terça-feira, novembro 28, 2023
spot_img
InícioParanáGeniusCon começa nesta quarta-feira, em Jacarezinho | ASN Paraná

GeniusCon começa nesta quarta-feira, em Jacarezinho | ASN Paraná


Começa nesta quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (6) a oitava edição da GeniusCon, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do norte do Paraná. Na programação, exposições de empresas e startups, competições e conteúdos sobre energia renovável, metaverso, agro 4.0, robótica e produtos diferenciados do agronegócio do norte pioneiro do Paraná. A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a inscrição no site oficial do evento: https://www.geniuscon.com.br/.

A feira é voltada para estudantes e docentes dos ensinos superior, médio e técnico interessados na temática da inovação, empresários que buscam por soluções tecnológicas ou que desejam investir em ideias inovadoras, além de lideranças e autoridades capazes de contribuir para o desenvolvimento da região. No ano passado, com a retomada das ações presenciais, a GeniusCon recebeu um público de 6,4 mil visitantes. O evento é uma realização do Sebrae/PR e do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná.

As atividades serão ofertadas ao público entre 8h e 18h durante os três dias de feira. A abertura oficial está marcada para as 10h de quarta-feira (4) e contará com a presença de autoridades e lideranças locais. Além dos conteúdos, serão realizados, durante a GeniusCon, o Encontro de Habitats de Inovação do Norte Pioneiro, na quinta-feira (5), e o terceiro Encontro de Startups do Norte Pioneiro do Paraná, na sexta-feira (6).

O primeiro dia também marca a abertura da maratona de soluções tecnológicas, a Genius Hackathon. O foco é identificar tecnologias, ferramentas e soluções para atender às necessidades e aos gargalos da cadeia produtiva do agronegócio. As três melhores ideias serão conhecidas e premiadas no último dia da feira. A programação da Geniuslab trará diversas oficinas com temas que vão desde a construção de foguetes de papel até a criação de projetor holográfico para celulares.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que o objetivo da GeniusCon é criar conexões entre o público-alvo da feira, entidades e lideranças que trabalham em parceria pelo desenvolvimento do norte pioneiro. As ações com foco em inovação realizadas no ano são apresentadas à comunidade durante o tradicional evento.

“Trabalhamos para criar ativos e fomentar o empreendedorismo por oportunidade, para reter os jovens talentos da nossa região”, aponta.

O presidente do SRI, Hugo Corrêa, diz que, este ano, o evento traz um diferencial importante, já que praticamente 90% da programação foi construída com a participação de membros do ecossistema de inovação do norte pioneiro.

“Estamos usando os ativos da região para construir o evento de 2023. Entendemos que um dos nossos papéis é dar voz para as pessoas daqui e este será um diferencial desta edição”, conta.

O Lançamento de Foguetes e o Planetário da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão entre as atrações especiais. A Genius Fight vai promover batalhas de pitches e distribuir premiações para as startups do norte pioneiro que participaram das ações do SRI ao longo do ano. Além disso, 32 startups cadastradas no programa StartupNP vão expor suas soluções na GeniusFinder.

GeniusPlay

A Genius Play é uma das novidades desta edição. O espaço vai propiciar aos visitantes não somente uma experiência imersiva no universo lúdico, mas também explorar os limites da criatividade e do engajamento. Além dos jogos de tabuleiro e eletrônicos que serão disponibilizados, haverá sessões de RPG (Role Playing Game) e conversas temáticas sobre jogo, ludicidade e outras temáticas do universo gamer.

GeniusComBoT

A GeniusCombot vai estimular os participantes a desenvolverem habilidades como trabalho em equipe, inteligência emocional, criatividade, paciência e disciplina. A competição reunirá os amantes de robótica do norte pioneiro do Paraná para a troca de experiências e conexões.

Apoio

A GeniusCon 2023 conta com o apoio da Prefeitura de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Uenp, do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) do IFPR Campus Jacarezinho, do Senac e do Sistema Fiep.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão