Arquivos

Hábitos simples podem garantir saúde e bem-estar 

Segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a inclusão de rotinas saudáveis pode ajudar a reduzir o índice de mortalidade na população. 

Um estudo epidemiológico realizado pelo órgão nos Estados Unidos indicou haver uma redução de mortalidade – atrelada a mudanças de fatores de risco – na ordem de 44%, quando ocorre melhora no estilo de vida e no meio ambiente. O resultado é equiparado à eficácia das terapias médicas em casos semelhantes: 47%.

Muitas pessoas sabem que ter uma vida saudável pode ajudar no combate contra doenças, no alívio de estresse e a proporcionar uma melhora no bem-estar. No entanto, a correria do dia a dia acaba fazendo com que hábitos saudáveis sejam deixados em segundo plano, comprometendo diretamente o organismo.  

Embora pareça faltar tempo para incluir uma rotina alinhada à saúde, ainda há outras formas de garantir uma boa qualidade de vida. Ter uma alimentação balanceada, se exercitar regularmente e contratar um plano de saúde são algumas dicas simples capazes de assegurar o bem-estar. 

Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável pode ajudar em diferentes aspectos. Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Noruega, criar esse hábito pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. 

A prática também é defendida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Segundo o órgão, uma alimentação saudável ajuda no combate à má nutrição e a doenças como câncer, AVC, diabetes e condições cardiovasculares. 

Atualmente, com a correria do dia a dia, muitos investem em fast foods e comidas multiprocessadas. Esse tipo de refeição não é a mais indicada para quem busca atividades saudáveis. Uma alimentação adequada, segundo a Opas, é composta por verduras, frutas, proteínas, vegetais, leguminosas e cereais integrais. 

Se hidrate regularmente

Assim como a alimentação, a hidratação também pode auxiliar na construção de uma vida mais sadia. De acordo com o Ministério da Saúde, a água é responsável pelo transporte de nutrientes e de oxigênio no corpo humano. 

No cotidiano, muitas pessoas esquecem de beber água, lembrando-se apenas quando os sinais de desidratação ficam evidentes, como sede e boca seca. Para mudar esse hábito, pode ser interessante manter garrafas sempre por perto para criar o costume de beber água mais vezes ao dia.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água necessária para manter o organismo em perfeito funcionamento pode depender de diferentes fatores, como idade, peso, clima e atividade física realizada. Geralmente, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente para pessoas menos ativas e quatro ou mais para esportistas. 

Faça atividades físicas 

A prática regular de atividades físicas é essencial para quem busca por um emagrecimento saudável, mas também pode ser benéfica em outros aspectos da saúde. Segundo a Opas, os exercícios físicos são essenciais para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes e câncer. 

Como solução, a OMS recomenda que, para ter um estilo de vida mais sadio, os adultos devem dedicar de 150 a 300 minutos por semana para atividades aeróbicas moderadas a vigorosas. 

Cabe ressaltar que, antes de iniciar qualquer exercício, é essencial buscar orientação médica para verificar se há alguma restrição capaz de comprometer a saúde física. 

Use protetor solar 

Pequenas práticas também podem impactar diretamente no corpo. O uso do protetor solar é uma delas. Seja com sol, chuva e até mesmo dentro de casa, pode haver exposição a raios ultravioletas nocivos à pele. 

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, essa radiação pode causar câncer de pele. Uma das medidas recomendadas é o uso prolongado de protetor solar, reaplicando-o a cada duas horas durante a exposição solar. 

Tenha boas noites de sono 

Dormir bem é outra prática capaz de garantir mais saúde e bem-estar ao organismo. Segundo a National Sleep Foundation, a qualidade do sono é tão importante quanto a boa alimentação. 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informa em seu portal que o sono é responsável por repor energias, otimizar o metabolismo, revigorar o corpo e a mente, reparar danos celulares e fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir doenças crônicas. 

A orientação da Associação Brasileira do Sono é que adultos a partir dos 25 anos de idade durmam entre 6 a 10 horas do dia. Esse período é essencial para que o corpo consiga repousar.