Jaime Lerner deixa legado como arquiteto, urbanista e político

Jaime Lerner nasceu em Curitiba e aqui deixou o seu legado. O arquiteto, urbanista e ex-político tinha 84 anos e morreu nesta quinta-feira (27) em decorrência de complicações de doença renal crônica, no Hospital Evangélico Mackenzie, na Capital.

Era arquiteto e planejador urbano, formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964. Foi um dos grandes responsáveis pela modernização da capital nos anos 90, referência em planejamento urbano.

Andando por aí encontramos sua história na Rua XV de Novembro, a primeira via exclusiva para pedestres do Brasil. Nas canaletas para ônibus, nas famosas estações-tubo e no sistema integrado de transporte coletivo. Na imagem ecológica de Curitiba, com a campanha que ensinou os curitibanos a separar o Lixo Que Não É Lixo. No pôr do sol do Jardim Botânico, em uma tarde na Ópera de Arame ou em uma voltinha na Rua 24 Horas.

Foi também responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1965, participou do desenvolvimento do Plano Diretor da Capital que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade. Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: nos períodos de 1971/75, de 1979/83 e de 1989/92.

Durante sua primeira gestão como prefeito, Lerner consolidou as transformações da cidade e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Nas duas administrações seguintes, além das ações de vanguarda no planejamento urbano, Lerner intensificou um amplo programa que resultou em avanços na área social, destacando Curitiba como uma das cidades com um dos maiores índices de qualidade de vida entre as principais capitais do mundo.

Foi eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998. Apoiado em uma política de atração de investimentos produtivos, o Paraná se consolidou como um polo industrial do País. A exemplo da experiência bem sucedida de Curitiba, Lerner se dedicou a questões de logística, educação, saneamento e lazer.

Essa preocupação, intensa principalmente na área social, de educação e de atenção à criança, renderam ao Governo do Paraná o prêmio Criança e Paz da Unicef, para os programas “Da Rua para a Escola”, “Protegendo a Vida” e “Universidade do Professor”.

ARQUITETURA 

Em sua carreira como arquiteto e urbanista, Jaime Lerner alçou voos internacionais. Ele se formou em arquitetura e engenharia e, a partir de 1970, fez de Curitiba uma referência mundial em urbanismo a partir do modelo de transporte BRT – que, inspirado nos metrôs, acelera a velocidade dos ônibus através de canaletas exclusivas em vias expressas que cortam a cidade.

Além de implementar o sistema, foi durante a sua gestão que os principais cartões-postais da Capital paranaense foram desenhados: o calçadão da Rua XV de Novembro (antes aberta parra carros), a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e a Rua 24 Horas – todos fruto do trabalho conjunto de um time de arquitetos liderados por ele, que revolucionaram sua geração dentro do IPPUC.

O seu escritório, Jaime Lerner Arquitetos Associados, também é responsável pelo planejamento urbano de diversas outras cidades do Brasil, como Balneário Camboriú, e projetos como a nova orla do Guaíba, em Porto Alegre.

Seu trabalho como urbanista levou Lerner a ser citado pela revista Time em 2010 como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo. Em 2018, foi reconhecido pela revista norte-americana Planetizen como o segundo maior urbanista da história.

DESPEDIDA 

Lerner era viúvo da ex-primeira-dama Fani Lerner, falecida em 2009. Deixa duas filhas: Andrea e Ilana, que atualmente dirige a Biblioteca Pública do Paraná.

LUTO

O governador Ratinho Junior manifestou imenso pesar e decretou luto oficial de três dias pela morte de Jaime Lerner.

“Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o povo do Paraná”, disse o governador.

“Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora. Um exemplo que ficará marcado eternamente pelas centenas de obras espalhadas pelo nosso Estado”, reforçou Ratinho Junior.

No Palácio Iguaçu, as bandeiras ficarão a meio mastro durante todo o período de luto.

REPERCUSSÃO

Edson Fachin, ministro do STF

“O Paraná e o Brasil perdem uma de suas melhores inteligências. Jaime Lerner traduziu em sua vida uma respeitável carreira acadêmica, profissional, e de vida pública desvelada ao sentido permanente da existência. Fica a memória de quem com sensibilidade compreendeu o efêmero e com serenidade se inscreveu na história. Brasília, 27 de maio 2021”.

Sergio Moro

“Triste o falecimento do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner. Minha solidariedade aos familiares. Como arquiteto, urbanista e gestor, fez de Curitiba uma referência positiva mundial”.

Ademar Traiano (PTB), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

“Perdemos uma das maiores lideranças políticas do nosso estado. Um homem de uma cultura invejável, respeitável em todo o mundo como arquiteto, pensador. Deixa uma bagagem na história digna e elogiável em nosso estado. Uma perda irreparável no mundo político, no mundo cultural e principalmente pela visão de estadista que Jaime Lerner teve e construiu em todo o mundo”.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

“O Brasil perde um grande homem público, extraordinário arquiteto e urbanista. A morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, comove a todos. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos”.

Cida Borghetti, conselheira da Itaipu Binacional

“O Paraná perdeu hoje Jaime Lerner. Um homem à frente do seu tempo. Um Urbanista visionário e um político arrojado. Reconhecido internacionalmente, Lerner deixou marcas que transformaram Curitiba e o Paraná. Com ele tive a honra de ser a primeira mulher a chefiar o escritório do Paraná em Brasília. Obrigada, meu grande amigo, pela oportunidade, pelas palavras sempre amáveis e pelos sábios conselhos. Meus sentimentos a Andrea, Ilana e a todos os familiares. Sentiremos saudades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19.

Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.

Vacinação

No início do mês, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação, inclusive da covid-19. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a doença na população com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, como idosos acima de 60 anos de idade e pessoas com deficiência.

Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.

As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.

Fonte: Veja a matéria no site da Agência Brasil

Seminário do Hospital Costantini discute o cuidado com atletas de alto rendimento

O Hospital Cardiológico Costantini promove nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, o seminário “A importância da linha de cuidado no atleta de alto rendimento”, destinado a atletas, profissionais do esporte e da saúde e demais interessados no tema.

O seminário, gratuito, pode ser assistido de forma presencial ou em transmissão online, pelo canal do hospital no YouTube (@HospitalCardiologicoCostantini).

Na sexta-feira, das 19h05 às 21h45, serão discutidos temas como desafios para estruturar um projeto esportivo dentro de um clube profissional de futebol, avaliações médicas, lesões em atletas, sobrecargas em treinamentos, nutrição e reabilitação.

No sábado, das 8h05 às 12h, os temas serão a importância dos testes de campo, percepção de bem-estar, recuperação e projeto esportivo olímpico.

As palestras e discussões ocorrerão no auditório do Hospital Cardiológico Costantini, na rua Pedro Collere, 890, bairro Vila Izabel, em Curitiba. Participantes presenciais receberão certificado.

Programação completa

Sexta-feira, 10

Abertura: Dr. Costantino Costantini

19h05 às 19h25 – Quais os principais desafios para estruturar um projeto esportivo dentro de um Clube Profissional de futebol?  Prof. Lucas Drubski – Head Esportivo do Coritiba Foot Ball Club (PR).

19h25 às 19h45 – Como estruturar o departamento de saúde de um Clube Profissional de Futebol? Prof. Rodrigo Pignataro – Gerente de Formação e Desenvolvimento do Coritiba Foot Ball Club (PR)

19h45 às 20h05 – A avaliação médica pré participação deve ser o início da linha de cuidado em atletas de futebol? Como fazer? Dr. Fernando Willington – Médico do Esporte do Hospital Costantini (PR)

20h05 às 20h25 – O desafio da translação do conhecimento. Como tentar superar esta barreira dentro de projetos desportivos em grupos transdisciplinares? Prof. Rafael Michel de Macedo – Diretor de Prevenção do Hospital Costantini (PR)

20h25 às 20h45 – Discussão. Coordenação: Prof. Rafael Michel de Macedo (PR) Debatedores: Prof. Lucas Drubski (PR), Prof. Rodrigo Pignataro (PR), Dr. Fernando Willington (PR)

20h45 às 21h00: Quais as principais lesões em atletas profissionais de futebol? Dr Roberto Tauchmann– Médico do Coritiba Foot Ball Club (PR)

21h00 às 21h15: Quais marcadores fisiológicos auxiliam no controle da sobrecarga do treinamento e auxiliam na prevenção de lesões? Prof.Felipe Wallback- Coordenador de performance e saúde (PR)

21h15 às 21h30: Qual o papel da nutrição da prevenção de lesões? Nutricionista Ms. Cristiane Mara de Carvalho- Hospital Cardiológico Costantini (PR)

21h30 às 21h45: Como conduzir a transição entre a reabilitação e o treinamento? Fisioterapeuta Lucas Tadeu Espindula de Araujo- Four Fisio (PR)

Discussão: Coordenação: Prof. Rafael Michel de Macedo (PR) Debatedores: Dr. Roberto Tauchmann (PR) Fisiologista Felipe Wallback (PR) Nutricionista Ms. Cristiane Mara de Carvalho (PR) Fisioterapeuta Lucas Tadeu Espindula de Araújo – Four Fisio (PR)

Sábado, 11

08h05 às 08h25: Lesões por sobrecarga em atletas de alto rendimento. Como prevenir? Dr Paul Andre Alain Milcent- Médico Ortopedista do Hospital Cardiológico Costantini (PR)

08h25 às 08h45: A importância dos testes de campo para a prescrição e controle de cargas de treinamento em modalidades individuais e olímpicas.  Prof. Rafael Michel de Macedo – Diretor de Prevenção do Hospital Costantini (PR)

08h45 às 09h05: A percepção do bem-estar é indispensável na adequação de cargas de trabalho de atletas? Por quê? Fisiologista Giulliano Gardenghi- Hospital Encore (GO)

09h05 às 09h25: Recovery. Quando e como fazer? Fisioterapeuta Bruno Machado Maranoze – Four Fisio (PR)

09h25 às 10h: Discussão. Coordenação: Prof. Rafael Michel de Macedo (PR). Debatedores: Dr. Paul Andre Alain Milcent (PR), Fisiologista Giuliano Gardenghi (PR), Fisioterapeuta Bruno Machado Maranoze (PR)

10h00 às 10h25: Quais os principais desafios para estruturação de um projeto esportivo olímpico no Brasil? Prof. Emerson Appel- Gerente de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes (SP)

10h25 às 10h50: Qual a importância da linha de cuidado no treinamento de atletas de alto rendimento de modalidades olímpicas? Dr. Fernando Willington- Médico do Hospital Cardiológico Costantini (PR)

10h50 às 11h15: Qual o papel do Head Coach dentro de um projeto desportivo olímpico? Prof. Rafael Michel de Macedo – Diretor de Prevenção do Hospital Costantini (PR)

11h15 às 12h00: Discussão. Coordenação:Prof. Rafael Michel de Macedo (PR). Debatedores: Prof. Emerson Appel (SP), Dr. Fernando Willington (PR)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com