Arquivos

Guardas Municipais assistem a palestras sobre valorização da vida em Curitiba


A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, em parceria com o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), promoveu, nesta quinta-feira (28/9), palestras direcionadas aos guardas municipais de Curitiba em alusão à campanha Setembro Amarelo. As palestras aconteceram no auditório do Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), no bairro Guaíra, nos períodos da manhã e da tarde, reunindo 200 guardas municipais.

Uma das apresentações idealizadas pelo Coin-GM foi ministrada pelo psicólogo e mestre em Psicologia Hugo Resende, que abordou o tema Setembro Amarelo, Juntos pela Vida, tratando de pontos relacionados ao suicídio e à importância da valorização da vida.

Na sequência, Andrea Alexandra Veras Camilo, psicóloga do setor de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, discutiu questões relacionadas a transtornos, o valor de buscar tratamento e ajuda.

“Proporcionamos essas palestras porque elas se alinham com a situação pós-pandemia, visto que há uma necessidade de desenvolver ações preventivas, especialmente para a saúde mental. Essa foi uma oportunidade de sensibilizar a todos e permitir que os participantes saibam que podem buscar ajuda dentro da administração em setores que podem auxiliá-los nesse assunto”, disse a organizadora do evento e diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira.

Intermunicipal

A ação realizada em parceria com o Coin-GM foi a quarta da série que a entidade organizou nas cidades consorciadas. A apresentação já ocorreu em Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Campo Largo e está programada para acontecer em Campina Grande do Sul, Araucária e Mandirituba.

Na opinião do psicólogo Hugo Resende, ações como essa são valiosas e o principal objetivo deste evento é transmitir a mensagem de valorização da vida.

“Encontros como esse são fundamentais porque proporcionam aos participantes a compreensão não apenas de como lidar com situações de tentativa de suicídio ou com pessoas que estão com pensamentos e até ações relacionadas a isso, mas também oferecem uma mensagem de reflexão sobre a própria vida. Devemos olhar para nossas vidas e perceber o quanto já conquistamos e somos capazes de ressignificar nossos sentimentos, pensamentos e valorizar a vida”, afirmou.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba