Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR centraliza discussões no futuro das profissões

Mais de 300 pessoas participaram, entre o dia 30 de agosto e 1º de setembro, do 29º Fórum de Docentes e Discentes, organizado pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). O evento foi realizado de forma híbrida no anfiteatro do Centro Universitário FAG, em Cascavel, e transmissão online via Youtube. 
O Fórum, realizado com apoio do Confea, da Mútua-PR e da CredCrea, tem como foco a promoção de discussões relacionadas ao Ensino Superior das Engenharias, Agronomia e Geociências. Nesse sentido, a programação contou com palestras, painéis, oficinas, debates e visita técnica.

No primeiro dia, por exemplo, o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, abriu as palestras da noite falando sobre as inovações do Sistema Confea/Crea e destacou a importância da realização do evento para o setor. Alguns exemplos citados por ele foram os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a economia verde, a economia digital, internet das coisas entre outros.

“Os profissionais do futuro precisam ter conhecimento, mas precisam dominar as técnicas da área, e precisam saber lideranças, resolver conflitos. Eu considero que temos que vencer os novos desafios, e nesse fórum discutimos as novas direções, as graduações, a flexibilidade e isso já falamos e precisamos continuar falando” ressaltou o presidente.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, realizou palestra durante o primeiro dia de evento. Crédito das fotos: Eron Zeni.

A segunda palestra da noite foi realizada pelo Pró-Reitor Acadêmico da FAG, Afonso Cavalheiro Neto, que proporcionou aos profissionais um olhar sobre as experiências de Aprendizagem.

No dia 31, a programação foi bastante prática. O dia começou com um painel sobre residência técnica. Nele, as painelistas Eng.ª Civ. Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, que é coordenadora do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná em Projetos e Obras Públicas; e a Eng.ª Alim. Ana Claudia Barana, também da UEPG, que é coordenadora do Programa de Residência em Engenharia e Gestão Ambiental, apresentaram aspectos gerais do funcionamento do projeto. Na sequência o conselheiro do Crea-PR, Geógr. Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez uma mediação de diálogo complementar sobre o tema.

O Programa de Residência Técnica nasceu no Estado do Paraná, inclusive por uma demanda do Sistema Profissional Confea/Crea, e iniciou na área de Engenharia e Obras Públicas há quatro anos. Hoje, ele é copiado por vários outros estados e pelo Distrito Federal.

Depois, estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências participaram de uma dinâmica proposta pelo Crea onde o tema fiscalização e ética trabalhado com os jovens estudantes presentes, por meio de jogos interativos. A ação foi um desdobramento do Ideathon, evento realizado pelo Crea-PR e AproGEO, que buscou ideias para aprimorar o ensino da fiscalização.

Segundo a estudante de Engenharia Química da UTFPR – Campo Mourão, e campeã da dinâmica, Emili Fernanda de Oliveira, a forma encontrada pelo Conselho de apresentar temas tão densos foi muito interessante.

“Adorei todos os jogos. A dinâmica foi muito leve e divertida, com certeza uma forma bem atrativa de trazer conhecimento para o pessoal. São informações bem difíceis de pegar, ler e interpretar, então, com os jogos, isso ficou mais fácil”, disse a estudante.

Na sequência, foi a vez da Mesa Redonda “Estágio e Oportunidades de Carreira”, conduzida pela Professora Eng.ª Agríc. Monica Sarolli Silva de Mendonça Costa, que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado desde 2015 na Unioeste.

“Façam estágio não obrigatório, desde o início, assim que puderem. É uma vantagem para quando forem fazer o obrigatório, além de já terem mais vivência no mundo do trabalho, experiência e conhecimento”, indica a professora.

A administradora Isabela Tori, tech recruter em uma multinacional nos Estados Unidos e no Brasil (recrutadora na área tecnológica), falou sobre a importância e as informações do Curriculum Vitae (CV) e Curriculum Lattes, uma plataforma virtual organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utilizado predominantemente pelo meio acadêmico, que pode ser pré-requisito para entrar em um mestrado ou doutorado e, também, utilizado por estudantes para participar de projetos de pesquisa.

No período da tarde, os docentes assistiram o painel Qualidade de Ensino pós-pandemia, ministrado pelo Eng. Civ. professor Marcos Tozzi. Ele afirma que o número de cursos de Engenharia Civil está aumentando e que metade dos alunos está migrando para as aulas na modalidade educação a distância. Tozzi mostrou os resultados do Enade 2019, realizado pouco antes da pandemia, e explicou que os dados dos anos seguintes só estarão disponíveis no próximo Enade, e “então será possível avaliar com dados mais precisos quais foram as consequências da pandemia”.

O segundo painel foi apresentado pelo Eng. Mec. Jean-Marc Stephane Lafay, que abordou a rediscussão e ressignificação do ensino presencial para os professores e para os estudantes. Citando frases de pensadores como Sócrates e Hesíodo, que relataram sentimentos parecidos com os atuais, ressaltou que os problemas não vieram com a pandemia somente foram ampliados.

O último tema do dia para os discentes foi Empresas Juniores, o que são, a importância de registro no Crea-PR, legislação, atuação e cases. As facilitadoras do Crea-PR Viviani Hannebauer e Cláudia Regina Onishi Beraldo explicaram sobre como funciona o registro e a fiscalização das empresas juniores pelo Conselho.

Já para os docentes, a última oficina técnica do dia para docentes teve como tema as ‘Concessões de Atribuições Profissionais pelo Sistema Confea/ Creas’. O Eng. Agr. Almir Gnoatto, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR, falou sobre a atuação da Comissão.

O Crea-PR tem atualmente 120 Instituições de Ensino cadastradas, sendo 617 cursos registrados e outros 96 em processo de cadastramento. Esses cursos são divididos como graduação plena, tecnólogos, pós-graduação e técnicos. De acordo com Gnoatto “a falta de cadastro prévio da Instituição e do curso atrasa o registro dos egressos no Conselho, pois deve ocorrer todo o processo desde o início”.

O segundo painel foi apresentado pelo professor Eng. Agr. Luiz Antônio Correa Lucchesi, Superintendente do Ibama no Paraná e coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea. Ele explicou sobre as atribuições da Comissão de Educação e do Sistema.

Crédito das fotos: Eron Zeni.

Lançamento do Manual de Procedimentos da CEAP do Crea-PR

Ainda durante a terça-feira (31), ocorreu, durante o fórum, o lançamento do manual de procedimentos da CEAP do Crea-PR. O material foi elaborado para reunir as informações relativas aos processos de cadastramento de Instituições de Ensino, cursos e outros processos afetos à CEAP. Ele tem como base o Manual de Procedimentos elaborado pela CEAP do Confea, encaminhado aos Creas no final de 2021, mas observa as particularidades vigentes no Crea-PR conforme deliberações da CEAP, decisões do Plenário e das Câmaras Especializadas.

O objetivo do Manual é servir de guia aos atores envolvidos na instrução, análise e relato dos processos que passam pela CEAP, Câmaras Especializadas e Plenário: conselheiros e funcionários do CREA-PR. Também serve de referência aos coordenadores de cursos para a compreensão da legislação e entendimento dos processos relativos às Instituições de Ensino.

Último dia

No encerramento do Fórum, a programação foi voltada às funcionalidades do Sistema Confea/Crea e, também, das perspectivas para o futuro das profissões correlatas à autarquia.

O painel Assistência e benefícios da Mútua foi apresentado pelo diretor geral da Mútua-PR, Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi. Ele apresentou o que é a Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, e os principais produtos e benefícios disponíveis. Hoje, de acordo com dados repassados por eles, são mais de 7,3 mil profissionais inscritos, sendo que houve um crescimento de 420% do número de associados entre 2021 e 2022.

