O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o geógrafo, educador e pedagogo Luca Rischbieter. Uma formação que o faz traçar uma ligação íntima entre o urbanismo e educação e que ele detalha na entrevista que vai ao ar nesta quinta-feira, às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia. As reprises são às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
Com mestrado em Educação pela Universidade de Paris V, ele é sócio-fundador da Casa Labirinto. A iniciativa usa o símbolo do labirinto como ferramenta para promover educação e qualificação de maneira mais interativa e lúdica voltada para o conhecimento de si mesmo e do corpo. A ideia surgiu em 2009, inclusive com uma sede em Curitiba, no bairro Batel, cerificada pelo Ministério da Cultura (MEC), que funcionou até 2016, e hoje segue na formatação de novos produtos.
Ele relembrou no bate-papo sobre o trabalho desenvolvido com a rede de creches municipais da capital paranaense e na região metropolitana, bem como a experiências com as educadoras leigas que interagiam de forma mais intensa com as crianças promovendo o brincar.
“A coisa mais importante da educação infantil é brincar. A grande regra da psicologia da aprendizagem é que o brincar é a raiz da imaginação. E a imaginação é a competência que a gente mais precisar, para imaginar novos caminhos”, afirmou.
Durante o programa, ele defendeu ruralizar o espaço urbano como forma, inclusive, de “refrescar a cidade” diante das mudanças climáticas. “O mundo não vai nos abastecer, não interessa se foi a mão do homem ou não, mas o fato é que está esquentando, vai mudar o regime de águas… É preciso uma cidade menos quente e quando se coloca asfalto, esquenta. Curitiba virou refém dos carros e isso mata a cidade. Uma cidade boa é onde as crianças podem brincar e comer, não nessa ordem”, defendeu.
O pensar a cidade vem de berço. Ele é filho da urbanista Francisca Rischbieter, uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que foi braço direito de Jaime Lerner e, inclusive, dá nome ao Jardim Botânico de Curitiba. “A cidade é a arte do encontro”, resume o entrevistado.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Deixe um comentário