domingo, setembro 24, 2023
spot_img
InícioCuritibaGreca apresenta avanços de Curitiba em Fórum do Lide nos Estados Unidos

Greca apresenta avanços de Curitiba em Fórum do Lide nos Estados Unidos


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, vai a Washington (EUA), nesta quarta-feira (30/8), onde participará do Lide Brazil Development Forum 2023 (Fórum de Desenvolvimento do Brasil 2023), ciclo de eventos internacionais que reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores com vistas ao fomento de parcerias e a ampliação de investimentos.

Na capital dos Estados Unidos, Greca cumprirá também uma agenda de compromissos oficiais até o dia 6 de setembro, que incluem encontro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e visitas técnicas a programas de eletromobilidade e adaptação às mudanças climáticas em desenvolvimento em Washington. O prefeito retorna a Curitiba no dia 7 de setembro.

Do fim do dia de 30 de agosto a 6 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, será o prefeito interino, uma vez que o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, também estará em viagem ao exterior.

Fórum

No Lide Brazil Development Forum, Greca fará parte do painel Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros, na tarde de sexta-feira (1º/9), com governadores, vice-governadores e prefeitos brasileiros. Ele irá falar dos avanços de Curitiba e do portfólio de investimentos da cidade, consolidado a partir do Programa de Recuperação Fiscal e de Projetos Estruturantes que abriram portas para financiamentos na melhoria da infraestrutura urbana.

Entre os projetos que serão compartilhados no fórum estão a Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário; e o projeto do novo Inter 2, que tem financiamento do BID e receberá ônibus elétricos, reforçando o compromisso da capital para a redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis. Os 70 primeiros modelos elétricos serão adquiridos por Curitiba até junho de 2024 e testes com modelos de potenciais fornecedores, como BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo, já comeram e seguem até o fim do ano.

Participam do painel os prefeitos das cidades do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de São Paulo, Ricardo Nunes; de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; de Joinville, Adriano Silva; e de Palhoça, Eduardo Freccia. E os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de Goiás, Ronaldo Caiado; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; de Pernambuco, Raquel Lyra; do Maranhão, Carlos Brandão; de Sergipe, Fábio Mitidieri; do Amazonas, Wilson Lima; do Acre, Gladson Cameli; e os vice-governadores de Minas Gerais, Mateus Simões; e do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.  

Potencial de Investimentos

Realizado nos 1º e 2 de setembro, o Lide Brazil Development Forum tem como tema âncora o Potencial de Investimentos Multilaterais no Brasil. Também são painéis de destaque no evento Fatores que promovem o Desenvolvimento Sustentável; Como obter melhor acesso aos Fundos Multilaterais: Saneamento/Energias Renováveis/Meio Ambiente/Saúde e Educação; e Perspectivas Econômicas para o Brasil.

Entre outras autoridades participantes do evento estão a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti; o senador e presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o vice-presidente da International Finance Corporation (IFC), Alfonso Garcia Mora; o diretor-geral da IFC Brasil, Carlos Leiria Pinto; e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão