Arquivos

Greca prestigia posse de Regina Casillo na Academia Paranaense de Letras


O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone participaram na noite desta quarta-feira (13/9) da cerimônia de posse da advogada doutora, editora literária, galerista e produtora cultural Regina de Barros Correia Casillo na Academia Paranaense de Letras. O evento ocorreu no Auditório Regina Casillo do edifício Eugênio Casillo, anexo ao Solar do Rosário, no Centro.

Regina ocupa agora a cadeira de número 9, que tem Euphrasio Correia como patrono, Leôncio Correia como fundador e foi ocupada por Vasco Taborda Ribas e Ário Dergint de Rawicz.

A abertura da cerimônia, que foi prestigiada por uma centena de pessoas, entre familiares e amigos da acadêmica, foi feita pelo presidente da Academia Paranaense de Letras, Paulo Vítola. Na presença dos demais integrantes da Instituição, Greca, que também é acadêmico e ocupa a cadeira de número 8, fez a saudação à nova membro da Academia.

“É muito bom e também é necessário que a Academia Paranaense de Letras tenha eleito entre seus membros essa advogada, que já não é carioca, com mais de 50 anos de curitibanidade e paranismo. A nossa querida Regina é animadora cultural singular, notável escritora, pensadora, e mais do que isso, mecenas das artes nesta terra dos pinheirais”, disse Greca.

Trajetória de vida 

O prefeito destacou o currículo, a trajetória de vida pessoal e profissional de Regina, destacando sua atuação na área do direito e das artes. Entre tantas ações, a homenageada é fundadora e diretora do Solar do Rosário e idealizadora dos ônibus-palco e ônibus-museu, programas da Prefeitura que levam cultura e arte para os diversos cantos da cidade.

“Estrela da Itália, estrela de Curitiba, do Paraná, do direito, das árvores, da bondade, do amor ao próximo, das letras jurídicas e do espírito”, ressaltou Greca, que agradeceu ao cônsul honorário da Bélgica, João Casillo, marido de Regina, por tê-la trazido do Rio de Janeiro para viver e criar a família em Curitiba. 

O evento foi marcado pela emoção expressa nos discursos, no ritual solene da posse, com a realização da chamada dos acadêmicos, passando pela leitura do credo e do termo de posse da nova integrante, ao acolhimento ao recinto, ladeada pelas confreiras da instituição. 

As filhas Ângela e Lúcia fizeram a entrega da pelerine e do colar, acessórios usados pelos integrantes da academia durante as cerimônias da instituição. A apresentação da orquestra Ladies Ensemble, formada por mulheres e dirigida pela violista Fabiola Bach Akel, também evidenciou a importância do ingresso de Regina na Academia. 

Amor pelas artes

Nascida no Rio de Janeiro, em 1945, a marchande e animadora cultural veio para Curitiba em 1971. No discurso, Regina falou do seu amor pela cultura, pela cidade, pela família e pelos amigos e se declarou curitibana de coração e alma.  

“Estou agradecendo esse momento e pedindo proteção e forças para dar minha contribuição à essa Academia, porque como disse São Tomás de Aquino na Escolástica, quem teve acesso à cultura, ao ensino, tem ainda maior responsabilidade de fazer prosperar a presença do bom e do belo”, disse Regina. 

Academia Paranaense de Letras

A Academia Paranaense de Letras foi fundada em 1936 e conta com 40 cadeiras para acadêmicos. Atualmente o grupo conta com escritores, jornalistas, antropólogos, historiadores, músicos, médicos, autores de obras das artes plásticas, cênicas e musical, entre outras formações.

Acompanharam a cerimônia de posse da nova acadêmica a embaixadora e chefe do escritório do Itamaraty no Paraná, Ligia Maria Sherer; a presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter; o secretário da Academia Paranaense de Letras, Nilson Monteiro; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; o desembargador José Laurindo de Souza Netto; o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura  (Icac), Marino Galvão Jr; a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska; o cônsul-geral do Paraguai, Celso Santiago Riquelme; o cônsul-geral da Argentina, Eduardo Leone; o presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, Vladimir Passos de Freitas; a vice-presidente do Instituto de Advogados do Paraná, Adriana D´Ávila; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

Quem é a ocupante da cadeira 9 da Academia Paranaense de Letras

Regina é mestre em Direito Empresarial pela FGV/RJ e foi professora de Direito Romano na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Conhecida como a Senhora do Solar do Rosário, sua biografia confunde-se com a Casa Rosa do Centro Histórico de Curitiba. Foi Regina Casillo quem, em 1989, iniciou e gerenciou pessoalmente as obras de reforma, recuperação e restauro do Solar do Rosário.

Em 1992, as portas se abriram para a Associação Cultural Solar do Rosário. No local, criou, com as professoras Maria Cecília Noronha e Maria José Justino, os cursos de História da Arte e Arte Contemporânea. 

Paralelamente, de 1992 a 1994 integrou, como membro titular, o Conselho Estadual de Cultura. Em 1998 foi responsável pela montagem, curadoria, exposição e monitoria das artes plásticas no estande do Paraná da Feira Internacional de Rouen/França. 

A dedicação à arte e cultura fez de Regina Casillo cidadã honorária de Curitiba, título concedido pela Câmara Municipal, em 1997. No mesmo ano, foi Destaque Empresarial Mulher pela Associação Comercial do Paraná. Regina também foi premiada com o título Mulher Pioneira na Cultura, pelo Conselho Estadual da Condição Feminina. 

Regina Casillo segue à frente do Solar do Rosário, administrando uma movimentada agenda com: exposições de arte, lançamentos de livros, além de diversos cursos de História da Arte, Música, Literatura, oficinas, ateliers, workshops e promoção de viagens culturais. Com incentivos obtidos por meio da Lei Rouanet lançou o Projeto Pintores Contemporâneos do Paraná, com publicação de pelo menos um livro por ano, em que os artistas selecionados são apresentados com textos de críticos locais. 

Sempre de olho na expansão da cultura, Regina idealizou o ônibus-palco e ônibus-museu, programas da Prefeitura que levam cultura e arte para os diversos cantos da cidade.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba