sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
InícioCuritibaFundação Oscar Niemeyer parabeniza MON por exposição de “Os Gêmeos” após polêmica...

Fundação Oscar Niemeyer parabeniza MON por exposição de “Os Gêmeos” após polêmica com bisneto do arquiteto

A Fundação Oscar Niemeyer, responsável pela preservação, divulgação e gerenciamento do legado do famoso arquiteto, parabenizou a equipe do Museu Oscar Niemeyer (MON) pela exposição com os artistas Gustavo e Otávio Pandolf, mundialmente conhecidos como “Os Gêmeos”. A mensagem foi publicada no perfil oficial da fundação no Instagram e veio após a polêmica envolvendo o bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, que na semana passada criticou a intervenção dos grafiteiros na fachada do museu.

“Inaugura dia 16 de setembro a imperdível exposição de @osgemeos no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. A Fundação Oscar Niemeyer parabeniza a equipe do MON pela iniciativa”, diz a postagem (confira abaixo).

O bisneto do arquiteto voltou a se manifestar sobre o assunto nas redes sociais. Ele compartilhou a matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo sobre suas críticas à obra dos artistas no museu que carrega o nome de seu bisavô e usou na legenda da publicação hashtags como #respeito e #direitoautoral (confira abaixo).

https://www.instagram.com/p/CTIioWuFG2h/?utm_source=ig_web_copy_link

Entenda

Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer, criticou duramente a nova obra de “Os Gêmeos” feita na fachada do Museu do Olho (MON). Ele manifestou sua revolta em seu perfil no Instagram e comparou a intervenção a pichações.

No texto, ele ataca tanto os artistas quanto a obra, se referindo a ela como sendo de “mau gosto”, “horrível” e que “agride aos olhos e a alma”.

“Nunca fui a favor da pixação, mas também não recrimino quando ela tem proposta e agrega de alguma forma ao espaço urbano. Entendo que mentes críticas e criativas, com a habilidade de desenhar e criar belos painéis e murais, devem ser incentivadas e ter seu espaço, quando ele é consensual com a sociedade e a própria cidade”, escreveu o bisneto de Niemeyer.

Ele ainda complementou dizendo ter sido uma falta de respeito dos artistas com Niemeyer.

O MON se posicionou sobre as críticas, por meio de nota, dizendo que a obra realizada é de caráter reversível e temporário, não utilizando nenhum material que possa afetar o projeto arquitetônico, e foi feita como forma de divulgar a mostra “OSGEMEOS”, que ocorrerá no principal espaço do museu e nos dois andares da torre.

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão