Fim da invencibilidade! Athletico-PR é derrotado pelo Santos na Vila Belmiro

O Athletico-PR viajou até o litoral paulista para encarar o Santos pela terceira rodada do campeonato brasileiro 2020.

Rubro negro não contou com o treinador Dorival Junior, diagnosticado com Covid-19. Lucas Silvestre, filho de Dorival e auxiliar foi quem comandou a equipe.

RESUMO

Mesmo com início amarrado, o furacão foi quem comandou controlando o jogo chegando a ficar com 65% de posse de bola.

Após descuido na saída de bola em passe errado de Thiago Heleno, Soteldo não perdoou! Santos 1 x 0.

Após o gol sofrido, Athletico sentiu e em um lindo chute de Felipe Jonathan, Santos ampliou aos 39′ da primeira etapa. Confira o golaço do lateral no ângulo esquerdo de Santos:

O Furacão esboçou uma reação aos 48′ do segundo tempo em finalização de Nikão, que explodiu na trave.

No segundo tempo, as equipes pareciam se estudar mais. Mesmo com a forte marcação dos paranaenses, foi os paulistas que marcaram novamente. Desta vez, com Marinho aos 36′ minutos.

O furacão ainda descontou após boa jogada de Geuvânio e gol de Abner Vinícius.

Com o resultado, o rubro negro fica na 5º colocação, com seis pontos ganhos. O próximo compromisso da equipe é quarta-feira (19) contra o Palmeiras, na Arena da Baixada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Corrida e Caminhada dos Amigos do HC levam 2 mil pessoas ao Parque Náutico de Curitiba

No último domingo, o 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC reuniu duas mil pessoas no Parque Náutico de Curitiba, localizado no Bairro Boqueirão. Com as provas começando às 7h, os participantes venceram o frio com muita disposição e vontade de contribuir com a grande causa do evento, que arrecadou o valor das inscrições para a construção do CEDIVIDA, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa.

O espaço está em obras e vai funcionar ao lado da sede da Associação dos Amigos do HC, no Alto da Glória, dando atendimento humanizado e de qualidade para a população da terceira idade.

“A construção do CEDIVIDA é um marco que vamos deixar para as futuras gerações de idosos, com atividades permanentes, cuidados diários e toda a atenção e respeito com que eles merecem ser tratados”, afirmou o presidente da Associação, Pedro de Paula Filho, que esteve no Parque Náutico de Curitiba.

Dentre os participantes das Corridas de 5 Km e 10 Milhas, estavam portadores de necessidades especiais, como cadeirantes e deficientes visuais, que tiveram categorias próprias de participação, além de idosos acima de 60 anos.

Eles largaram no pelotão da frente e foram muito aplaudidos pela determinação em participar da prova. Neste link é possível conferir o resultado de todas as provas, por categoria: https://www.amigosdohc.org.br/2022/08/24/confira-os-vencedores-da-3a-corrida-e-caminhada/

A seguir, um resumo destacando os vencedores nas modalidades Corrida 5 Km e Corrida 10 Milhas, nas categorias gerais feminina e masculina:

Corrida 5 Km (Feminina):

1ª – Nathalia Bocardo Trica, com o tempo de 21’27’’

2ª – Jerusa Andrade de Jesus, com o tempo de 22’12’’

3ª – Eva Domingues, com o tempo de 22’26’’

Corrida 5 Km (Masculina):

1º – Dionathan Liszyk, com o tempo de 17’53’’

2º – Renan Winkler Obayashi, com o tempo de 18’26’’

3º – João Vitor Souza Vieira, com o tempo de 19’34’’

Corrida 10 Milhas (Feminina):

1ª – Gabriela de Freitas, com o tempo de 1’03’’10’’’

2ª – Desiree Franci Maciel dos Santos, com o tempo de 1’06’’27’’’

3ª – Daniele Cristine Oliveira, com o tempo de 1’06’’59’’’

Corrida 10 Milhas (Masculina):

1º – Patrick Gularte Vieira, com o tempo de 54’18’’

2º – Cristiano Ribeiro, com o tempo de 56’13’’

3º – Gilson Lima, com o tempo de 1’01’’46’’’

Prevenção e orientação com bom humor

Quem participou do evento se deparou com uma estrutura repleta de tendas e espaços de orientação. Animadores ajudaram a espantar o frio com muita alegria, incentivando as pessoas que estavam se preparando para correr e caminhar.  

O aquecimento e as atividades no palco foram comandados pela equipe da Academia Move, por um locutor que agitou os participantes e por voluntárias da ONG Especialistas da Alegria. Convidados, parceiros e patrocinadores tiveram acesso a um Espaço VIP, para descansar e se hidratar entre as provas.

No Espaço CEDIVIDA foram feitas demonstrações dos serviços oferecidos pelo programa, como oficinas de artesanato, tricô, musicoterapia, atividades físicas, de bem-estar físico e mental, além de ações oferecidas por parceiros do portal www.cedivida.org.br e da Organização Mãos Sem Fronteiras.

O Espaço Promoção da Saúde teve uma tenda destinada para ações saudáveis, com informações e orientações, aferição de pressão, saúde bucal, atividades físicas, alimentação saudável e doação de sangue.  

As atividades foram coordenadas por representantes do Hemepar, da Farmácia Escola da UFPR, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Escute Seu Coração e pelo Departamento de Nutrição da UFPR.

O Espaço Organizações Sociais recebeu instituições que trabalham com a temática da pessoa idosa em seus diferentes enfoques, como a ABRAZ, Associação Brasileira de Alzheimer, o Instituto Buko Kaesemodel, especializado na conscientização e orientações sobre a Síndrome do X-Frágil, representantes da ABRAPO, Associação Brasileira Porfiria, da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo do IPC, Instituto Paranaense de Cegos e do Socorro aos Necessitados – Lar de Idosos Recanto Tarumã.

No Espaço Legislação e Direitos, representantes da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB deram orientações para a população acerca de questões legais, ao lado de profissionais da FAS Boqueirão, que prestaram assistência jurídica aos presentes.

Realização e premiação

O 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC teve o patrocínio da Greca Asfaltos, Megamania, Farmácias Nissei, Unimed e Pastre. São apoiadoras do evento: Decathlon, Bluefit, Hotel Bourbon, Divine, Eco Salva, Magrass, Gotox, Nutrimental, Odontocompany, O Que Fazer Curitiba, Tropes, Água Mineral Timbu, Vale Fértil, Cini, ProCorrer, Servopa, Uninter, Mili, Rádio Táxi Faixa Vermelha e Prefeitura de Curitiba. Participaram com apoio de mídia Favretto Painéis, RIC TV, Massa News, Massa FM, Midialand, Mix FM, Rede Massa e Outdoormídia.

Quem terminou entre a 1ª e a 3ª colocação na Corrida de 10 Milhas e na Corrida de 5 Km recebeu troféu, tanto no feminino, quanto no masculino. Todos os inscritos no evento receberam medalhas de participação.

Projetos sociais do Sul do País se unem para fortalecer triathlon brasileiro

O 2º Training Camp de Triathlon Mampituba reuniu quatro projetos sociais da modalidade em Criciúma, Santa Catarina, neste final de semana. Entre eles, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões representou o Paraná no evento. Dos dias 19 a 21, as crianças puderam interagir e formar novas amizades, além de desenvolver habilidades técnicas. Para os professores, a troca de experiências foi pensada para fortalecer as categorias de base do esporte no Sul do País.

Cinco professores e cerca de 20 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participaram do camp. O evento contou ainda com três projetos de Santa Catarina: a VAFTRIKIDS Escolinha de Triathlon Garopaba, a Escolinha de Triathlon ADTRISC/São José e a Escolinha de triathlon Mampituba, que ofereceu sua sede para as atividades. No total, participaram 13 professores e 77 crianças e jovens.

Durante os três dias, a criançada teve treinos em dois períodos, com técnicas de natação, ciclismo e corrida, dinâmicas de grupo e brincadeiras. Os alunos foram divididos em grupos de acordo com a faixa etária. No final, todos participaram de um simulado de triathlon.

“As crianças puderam aumentar o círculo de amizade, e tiveram uma grande experiência de vida. Simulamos um ambiente de regime militar, em que escolas diferentes se uniam num mesmo pelotão, para realizar os treinamentos. Foi muito legal porque eles dormiam juntos no mesmo local, comiam todos juntos”, conta Ricardo Júnior Cardoso, coordenador dos núcleos de Curitiba da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Havia também um rodízio entre os professores e estagiários, passando por todas as modalidades e grupos de faixa etária.”

Esta foi a segunda edição do Training Camp de Triathlon Mampituba. A primeira foi realizada no ano passado. Antes, em 2019, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões organizou uma imersão de uma semana de atividades em conjunto com a Escolinha da ADTRISC, em Santa Catarina.

“Acredito que a integração entre os estados do Paraná e Santa Catarina fizeram a diferença durante os treinamentos das crianças e adolescentes. O planejamento e a proposta pedagógica foram baseados em valores humanos como disciplina, civismo, respeito, educação, esforço, dedicação e socialização. Nesses três dias, conseguimos ajudar os alunos a superarem suas dificuldades para se tornarem pessoas ainda melhores”, destacou o professor Ronaldo Mateus, do núcleo CPM da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões