Ladies Ensemble traz as três culturas para o palco, num concerto que celebra a paz e o entendimento

O próximo concerto da Orquestra Ladies Ensemble será uma verdadeira celebração do espírito de irmandade. Nos dias 12 e 13 de agosto, o “Concerto Concerto Étnico – As 3 Culturas” levará ao palco do Auditório Regina Casillo músicas antigas das culturas árabe, cristã e judaica. A época focada, entre os anos 1100 e 1200, foi um momento em que esses povos conviviam em harmonia. A realização é do Solar do Rosário.  
A música é uma linguagem universal, capaz de tocar a alma dos ouvintes. O concerto concebido pela fundadora, diretora artística e musical da orquestra Fabiola Bach Akel traz mais do que a arte musical, mas uma rica tradição cultural, que propõe uma profunda reflexão.  

Na Península Ibérica, árabes, judeus sefarditas e cristãos compartilharam em vários séculos de história comum, idiomas perfeitamente entendidos entre si, refrões, contos, lendas, vivências e, ainda, tristes desencontros produzidos ao longo de séculos de convivência e separação. “O Sul da Espanha naquela época era muito desenvolvido. Em Córdoba e Toledo eles já tinham iluminação pública, a parte cultural era muito evoluída, havia um entrosamento entre as culturas. Dali saíram alguns grandes tratados de Medicina, de História, de Astronomia”, conta Fabiola.  

Este concerto reúne um legado extraordinário, uma herança cultural que ainda se mantém viva na língua ladina – semelhante ao castelhano, uma mistura do hebraico com os idiomas da região, amplamente falada no passado, hoje restrita a alguns povos depositários deste verdadeiro tesouro – que neste espetáculo extravasa na musicalidade. Fabíola, modestamente, lembra por meio da música que há caminhos capazes de levar povos irmãos ao entendimento.  

Para contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe, o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis. Como os concertos têm incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os ingressos têm valores acessíveis.  

Instrumentos e cantoras

Naquela época e local, havia uma maioria árabe, que também falavam outra língua, o algemiado – espécie de mistura entre o árabe e o espanhol. Sua influência na música das outras duas culturas fica evidente nos instrumentos musicais compartilhados por todos: pela similaridade, há momentos em que não é possível identificar de qual etnia é a música.  

Para reproduzir essa riqueza, a orquestra traz instrumentos da época, como o alaúde, que será tocado pelo solista convidado Abed Tokmaji. Refugiado sírio, Abed mora em Curitiba e é irmão da integrante da Ladies Ensemble Myria Tokmaji, que trouxe para a orquestra a sonoridade do qanum, instrumento de cordas originário do século X. “Inserimos o qanum com a Myria em 2018. Foi um desafio fazer essa conversa entre ele e os instrumentos ocidentais modernos”, diz Fabiola. Desta vez, além do qanum, a conversa inclui o alaúde.  

Lucia Loxca, esposa de Aded, também participará do concerto, como cantora. A ela caberá o repertório andaluz. A mezzo soprano Daniele de Oliveira, de Curitiba, canta as músicas cristãs e de São Paulo vem a cantora Fortuna, responsável pelas obras em sefaradi e hebraico.  

“É linda essa escolha da Fabiola e da Orquestra de trazer um tempo áureo, de grandes avanços. Além da convivência pacífica e da riqueza cultural, foi um berço de uma civilização e cultura que trouxeram a Filosofia, a Ciência, era uma época muito iluminada. E uma grande oportunidade ouvir uma música tão antiga, tão importante para a História, com instrumentos antigos”, afirma Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário.  

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.  

O apoio a causas da mulher é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.  

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.  

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. Conta com apoio de Casillo Advogados e Cia da Roupa, Hotel Bourbon. A instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli.

Serviço Concerto Étnico – As 3 Culturas
Datas: 12 e 13 de agosto de 2022
Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h
Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR
Ingressos: R$ 35 (inteira) / R$ 17,50 (meia) Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | diskingressos.com.br/ Estacionamento gratuito no local  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras

O projeto “Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras” busca dar voz a mulheres em situação de vulnerabilidade a partir da criação de um espaço de diálogo e aprendizado compartilhado. Entre os dias 08 e 11 de março, serão realizadas em Curitiba oficinas e rodas de conversa que estimulem a reflexão e a capacidade de expressão dessas mulheres que buscam a transformação de sua realidade. 

Durante as oficinas de escrita criativa, haverá leitura de textos de ficção e autobiográficos e a discussão de técnicas que incentivem práticas de escrita e registro de memórias, reflexões, sentimentos, aspirações e fronteiras cruzadas pelas participantes. Nas rodas de conversa e manifestações culturais propostas, mulheres artistas migrantes que se destacam na cena cultural de Curitiba irão compartilhar suas experiências e trajetórias, inspirando outras mulheres migrantes ou em situação de risco social a contarem sua própria história. 

Os textos mais representativos produzidos durante as oficinas serão reunidos posteriormente em um livro digital com acesso livre para o público. O projeto foi aprovado no edital de Ações Afirmativas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o apoio do Instituto Edésio Passos.

Programação gratuita:

08 e 09/03 – (quarta e quinta-feira)

19h às 21h | Oficina de escrita criativa 

Vida, voz e corpo: a escrita a partir das reflexões sobre o feminino

Ministrantes: Miriam Adelman e Tatjane Garcia

10/03 – Sexta-feira

19h |Roda de conversa “Da África para o Brasil: o desafio de traduzir realidades”

Cassiana Pizaia (Brasil)

Delfina Amarilis (Angola)

Gloire Nkialulendo Mvangi (Congo)

Miriam Adelman (EUA/Brasil)

Mediação: Tatyana Friedrich

21h30 | Apresentação musical: Coral Vozes de Angola

11/03 – Sexta-feira

15h | Roda de Conversa “Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras”

Cláudia Montenegro (Brasil/Uruguai)

Myria Tokimaji (Síria)

Ninoska Pottella (Venezuela)

Mediação:  Tatyana Friedrich

16h30 | Apresentação Musical: Cláudia Montenegro, Ninoska Pottella e Duo Alma Síria

17h30 |Oficina de salsa com Rozmely Lopez (Venezuela)

Serviço:

Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras

De 08 a 10 de março às 19h

11 de março das 15h às 17h30

Local: Instituto Edésio Passos

Endereço: Rua XV de Novembro, 467, Centro

Informações: 41 99997-5673 – @institutoedesiopassos

6 espetáculos gratuitos para curtir o teatro no fim de semana

Na agenda do sábado (25/02), às 14h tem “A roupa nova do rei”; às 16h, se apresenta o Circo S/A; e às 18h, “Trigêmios”. No domingo (26/02), tem “Histórias de um ratinho sonhador”, às 11h; seguido por “Alípio no mundo da cooperação”, às 16h; e para finalizar, o espetáculo “Circo de um homem só”, às 18h. 

Não tem desculpa para não sair de casa e se divertir, as apresentações possuem o Ingresso Consciente, ou seja, o público, consciente do trabalho envolvido para realização do evento e do valor que ele dá para vivenciar esta experiência, escolhe se quer ou quanto acha adequado pagar pelo seu ingresso, de acordo com a sua condição financeira. O dinheiro das entradas vai para o pagamento dos custos da apresentação como, equipe técnica, alimentação, divulgação, e o restante é dividido entre os grupos participantes. 

O teatro está localizado dentro do Shopping Estação, no piso L2. Os ingressos estão à venda no site https://www.diskingressos.com.br

Serviço
6 espetáculos de teatro com ingresso consciente
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br
Onde: Teatro Regina Vogue 
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com