Instituto inaugura Centro Cultural para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Curitiba

Viva uma vida que muda vidas. Com este propósito, o Instituto Incanto inaugura nesta sexta-feira, dia 30 de julho, o Centro Cultural Incanto, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR). Com cerca de 330 metros quadrados, o espaço será um centro artístico e cultural e contará com uma equipe voluntária de 15 professores e oito professores de atividades socioemocionais, com uma estrutura completa para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O espaço é a primeira unidade acelerada pela rede Gerando Falcões na capital paranaense, que tem o objetivo de criar pontes entre a periferia e o centro através da cultura, esporte, capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo. 

O Centro Cultural é uma extensão do trabalho em rede que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto Incanto, que atua desde 2017 buscando professores de arte e cultura disponíveis para atuar em ONGs parceiras de Curitiba e região metropolitana, sendo um espaço de desenvolvimento de voluntários e fortalecimento comunitário. “Desde 2019, o presidente da CID – Centro Integrado de Digitalização, Reginaldo Jung, estava observando o trabalho do Incanto.

Foto: Divulgação

A CID passava por um momento conturbado e Jung pretendia fechar a ONG. Mas ele teve uma ideia que mudaria os nossos rumos e nos convidou para assumir a gestão do espaço e colocar em prática o Centro Cultural Incanto, continuando o atendimento às crianças da região e impactando a comunidade local”, explica como surgiu a oportunidade do Centro Cultural, Camila Casagrande, fundadora e CEO do Instituto Incanto.

A inauguração do Centro Cultural Incanto será dividida em dois momentos: a solenidade on-line, que será para o público em geral no canal próprio do YouTube e terá transmissão das 18h30 às 20 horas; e o atendimento presencial será somente para equipe fixa e professores do espaço. Os apoiadores e parceiros poderão agendar horário entre 9 horas e 16 horas, no dia da inauguração e também na semana seguinte, com limite máximo de 4 pessoas por horário, respeitando os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia de Covid-19.

Estrutura para atender até 200 crianças e adolescentes por mês

Atualmente, o Instituto Incanto conta com cerca de 120 voluntários ativos e já impacta a vida de 510 crianças e adolescentes por meio de 17 ONG´s parceiras distribuídas em 11 comunidades diferentes em Curitiba e Região Metropolitana.

O Centro Cultural Incanto possui em sua estrutura com quatro salas onde o Instituto Incanto poderá atender de forma gratuita 200 crianças e adolescentes por mês, que irão frequentar o local de segunda a sábado, com matrículas para as atividades artísticas e pedagógicas específicas, participando de forma alternada quatro vezes por semana. Além das salas de atividades e salão principal, há também refeitório, banheiros e sala da equipe administrativa do Centro que trabalham em tempo integral no espaço.

Foto: Divulgação

“A nossa missão é encantar e transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas comunidades por meio da Cultura e da Arte, como ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O nosso objetivo é formar jovens para saírem daqui com visão de futuro, por isso pensamos na arte como um todo, como um preparatório para a vida”, afirma a fundadora do Instituto Incanto.

Um dos propósitos do Centro Cultural é utilizar a cultura e a arte como ferramenta para desenvolvimento social e, por isso, o programa inclui diversas atividades, como esportes – com o Muay Thay e o Futebol – e cultura e música – com dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia, aulas de canto, percussão, violão e instrumentos de Corda e Sopro.

Atendendo o avanço das novas tecnologias também estão contemplados no programa do novo espaço o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação, além do Inglês, essencial para a área. Um dos diferenciais do programa são as atividades pedagógicas que incluem temas como Diversidade, Direitos Humanos, Empoderamento e Auto Conhecimento, Violências, Ecologia e respeito ao Meio-Ambiente.

“O nosso objetivo é ampliar a visão de mundo e também gerar artistas no futuro, mostrando que nossas crianças e adolescentes podem ser sim quem elas quiserem na vida. Nosso objetivo é atender cerca de 2.200 crianças, jovens e adultos até o final de 2022, por meio do Centro Cultural, do projeto Caçajeito e da frente de expansão com as aulas descentralizadas. Vamos transformar o mundo, uma vida por vez”, complementa Camila Casagrande, do Instituto Incanto.

Além do Centro Cultural, o Instituto também fez uma parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Santos Andrade, para a realização de cursos de qualificação profissional de desenvolvimento comunitário para jovens e adultos por meio do projeto Caçajeito. Até 2022, a ONG pretende iniciar as Cias. de Dança e Teatro com adolescentes que participam da ONG e dar início a sua própria orquestra.

Como fazer parte do Instituto Incanto?

Quem tiver interesse em fazer parte dos projetos, de forma voluntária ou por meio de doações em dinheiro ou materiais, ou se inscrever de forma gratuita nas atividades esportivas, culturais ou de educação, pode entrar em contato pelo e-mail contato@institutoincanto.org.br ou pelo telefone (41) 3078-1358. Mais informações, acesse https://www.institutoincanto.org.br

Sobre o Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações.

Serviço:

Inauguração Centro Cultural Incanto – Instituto Incanto

Data: 30/07/2021 

Horário: das 9h às 20h (Presencial e On-line)

Endereço: Rua Prof Ulisses Vieira, 2934 – Santa Quitéria – Curitiba – PR

Contato: (41) 3078-1358/ 9 9223-5118

Link para acompanhar inauguração on-line, a partir das 18h30: www.youtube.com/institutoincanto

Mais informações: www.institutoincanto.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundadora da rede de supermercados Jacomar morre aos 87 anos em Curitiba

Maria Pankratz, conhecida por ser uma das fundadoras do grupo da rede de supermercados Jacomar, morreu aos 87 anos, no último sábado (25), em Curitiba. A família optou por não divulgar a causa do óbito em publicação feita na rede social Facebook, nesta segunda-feira (27).

Dona Maria, como foi conhecida pelo Grupo Jacomar, nasceu no dia 7 de setembro de 1934. O Grupo Jacomar diz em nota a homenagem à Pankratz que ela teve uma vida de muitas batalhas, sendo que desde pequena já trabalhava para ajudar no sustento de sua família.

Ela se casou com Jacob Pankratz Filho em 12 de abril de 1958, e a união durou 63 anos “na qual sempre prevaleceu o amor, o respeito, a cumplicidade, a honestidade e a fidelidade”, aponta parte da homenagem feita pelo Grupo na rede social Facebook.

A vida foi muito desafiadora para ela, pois além de educar os filhos e cuidar da casa, ela sempre foi um apoio incondicional para o marido que batalhava para sustentar a família. Como dizem seus filhos, ela foi um pilar essencial para o desenvolvimento e crescimento da Rede Jacomar. Não há dúvidas de que a Dona Maria era muito amada pela sua família. Com uma fé inabalável e uma dedicação constante no cuidado de todos ao seu redor, ela agora descansa em Deus, deixando seu marido, 8 filhos, noras e genros, netos e bisnetos. É certo que sempre será amada e especial na vida de toda a família Jacomar. Sentiremos saudades!

diz trecho da nota do Grupo em homenagem à Maria, divulgada na Rede Social Facebook.

Maria deixa o esposo e co-fundador do Grupo Jacomar, Jacob Pankratz Filho, e oito filhos. A Banda B presta condolências a amigos e familiares.

Grupo Jacomar

A história do Jacomar teve início em dezembro de 1966, em Curitiba, quando Jacob Pankratz Filho decidiu comprar um Armazém de Secos e Molhados, que recebeu seu nome.

Com muito esforço e dedicação, o armazém foi ampliado e, ao seu lado, foi aberto, em outubro de 1976, o Supermercado Jacomar, nome que deriva de Jacob Maria, proprietários da empresa.

Em 1984, o Jacomar adquiriu mais uma loja, dessa vez em São José dos Pinhais. Com a vontade de crescer e atender às necessidades de seu público, adquiriu, em março de 1993, o imóvel da antiga Cooperativa Mista do Boqueirão, em Curitiba.

Surgiu, então, o desejo de oferecer a seus clientes uma loja mais arrojada e moderna, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços. Foi quando teve início a construção de um super projeto, que atenderia sua clientela de modo ainda mais especial, pela confiança que sempre depositaram no Jacomar.

O projeto foi concluído em setembro de 1998, com a inauguração da nova loja no Boqueirão, um amplo espaço com um grande investimento em equipamentos de última geração e com a melhor oferta de produtos e serviços da região.

Desde então, o Supermercado Jacomar não parou mais de crescer e está sempre investindo em inovação, tecnologia e qualidade. A missão é sempre oferecer o melhor atendimento a todos os clientes, sem esquecer de seus costumes e crenças, como a prática de não abrir aos domingos. A intenção é valorizar o colaborador, dando a ele um dia de descanso para “dedicar-se à família”, como diz o fundador.

Vídeo

Veja um vídeo institucional em que o casal de fundadores fala sobre a rede de supermercados.

Autódromo de Curitiba será transformado em bairro planejado

A partir de dezembro, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), instalado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba será desativado para dar lugar a um bairro planejado. A nova construção terá residências, comércios e áreas de lazer.

A informação foi confirmada pela administração do local à BandNews FM.

As obras devem iniciar no começo de 2022 e serão divididas em duas etapas. A primeira deve ser concluída em 1 ano e meio e o restante até 2031.