Instituto inaugura Centro Cultural para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Curitiba

Viva uma vida que muda vidas. Com este propósito, o Instituto Incanto inaugura nesta sexta-feira, dia 30 de julho, o Centro Cultural Incanto, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR). Com cerca de 330 metros quadrados, o espaço será um centro artístico e cultural e contará com uma equipe voluntária de 15 professores e oito professores de atividades socioemocionais, com uma estrutura completa para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O espaço é a primeira unidade acelerada pela rede Gerando Falcões na capital paranaense, que tem o objetivo de criar pontes entre a periferia e o centro através da cultura, esporte, capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo. 

O Centro Cultural é uma extensão do trabalho em rede que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto Incanto, que atua desde 2017 buscando professores de arte e cultura disponíveis para atuar em ONGs parceiras de Curitiba e região metropolitana, sendo um espaço de desenvolvimento de voluntários e fortalecimento comunitário. “Desde 2019, o presidente da CID – Centro Integrado de Digitalização, Reginaldo Jung, estava observando o trabalho do Incanto.

Foto: Divulgação

A CID passava por um momento conturbado e Jung pretendia fechar a ONG. Mas ele teve uma ideia que mudaria os nossos rumos e nos convidou para assumir a gestão do espaço e colocar em prática o Centro Cultural Incanto, continuando o atendimento às crianças da região e impactando a comunidade local”, explica como surgiu a oportunidade do Centro Cultural, Camila Casagrande, fundadora e CEO do Instituto Incanto.

A inauguração do Centro Cultural Incanto será dividida em dois momentos: a solenidade on-line, que será para o público em geral no canal próprio do YouTube e terá transmissão das 18h30 às 20 horas; e o atendimento presencial será somente para equipe fixa e professores do espaço. Os apoiadores e parceiros poderão agendar horário entre 9 horas e 16 horas, no dia da inauguração e também na semana seguinte, com limite máximo de 4 pessoas por horário, respeitando os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia de Covid-19.

Estrutura para atender até 200 crianças e adolescentes por mês

Atualmente, o Instituto Incanto conta com cerca de 120 voluntários ativos e já impacta a vida de 510 crianças e adolescentes por meio de 17 ONG´s parceiras distribuídas em 11 comunidades diferentes em Curitiba e Região Metropolitana.

O Centro Cultural Incanto possui em sua estrutura com quatro salas onde o Instituto Incanto poderá atender de forma gratuita 200 crianças e adolescentes por mês, que irão frequentar o local de segunda a sábado, com matrículas para as atividades artísticas e pedagógicas específicas, participando de forma alternada quatro vezes por semana. Além das salas de atividades e salão principal, há também refeitório, banheiros e sala da equipe administrativa do Centro que trabalham em tempo integral no espaço.

Foto: Divulgação

“A nossa missão é encantar e transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas comunidades por meio da Cultura e da Arte, como ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O nosso objetivo é formar jovens para saírem daqui com visão de futuro, por isso pensamos na arte como um todo, como um preparatório para a vida”, afirma a fundadora do Instituto Incanto.

Um dos propósitos do Centro Cultural é utilizar a cultura e a arte como ferramenta para desenvolvimento social e, por isso, o programa inclui diversas atividades, como esportes – com o Muay Thay e o Futebol – e cultura e música – com dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia, aulas de canto, percussão, violão e instrumentos de Corda e Sopro.

Atendendo o avanço das novas tecnologias também estão contemplados no programa do novo espaço o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação, além do Inglês, essencial para a área. Um dos diferenciais do programa são as atividades pedagógicas que incluem temas como Diversidade, Direitos Humanos, Empoderamento e Auto Conhecimento, Violências, Ecologia e respeito ao Meio-Ambiente.

“O nosso objetivo é ampliar a visão de mundo e também gerar artistas no futuro, mostrando que nossas crianças e adolescentes podem ser sim quem elas quiserem na vida. Nosso objetivo é atender cerca de 2.200 crianças, jovens e adultos até o final de 2022, por meio do Centro Cultural, do projeto Caçajeito e da frente de expansão com as aulas descentralizadas. Vamos transformar o mundo, uma vida por vez”, complementa Camila Casagrande, do Instituto Incanto.

Além do Centro Cultural, o Instituto também fez uma parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Santos Andrade, para a realização de cursos de qualificação profissional de desenvolvimento comunitário para jovens e adultos por meio do projeto Caçajeito. Até 2022, a ONG pretende iniciar as Cias. de Dança e Teatro com adolescentes que participam da ONG e dar início a sua própria orquestra.

Como fazer parte do Instituto Incanto?

Quem tiver interesse em fazer parte dos projetos, de forma voluntária ou por meio de doações em dinheiro ou materiais, ou se inscrever de forma gratuita nas atividades esportivas, culturais ou de educação, pode entrar em contato pelo e-mail contato@institutoincanto.org.br ou pelo telefone (41) 3078-1358. Mais informações, acesse https://www.institutoincanto.org.br

Sobre o Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações.

Serviço:

Inauguração Centro Cultural Incanto – Instituto Incanto

Data: 30/07/2021 

Horário: das 9h às 20h (Presencial e On-line)

Endereço: Rua Prof Ulisses Vieira, 2934 – Santa Quitéria – Curitiba – PR

Contato: (41) 3078-1358/ 9 9223-5118

Link para acompanhar inauguração on-line, a partir das 18h30: www.youtube.com/institutoincanto

Mais informações: www.institutoincanto.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição de flores gigantes é atração no Shopping Crystal

Criações que já cativaram famosas como Gisele Bundchen, Déborah Secco, Cléo Pires e Xuxa têm mais de 1,5m, variedade de cores e tipos de flores que encantam quem passa pelo shopping até fevereiro

Já se imaginou no mundo de Alice no País das Maravilhas? Esse é o objetivo da exposição de Flores Gigantes “Bem me Quero”, da designer Jacqueline Benevides, exibida no piso L2 do Shopping Crystal. Aberta ao público, a exposição busca transportar o expectador para um mundo diferente, sendo possível contemplar a harmonia das cores e formas da natureza. Além disso, a artista buscou trabalhar o lúdico e a conexão consigo mesmo, o bem querer a si próprio.

As flores são feitas 100% manualmente e levaram dois meses para serem montadas. Celebridades como Gisele Bundchen, Déborah Secco, Cléo Pires, Xuxa e muitas outras já posaram em suas flores instagramáves.  “Iniciei o processo pensando em levar um mix de flores, mostrando as infinitas possibilidades neste tipo de decoração e busquei trabalhar cada arranjo em cores diferentes para dar a sensação de um jardim”, diz Jacqueline.

Divulgação

Uma das vantagens da decoração com flores gigantes é que elas podem ser expostas tanto em ambientes fechados, quanto abertos, já que são feitas com acetato de vinila e modeladas no calor do fogo. Assim, as enormes flores resistem as adversidades do clima, durando assim, mais tempo.

Sobre a artista

Nascida em Cianorte, cidade do interior do Paraná, a artista é graduada em Administração de Empresas com MBA FGV (Fundação Getúlio Vargas) em Gestão. Ao passar um período sabático nos Estados Unidos descobriu nas Flores uma nova forma de ver e viver.

Neste período, começou a realizar pequenas decorações com flores como hobby, porém o amor pelas artes manuais era algo que estava apenas adormecido e foi desabrochando a cada flor que ela criava.

Com o tempo o hobby se tomou profissão, Jacqueline realizou especialização Russa em Flores Gigantes, criou sua escola on-line “Vivendo de Flores” e, hoje, cria decorações para o Brasil e EUA.

Serviço

Shopping Crystal
R. Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR, 80420-000
Horário: 10h às 22h, de segunda a sábado | 12h às 20h, aos domingos
Redes sociais: @shoppingcrystal
Site: www.shoppingcrsystal.com.br
Telefone: (41) 3883-3000

Crianças aproveitam o calor para se divertir com as atividades do Verão Curitiba 2022

As altas temperaturas do fim de semana na capital paranaense levaram curitibinhas e suas famílias para brincarem nas atividades do Verão Curitiba 2022. Foi o segundo fim de semana de programação nos seis parques da cidade: Barigui, Passaúna, Bacacheri, Náutico, Lago Azul e Passeio Público.

Até o dia 13 de fevereiro, aos fins de semana das 14h às 18h, serão feitas atividades gratuitas dentro do Verão Curitiba 2022. A coordenação das ações é da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com patrocínio da RIC TV e apoio da Megamania, MRV, Hospital de Olhos do Paraná e Jovem Pan Curitiba. 

As atividades seguem todos os cuidados e protocolos sanitários contra a covid-19.

Para se movimentar

Neste sábado (22/1) e domingo (23/1), os curitibinhas e seus pais aproveitaram para se divertir e correr ao ar livre. As atividades com maior procura das crianças foram a pinturinha no papel kraft e os circuitos de bike.

Em cada um dos seis parques foi feita uma atividade específica e diferente para atrair a participação dos pequenos e suas famílias. No Parque Náutico teve aulas de pilates, o Parque Passaúna recebeu atividades de capoeira.

No Bairigui foi a Ginástica Maluca que colocou as famílias para se mexer. Quem foi ao Passeio Público pode ter uma Vivência de Lutas e no Parque Bacacheri o Vôlei de Praia divertiu as famílias. No Parque Azul o Caçador deu o tom do fim de semana. 

Além disso, todos os seis parques tiveram as atrações sistemáticas do Verão Curitiba com jogos de tabuleiro gigantes, jogos lúdicos, ping-pong e perna de pau. 

Além da recreação gratuita para as famílias, os profissionais de Educação Física da Smelj ficam nos locais para orientar os participantes e para reforçar a importância dos cuidados sanitários durante a prática das atividades.

Cuidados

Caso algum integrante da família apresente sintomas respiratórios leves, a orientação é que não vá participar das ações do Verão Curitiba. A pessoa deve se isolar e procurar o suporte dos serviços de Saúde da Prefeitura, prioritariamente pela Central 3350-9000.

Aqui você pode conferir todas as orientações e cuidados em caso de suspeitas de covid-19 ou gripe.