O painel “Os benefícios do Cooperativismo de Crédito no Sistema” foi apresentado pelo Eng. Civ. Gelásio Gomes, diretor-presidente da Cooperativa CredCrea, que mostrou a história da criação da Cooperativa e alguns dos principais produtos oferecidos, além de um panorama geral do cooperativismo.

“Nossa resposta às demandas dos profissionais é rápida e, às vezes, mais ágil que de bancos tradicionais. Para isso, basta que os profissionais nos apresentem as demandas, que nós iremos reunir o Conselho, votar e já viabilizar o projeto. Com a energia fotovoltaica, por exemplo, podemos financiar projetos de até R$7 milhões”, observou Gelásio.

O painel Sistema Confea/ Crea-PR e sua atuação em prol dos profissionais foi apresentado pelo Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR.

“O Sistema Profissional surgiu para a regulamentação das profissões e para atuar em defesa da sociedade, diz. E complementa, “essas discussões são importantes porque, muitas vezes, os profissionais e a sociedade não entendem totalmente a função do Sistema. Nossas profissões são fundamentais para proteger a sociedade e o Sistema existe para essa mesma finalidade: proteger e trabalhar em prol das pessoas”, enfatizou o presidente do Crea-PR.

Profissionais do futuro

Outro ponto alto da manhã desta quinta-feira (01), foi a mesa redonda “O profissional do futuro”, composta por dois painéis e um debate. Inicialmente, a discussão foi conduzida pela gestora da informação da FIEP, Isabela Drago. A especialista começou destacando que para se preparar para o futuro, é preciso compreender qual será a formação dele.

“Temos um envelhecimento da população, que impacta diretamente no perfil etário e no perfil dos profissionais que estarão disponíveis no futuro. Para 2040, teremos pelo menos 52% da população acima dos 40 anos e em 2060, projeta-se uma queda de 45% da população infantil. São números que reforçam a necessidade de nos prepararmos para essa realidade”, indicou.

Nesse sentido, Isabela enumerou alguns dos pilares tecnológicos que merecem a atenção dos profissionais, sendo eles: Big Data e Analytics; cibersegurança; computação na nuvem; integração de sistemas; internet das coisas; manufatora aditiva; realidade aumentada; simulação e sistemas autônomos. Todos eles, no entanto, dependem de um fator comum: soft skills.

Complementando esse pensamento, a gerente de gestão da Unicampo, cooperativa formada por profissionais de ciências agrárias em nível superior, Renata Mantovani, apresentou o trabalho realizado, enfatizando que ali, o foco é no estudo do futuro hoje.

“Não conseguimos mais prever o que vai acontecer daqui a dez ou quinze anos, então precisamos pensar no que é necessário hoje, pois o futuro é hoje”, indicou. Nesse sentido, segundo ela, quem sai na frente são profissionais que tem autoconsciência, inteligência emocional e relacionam a pratica com a teoria, sempre balizando as soft skills.

“Como não sabemos quais desafios teremos no futuro, precisamos desenvolver a capacidade de adaptação. Para isso, nossos cooperados trabalham na prática, entendendo o que precisa ser feito e o que pode ser melhorado”, comentou.

Depois dos painéis, ocorreu um debate com as duas profissionais, mediado pelo Eng. Agr. e professor universitário José Abramo Marchese, que enfatizou a relevância da discussão e dos aprendizados compartilhados pelos profissionais.

Para encerrar a programação, após o almoço, os participantes do Congresso puderam fazer uma visita técnica na Fazenda Escola do Centro Universitário FAG, que é referência na região.

A programação, além de ter sido realizada no Centro Universitário FAG, em Cascavel, também foi 100% transmitida via YouTube. A próxima edição já está marcada para os dias 22, 23 e 24 de agosto de 2023, em Curitiba, no Campi da PUC-PR (escolhida por meio de votação dos presentes no Fórum). 

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Universidade Positivo anuncia data de vestibular de Medicina

As inscrições para o vestibular de Medicina da Universidade Positivo (UP) estão abertas. A prova tradicional acontece no domingo, 16 de outubro. Ao todo, são oferecidas 169 vagas para o curso, que é ministrado no campus sede – Ecoville, em Curitiba, com início das aulas no primeiro semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro pelo site, com taxa de inscrição de R$ 300.

O vestibular é composto por uma prova objetiva, com 55 questões, além da redação. A prova é aplicada presencialmente, no campus sede Ecoville, e tem início às 13h, com fechamento dos portões às 12h50. Para ter acesso ao local de prova, o candidato deve apresentar um documento de identificação original com foto, além do cartão de ensalamento impresso ou digital. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 27 de outubro.

Sobre o curso

Desde 2018, o curso de Medicina da Universidade Positivo tem parceria exclusiva com o M.A.R.C. Institute Brazil – ambiente especializado para o treinamento e estudo da anatomia humana que, por meio do Centro de Treinamento Cirúrgico da Universidade Positivo (CTC), permite que os estudantes participem de treinamentos realísticos com peças anatômicas humanas (fresh frozen specimens). Além disso, os acadêmicos também podem vivenciar situações da prática médica no Centro de Simulação Realística (Cesup), onde fazem treinamento por meio de simulações. O curso conta ainda com dois anos de internato, parceria com cinco hospitais públicos ou filantrópicos de Curitiba, além de convênio para Atenção Primária à Saúde com três municípios da Grande Curitiba, onde os alunos podem ser inseridos desde o primeiro ano no sistema de saúde.

Serviço

Vestibular Medicina Universidade Positivo

Inscrições prova tradicional: até 3 de outubro 

Vestibular: domingo, 16 de outubro de 2023

Local: Campus sede (Ecoville) – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba – PR

Resultado: a partir de 27 de outubro

Mais informações e inscrições: www.up.edu.br/processo-seletivo/graduacao-presencial/medicina

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

SAS Plataforma de Educação lança plataforma de conteúdos e simulados gratuitos do Enem

A plataforma de educação líder nacional em aprovações no Enem, SAS Plataforma de Educação, acaba de lançar seu site oficial dedicado ao exame. Com conteúdos gratuitos, simulados e dicas para o roteiro de estudos e de outras práticas essenciais para a preparação dos alunos, o objetivo do portal é ser a principal fonte para a organização dos próximos 62 dias até o dia da prova. Confira: https://enem.saseducacao.com.br/

Os especialistas do SAS acompanham anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio e, com base em análises aprofundadas e uma consultoria estratégica, desenvolveram um Raio-x, que indica as principais matérias cobradas e a representação delas na prova. Levando em consideração esse levantamento, os simulados disponíveis no portal do SAS estão divididos por áreas de conhecimento e auxiliarão os alunos a focar e testar seu entendimento sobre os temas mais importantes. A página reúne ainda videoaulas de professores especializados em cada disciplina, além de uma série de lives com temas de dicas de preparo físico, cuidados com a saúde mental, orientações para ir bem na redação, dentre outros conteúdos.

O professor e Coordenador de Ensino e Inovações da plataforma, Vinícius Beltrão, comenta sobre a importância destes conteúdos: “O treinamento constante por meio de simulados é muito importante e considerado a chave para a conquista de uma boa nota, não somente no Enem, mas em todos os vestibulares. O nosso objetivo é nos mantermos próximos aos alunos neste momento decisivo em relação ao que projetaram para o futuro, além de contribuirmos com a organização dos planos de ensino das escolas”.

Ao longo das próximas semanas, o SAS produzirá uma série de conteúdos em suas redes sociais e site voltados ao Enem. Para acompanhar o cronograma de ações, acesse as páginas oficiais da empresa : Portal SAS no Enem, Facebook – @SASEducacao, Instagram -@saseducacao e LinkedIn @saseducacao.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, e estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU. 

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