Frio intenso vai voltar e trazer geada

Frio intenso vai voltar e trazer geada

Tava com saudades do friozão? Então pode comemorar!

“Depois do tempo instável dos últimos dias, a chuva e a nebulosidade darão lugar à uma massa de ar seco e frio que derrubará as temperaturas e trará geada para boa parte do estado a partir de quarta-feira (8).

O início da semana ainda será marcado pelo tempo úmido, com ocorrência de chuvas nas regiões leste e norte do Paraná, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Na segunda-feira (6), as temperaturas médias variam entre a mínima de 12ºC, em Curitiba e Ponta Grossa, e máxima de 20 ºC, em cidades como Maringá, Londrina e Apucarana.

“A questão da nebulosidade e da chuva dos últimos dias está associada ao escoamento da umidade que se concentra no Paraguai e no Mato Grosso do Sul e é trazida pelos ventos que ocorrem na atmosfera”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.

Na terça-feira (7), esta nebulosidade começa a se deslocar em direção a São Paulo, ainda com resquícios de chuva nas regiões norte e leste, e passa a dar lugar à massa de ar frio que virá do centro da Argentina.”

Veja a matéria completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cine Passeio reabre sala on demand com sessões grátis e comentadas

A férias chegaram mais cedo e com um pacote de novidades na programação do Cine Passeio. Durante o mês de dezembro serão exibidos filmes consagrados no cinema mundial, novas apostas para a próxima edição do Oscar e também haverá sorteio de entradas gratuitas para o público.

A principal novidade é a reabertura da Sala Passeio On Demand, onde o curador Marden Machado fará duas sessões presenciais comentadas, destinadas ao público infantojuvenil. As exibições são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

A primeira sessão será neste sábado (4/12), às 15h, com o filme Invasão Zumbi Público (de 14 a 18 anos). No outro sábado (11/12) com Yesterday (12 a 18 anos), também às 15h.

Para os cinéfilos que quiserem aproveitar a estrutura aconchegante da Sala Passeio On Demand do Cine Passeio, as locações ficarão disponíveis a partir de 7 de dezembro pelo email contato@cinepasseio.org. O limite é de uma locação por dia, para no máximo oito pessoas.

A sala on demand conta com sofás, poltronas e pufes, uma televisão tela 4K de 86 polegadas e som de 5.1 canais. É a primeira sala de streaming dentro de um cinema e permite acesso a diversos conteúdos digitais.

Estreias

Para as estreias mais aguardadas do mês, Matriz Ressurections e Não Olhe para Cima, o Cine Passeio abriu a pré-venda antecipada dos ingressos, que podem ser adquiridos na plataforma Ingresso.com

O filme Matrix Ressurections vai estrear no dia 22 de dezembro. Este é o quarto capítulo da franquia criada por Lana e Lilly Wachowski, com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de volta aos papéis de Neo e Trinity.

Para preparar o lançamento desse novo filme da série, o Cine Passeio exibe como “esquenta” o clássico Matrix, de 1999, entre os dias 9 e 15 de dezembro.

Outro filme exibido nas telas do Cine Passeio será Não Olhe para Cima. Esta é a grande aposta da Netflix ao Oscar com Leonardo Di Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett e Ariana Grande. A estreia será no dia 9 de dezembro.

Entradas gratuitas

Para que o público aproveite ainda mais a retomada das sessões presenciais, o Cine Passeio vai fazer o sorteio dos Cartões Valêncio Xavier e os ganhadores terão direito a 12 meses de sessões gratuitas. A ação foi lançada em comemoração ao primeiro aniversário do cinema de rua, mas devido ao fechamento do espaço por causa da pandemia, em março de 2020, só será realizado agora. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de dezembro. O sorteio será pelas redes sociais do Cine Passeio.

Serviço: Cine Passeio

Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro

Sessões presenciais comentadas – Grátis
Dia 4/12, às 15h – Invasão Zumbi Público de 14 a 18 anos –
Dia 11/12, às 15h – Yesterday Público de 12 a 18 anos –
Inscrições abertas no site: www.cinepasseio.org

Matrix (1999)
9/12 a 15/12 – Clássico de 99
2/12 – Pré-venda para a estreia mundial de Matrix Ressurections em 22/12 (www.ingresso.com)

Não Olhe para Cima Estreia
9/12 – Pré-venda já disponível Ingressos na plataforma ingresso.com

Óbitos por Covid-19 reduziram 94% desde março; 199 cidades estão há 2 meses sem mortes

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizado nesta quinta-feira (02), aponta que 344 óbitos ocorreram em novembro em decorrência da Covid-19, número 94,6% menor do que os registros de março deste ano, pico até então, quando 6.453 paranaenses faleceram após contraírem a doença.

Este é o quinto mês consecutivo que o Paraná registra queda nas mortes: foram 2.602 em julho, 1.564 em agosto, 1.326 em setembro, 783 em outubro e 344 em novembro. A última vez que o Estado tinha registrado menos de 400 óbitos em 30 dias tinha sido em maio de 2020 (119).

A redução também foi observada no número de casos confirmados. Em novembro, 12.154 exames detectaram a presença do vírus Sars-CoV-2 no Estado, 93,7% abaixo dos dados de maio, os piores até então, com 195.165 testes positivados. É o terceiro mês consecutivo em número de casos de Covid-19 – foram 60.320 em setembro, 28.515 em outubro e 12.154 em novembro – e o menor número também desde maio do ano passado (5.117).

“Não há dúvidas de que essas reduções estão diretamente ligadas com a vacinação. O Paraná tem feito seu papel neste enfrentamento levando a vacina até o braço das pessoas e contamos com a colaboração da população para que continuem se vacinando e mantendo os cuidados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a Sesa, 287 municípios não registraram óbitos pela doença em novembro. O número representa quase 73% dentre as 399 cidades do Estado. Destes, 199 (quase 50%) estão há pelo menos 60 dias sem registro de mortes.

VACINAÇÃO – Dados do Vacinômetro nacional mostram que 17.296.176 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraná. Destas, 8.874.149 primeiras doses (D1), 7.590.315 segundas doses (D2) ou doses únicas (DU), 55.914 doses adicionais (DA) e 775.798 doses reforço (DR).

A população adulta do Estado estimativa pelo Ministério da Saúde ema 8.720.953 de pessoas, já foi integralmente convocada para a D1 e 87% estão completamente imunizados com a D2 ou DU. Já com relação aos adolescentes, estima-se que o Paraná tenha 936.296 jovens de 12 a 17 anos. Destes, pelo menos 690.611 receberam a D1, atingindo mais de 73,7% do público-alvo.

LEITOS – Com o avanço da vacinação e a diminuição no número de casos da Covid-19, a média de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento à doença também tem baixado. Somente nos leitos de UTI, a média diária de novembro foi a menor em 19 meses no Paraná.

Segundo a Regulação Estadual de Leitos, nesta quinta-feira (2), 777 pacientes estão internados em leitos de UTI exclusivos e 798 em leitos de enfermaria. A taxa de ocupação é de 31% e 25% respectivamente.

Pensando na retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e continuidade no atendimento de urgência e emergência, o Governo do Estado, em conjunto com gestores municipais e hospitalares, optou por desabilitar parte dos leitos exclusivos para que estas unidades voltem para a Rede. Desde o início da desativação programada em 8 de julho deste ano, 1.230 leitos de UTI e 2.116 de enfermaria foram desabilitados do atendimento exclusivo para a doença.

Confira o balanço completo AQUI .