos a volta de doenças graves como a paralisia infantil, que causou perdas e sequelas graves nas crianças em décadas anteriores”, afirma Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

O sistema drive-thru é exclusivo para a vacina da gotinha, que também será oferecida nas quatro unidades de saúde que abrirão no sábado especialmente para a vacinação.

Combo contra 20 doenças

Para crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de idade as unidades de saúde que ficarão abertas no sábado vão oferecer também doses da multivacinação, um combo de proteção contra 20 doenças.

Estão no pacote da multivacinação: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV (câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A e hepatite B.

A meningo ACWY é uma novidade neste ano, e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e está disponível para adolescentes de 11 a 12 anos.

Locais do mutirão da vacina deste sábado

Horário: das 9h às 17h

Drive-thru da gotinha
Cajuru – Rua da Cidadania do Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru
CIC – Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, CIC
Matriz – Praça Ouvidor Pardinho – Rua Nunes Machado, Rebouças
Portão – Estacionamento do supermercado BIG – Rua Arthur Bernardes, 1.250, Santa Quitéria
Pinheirinho – Associação Centro de Educação Cristã Acadêmica – Rua Major Vicente de Castro, 2.575, Fanny
Boqueirão – Rua da Cidadania do Boqueirão, na Praça do Carmo – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430

Unidades de Saúde – Pólio e multivacinação
US Campina do Siqueira- Rua Gen. Mário Tourinho, 1.684, Campina do Siqueira
US Rio Bonito – Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana
US Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro Jr, 314, Bairro Alto
US São João Del Rey – Rua Realeza, 259, Sítio Cercado

Informações Banda B.