Arquivos

Greca e Eduardo Pimentel recebem pessoas em situação de rua em mutirão de cidadania de Curitiba


Até às 12h desta sexta-feira (17/8), cerca de 600 pessoas em situação de rua foram ao mutirão de cidadania promovido pelo Tribunal de Justiça na Praça Solidariedade, no Jardim Botânico. A ação vai até as 17h, com oferta de diversos serviços da área de garantia de direitos para essa população.

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, estiveram no mutirão para acompanhar a ação e conversar com as pessoas que foram até a praça em busca de atendimento.

“Estamos muito felizes de prestar esse serviço. É o que nós fazemos todos os dias do ano, nas dez regionais da cidade e é o que a FAS (Fundação de Ação Social) realiza há 30 anos”, disse Greca.

A Ação Itinerante para a Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua reúne 22 instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil que ofertam serviços de justiça, assistência social, saúde, registros civis e trabalho. Há ainda distribuição de alimentos, roupas, banho, corte de cabelo e até atendimento veterinário e distribuição de ração, camas e roupas para os animais de estimação do público assistido.

 

Trabalho conjunto

Para o prefeito, a união de esforços de várias instituições ajuda a promover a cidadania e a melhorar o Brasil. “O ideal é tirar as pessoas das ruas, erguer essa população e fazer o que foi sempre o sonho da Margarita (Sansone, primeira-dama), de termos uma cidade onde a reinserção familiar seja possível”, comentou.

Greca visitou o mutirão ao lado da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, que coordena o Grupo de Trabalho sobre a População em Situação de Rua do TJ/PR. Ela agradeceu a presença da Prefeitura na ação. “Meu sentimento é de gratidão a todas as instituições que aderiram a esse projeto para levar cidadania e garantir direitos para a população em situação de rua”, disse.

Serviços

Durante todo dia, a população em situação de rua que procurar o mutirão pode ser incluído ou atualizar dados no Cadastro Único, sistema do Governo Federal que dá acesso a benefícios sociais. Esse trabalho é feito pelas equipes da FAS, que coordena as políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.

E, ainda, regularizar a certidão do serviço militar e o Título de Eleitor, solicitar a emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento, divórcio, CPF e do Registro Nacional Migratório e receber orientação técnica para obtenção de benefícios previdenciários e sociais.

Há também orientação e atendimento jurídico, atendimento médico e laboratorial, encaminhamento para vagas de emprego, banho e corte de cabelo e distribuição de lanche. Os animais de estimação das pessoas atendidas também recebem vermífugo, vacinas, coleira antipulga e ração.

Cidadania

O tatuador Heleno Frota, 33 anos, foi ao mutirão para solicitar o Bolsa Família. Ele está há duas semanas fora de casa, depois de uma separação e, desde então, está acolhido pela FAS em uma casa de passagem. Heleno é de Brasília e contou que já morou na Nicarágua e em São Bento do Sul (SC), onde tinha um estúdio de tatuagem.

Babi Targino, 32 anos, acolhida no hotel social Eilat, que atende travestis e mulheres trans, também esteve no mutirão, mas para agradecer a acolhida que teve em Curitiba. “Depois de oito meses estou indo embora para a minha terra com uma bagagem cheia de conhecimento e ensinamentos que adquiri na FAS”, ressaltou. Babi é natural de Conde, Paraíba, onde vai morar com a mãe.

Participação

Participam da ação a Justiça Federal (TRF4), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público (MP), Junta de Alistamento Militar – 5ª Divisão de Exército, Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto de Identificação do Estado do Paraná (IIPR), Associação do Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Agência do Trabalhador, Polícia Federal, Receita Federal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e as organizações da sociedade civil Cáritas do Brasil, Anjos Noturnos, Alimento do Bem, Médicos de Rua e Instituto Victória Nahon.

Presenças

Participaram do mutirão o presidente do TJ/PR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a desembargadora Ana Cláudia Finger, a desembargadora do TRF4, Eliana Paggiarin, a promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi, a diretora do Fórum da Justiça Federal, Luciana da Veiga, o ouvidor do TRE, Guilherme Dens, o defensor público Daniel Alves Pereira, e o procurador federal Danton de Oliveira Gomes.

E, ainda, a presidente da FAS, Maria Alie Erthal, a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Grace Puchetti Ferreira, e os vereadores Tico Kuzma e Oscalino do Povo.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba