Arquivos

Greca recebe escritores do I Festival Internacional da Palavra de Curitiba


O prefeito Rafafel Greca recebeu, nesta quarta-feira (27/9), no Palácio 29 de Março, a escritora moçambicana Paulina Chiziane, o jornalista e escritor gaúcho Eduardo Bueno e o poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo. Eles estão em Curitiba para participar do I Festival Internacional da Palavra, que começou com um flashmob literário no centro histórico, no bairro São Francisco, e terá abertura oficial nesta noite, no Memorial de Curitiba.

“Está começando o Festival da Palavra com escritores do Brasil e do exterior e da nossa cidade. É com imensa alegria que nós apresentamos aos curitibanos e curitibinhas uma ocasião de cultura e engrandecimento”, disse Greca. Ele ressaltou a palavra como verdade e criticou as fake news.

Greca foi presenteado com dois livros: do poeta José Inácio, ele ganhou O Filho do Sol, a nova obra do poeta alagoano radicado na Bahia. O livro é uma antologia comemorativa dos seus 55 anos e reúne poemas dos seus nove livros anteriores, além de cinco poemas inéditos. O livro também será publicado no México. O outro livro é o Onze Astros, do poeta palestino Mahmud Darwich, entregue ao prefeito pelas editoras Laura Di Pietro (Tabla Editora) e Ana Cartaxo (Roça Nova).

Palavra é Vida

Paulina Chiziane, 68 anos, primeira mulher africana a receber o prêmio Camões de Literatura, é autora de Niketche: Uma História de Poligamia, Balada de Amor ao Vento e Ventos do Apocalipse. A palavra para Paulina é vida. “Depois da criação a palavra é a única coisa que conta. A maior parte dos mitos mostra como a vida foi criada a partir da palavra. Eu estou aqui, vim de tão longe da África, de Moçambique”, contou ela.

O que me trouxe para conhecer esta cidade lindíssima e as pessoas maravilhosas? A palavra. Na palavra podemos ter o elemento mais importante para a criação, uma vida saudável e para a harmonia e união de povos. Sem palavra não existe vida”, afirmou Pauline.

A escritora se apresentará nesta quarta-feira, às 20h, no Memorial de Curitiba, na Conversa com Paulina Chiziane.

A Cidade de Leminski e Trevisan

Também participa do festival o jornalista e escritor Eduardo Bueno. Com mais de 30 livros publicados, é autor da Coleção Brasilis, com os títulos A viagem do descobrimento, Náufragos, traficantes e degredados, Capitães do Brasil e A coroa, a cruz e a espada. Na quinta-feira (28), às 20h, no Teatro do Memorial, Eduardo Bueno apresenta Com a Palavra, palestra seguida de sessão de autógrafos.

“Que incrível estar em Curitiba, na cidade de Paulo Leminski e Dalton Trevisan e que tem um prefeito letrado, o que é um prodígio em nosso país.  O Rafael Greca sabe a importância da arte, da cultura,  na união das pessoas e dos povos”, elogia o escritor.

A curadora do I Festival Internacional da Palavra de Curitiba, Luci Collin, disse que o encontro é uma promoção de saberes e de experiências, de dúvidas e de questões. “Tudo está em debate. Nós pensamos em um evento para a cidade de Curitiba, as escolhas dos temas e convidados contemplam uma grande diversidade de oficinas, bate-papos, performance, música, teatro, dança, exposição de poesias, recitais, mostras de cinema, todas as artes e a suas mais variadas formas de expressão e linguagens”, explica Luci.

Participaram do encontro a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Paulo Vítola; o presidente do Icac, Marino Galvão Junior; o diretor de Ação Cultural 
Edson França Bueno; a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Torres; Fabiana Faversani, representante e editora do escritor Dalton Trevisan; Lucia Casillo Malucelli, do Espaço Cultural Solar do Rosário; Liana Leão, da Academia Paranaense de Letras; e as palestrantes Lúcia Peixoto Cherem e Salomé Cabo.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba