sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
InícioNotíciasMeio AmbienteInvestir em empresas ecologicamente corretas reforça sustentabilidade

Investir em empresas ecologicamente corretas reforça sustentabilidade

Cada vez mais os brasileiros valorizam as empresas comprometidas com o meio ambiente e as práticas de sustentabilidade. Essa postura corporativa é considerada um diferencial competitivo, responsável por atrair consumidores e contribuir para o melhor desempenho dos negócios

.

Divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pesquisa realizada pela agência Union+Webster revelou que 87% dos consumidores do país optam por produtos e serviços de empresas com viés de sustentabilidade. Desse grupo, 70% afirmaram não se importar em pagar mais caro por isso.

A valorização desses negócios refletiu na criação de três índices de sustentabilidade pela Bolsa de Valores (B3): o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e o Índice Great Place to Work (IGPTW B3).

Dessa forma, são disponibilizados ativos de empresas que mantêm práticas de responsabilidade social e ambiental para que os investidores reforcem tal postura e lucrem com ela.

Carteiras de índices

No início deste ano, a B3 divulgou as novas carteiras dos três índices de sustentabilidade. Um dos destaques foi o crescimento dos números conquistados pelo ICO2 B3, que agora reúne 67 ativos pertencentes a 64 empresas de 29 setores da economia. 

Segundo a B3, trata-se da maior carteira para o índice desde a sua criação, em 2010. O valor de mercado é estimado em R$ 2,89 trilhões. Entre as empresas que compõem a carteira estão Ambev (ABEV3), brMalls (BRML3), Cielo (CIEL3), Localiza (RENT3), WEG (WEGE3) e a própria B3 (B3SA3).

Outro destaque foi o lançamento da primeira carteira do IGPTW B3. O índice, criado pela B3 em parceria com o Great Place to Work, reúne as empresas listadas na bolsa que são certificadas como os melhores lugares para se trabalhar. 

A primeira carteira do IGPW B3 conta com ações de 47 empresas, como Alpargatas (ALPA4), Arezzo (ARZZ3), Getnet (GETT11), Lojas Renner (LREN3) e Odontoprev (ODPV3).

Já a carteira do ISE B3 é composta por 46 ações, sendo cada uma delas pertencente a uma companhia diferente, representando 27 setores da economia. Segundo estimativa da B3, o valor de mercado é de R$ 1,74 trilhão.

O ISE B3 é composto por companhias comprometidas com a sustentabilidade empresarial, de acordo com as práticas de ESG. A sigla significa “environmental, social and governance”, expressão que pode ser traduzida para o português como governança corporativa, social e ambiental.

Na carteira do ISE B3, estão presentes nomes como Americanas/B2W (AMER3), Azul (AZU4), Cemig (CMIG4), Cosan (CSAN3), Klabin (KLBN11) e Suzano (SUZB3).

Orientações

No mercado financeiro, o acompanhamento dos índices desenvolvidos pela B3 auxilia o investidor na tomada de decisões sobre o melhor momento para investir em uma empresa ou setor.

Para os investidores que desejam fomentar iniciativas sustentáveis no ambiente corporativo, a orientação é ficar atento ao comportamento do ICO2 B3, do IGPTW B3 e do ISE B3. Por meio dessa análise, é possível mensurar o desempenho e ter maior clareza na hora de realizar o investimento.

Já para investir nas ações de empresas listadas na B3, é necessário abrir conta em uma plataforma de investimentos. O comando de compras e vendas é feita em um ambiente on-line e protegido.

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão