Arquivos

Final do 1º Campeonato de Coquetelaria Criativa com Cachaça revela campeões

20 bartenders precisaram provar que entendem mesmo de cachaça no 1º Campeonato de Coquetelaria Criativa com Cachaça.

Os competidores escolheram às cegas um entre 20 rótulos de cachaça para ser o ingrediente principal do seu drink: um desafio do 1º Campeonato Paranaense de Coquetelaria Criativa com Cachaça.

O evento ocorreu em Curitiba neste dia nove de outubro e foi organizado pelo Templo da Cachaça, ponto turístico de Curitiba inaugurado em março deste ano. Em meio ao seu acervo com mais de 8 mil rótulos, o local recebeu competidores de todo o estado para o campeonato.

Foram três etapas, sendo que a primeira envolveu escolher apenas pelo olfato e por uma breve degustação (sem identificar visualmente o rótulo) com qual cachaça queriam construir seu coquetel. Entre as opções estavam versões artesanais, brancas, envelhecidas ou armazenadas em barris de madeira. Na sequência, os participantes foram direcionados a uma pequena mercearia montada no ambiente contendo frutas, sucos, bitters, vermutes, xaropes, entre outros. E, por fim, a última etapa foi a apresentação final com os avaliadores.

O corpo de jurados composto por dez especialistas escolheu os três primeiros classificados premiados com o total de dois mil reais. Apenas ao final da competição as cachaças escolhidas foram reveladas aos próprios competidores e ao público espectador, assim como todos os 20 rótulos disponibilizados para a prova. O primeiro lugar foi para Antonio Suarez, com um coquetel feito à base de cachaça Wiba. O segundo ficou para Robson Vasconcellos, que utilizou a cachaça Filippini. E o terceiro lugar foi para Matheus Guarnieri, que escolheu a cachaça Três Pedras como base do coquetel.

“Estamos muito felizes com todo o evento, os participantes e o interesse no evento. Foi um dia especial pra nós e que certamente vai abrir portas para novos eventos. É algo que queríamos há muito tempo e tratamos com muito carinho para que o público participante se sentisse acolhido e conhecesse mais desse universo e o quanto a cachaça é versátil na mão de tantos profissionais bartenders reunidos”, finaliza Regis.

Olhares para o Sul

Desde que a Curitibana Vitória Kurihara venceu a etapa brasileira do maior evento de coquetelaria do mundo, o World Class, os olhares estão voltados pro Sul. A bartender está no centro das atenções do mercado de coquetelaria no país e exterior. Para a mixologista Cissa Mariah, à frente da organização do 1º Campeonato Paranaense de Coquetelaria Criativa com Cachaça, o Paraná está em foco mostrando que tem cacife para exportar talentos da área.

“Pela primeira vez no Brasil a vencedora do nível nacional é curitibana.
A gente tem toda a indústria olhando pra Curitiba agora e por isso é a hora certa de nos movimentarmos e mostrarmos nosso potencial. É um incentivo para que cada vez mais bartenders estudem, se especializem e tragam mais inovações pra esse mercado no sul do país mostrando que estamos capacitados pra isso e foi isso o que presenciamos aqui no Templo com todos esses profissionais. Drinks maravilhosos que, esperamos, abram portas pra esses artistas”, conta Cissa Mariah.


Informações dos coquetéis premiados:

1º Antônio Suarez: 

Cachaça Wiba Blend de Carvalho, Aperol, Licor 43, Maracujá, Toranja, Açúcar, Limao Tahiti.

2º Robson Vasconcelos:

Cachaça Filippini Ouro Grapia, uva verde, xarope de gengibre, maracujá, casca de limão 

3º Matheus Guarnieri:  

Cachaça Três Pedras Três Barris, Pitanga, Tomilho, Limão Rosa, Hortelã, Açúcar.

Serviço:
Templo da Cachaça
Av. Senador Salgado Filho, 3156 – Uberaba
Curitiba – PR