Festival leva projeções visuais à fachada do Paço da Liberdade nos dias 25, 26 e 27

A fachada do centenário Paço da Liberdade, no centro de Curitiba, vai se transformar em tela para o espetáculo de projeções visuais promovido pelo FIV – Festival Internacional de Videomapping nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

Em sua primeira edição, o evento de projeção mapeada (técnica de projeção capaz de criar imagens em superfícies complexas, como fachadas de edifícios) reúne trabalhos inéditos de artistas de três continentes.

As obras selecionadas pela curadoria do festival serão projetadas no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189) a partir das 20h30 nos dias 25 e 26 de agosto.

Os melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e softwares de criação visual e ganharão uma nova reprodução no terceiro dia do evento (27 de agosto), também a partir de 20h30. 

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. A escolha do Paço da Liberdade, em pleno centro de Curitiba, foi feita para ampliar o acesso do público a esta técnica de projeção. As exibições também serão transmitidas ao vivo pela internet por meio dos canais do festival no Instagram (instagram.com/fiv_br) e no Facebook (facebook.com/fivbrasil).

Criações

“O FIV segue um modelo internacional de festivais de mapping que entregam uma fachada aos criadores visuais. A partir daí, a inspiração dos artistas depende de um respeito a esse edifício e de muita inspiração. Cada obra é única e transformará o Paço da Liberdade ao interagir com ele”, afirma Rodrigo Alonso, produtor do festival.

De acordo com Gabriela Vernet, Diretora Artística do FIV, há obras da Argentina, Coreia do Sul, Espanha e de diversas regiões do Brasil. “Foi possível montar uma programação bem diversa visualmente para dois dias de exibições inéditas e um último dia com os melhores, segundo nosso Júri, que irá avaliar as obras durante as projeções e irá deliberar a programação do dia 27, com anúncio dos vencedores”, afirma.

Oficinas gratuitas

Paralelamente à programação, o FIV promove uma série de oficinas e masterclasses gratuitas com foco em projeção mapeada. Há tanto opções para o videomakers e quanto para o público em geral – como a oficina de “Tagtool para Adolescentes”, no dia 27 de agosto, ministrada por Ygor Marotta para adolescentes de 12 a 14 anos. A partir do dia 23 de agosto, a VJ Bianca Turner abre a oficina “Videomapping para Iniciantes” no Cine Passeio.

Outros cursos e palestras, apresentados por nomes de referência em videomapping, passarão por temas como interação entre som e imagem, uso de projeção mapeada em diferentes expressões artísticas e intervenção urbana. Há opções presenciais e online. A programação completa, com informações sobre requisitos para as oficinas e formulários de inscrição, está disponível no site do festival (fivbr.com/oficinas).

Parcerias

O evento tem apoio de Lacta, marca da multinacional Mondelez International, realização por conta da Labirinto Produções e incentivo do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná), além de apoio cultural do Sesc Paço da Liberdade/Fecomércio e do Cine Passeio/Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac)/Fundação Cultural de Curitiba.

Mais informações

fivbr.com

facebook.com/fivbrasil

instagram.com/fiv_br

Assessoria de imprensa

Isabela França Estratégia e Comunicação 

Rafael Costa

rafael@isabelafranca.com.br | 41 9 9117-0505

Roberta Hoshiguti

roberta@isabelafranca.com.br

Sobre a Mondelēz Brasil

A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países. Visite www.mondelezinternational.com/br/ e siga nosso perfil no Facebook www.facebook.com/mondelezinternational/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conexão afetiva: a importância do urso de pelúcia na infância

O urso de pelúcia faz parte do universo infantil e às vezes antes mesmo da criança nascer. Nesta fase é comum os pais decorarem o quarto com diversos bichinhos lindos e fofos. Conforme vai crescendo, o ursinho se torna o melhor amigo e passa a fazer parte da rotina desta criança.

Além de ser um dos brinquedos favoritos dos pequenos, as pelúcias também exercem um papel importante no desenvolvimento. Estudos realizados por psicólogos da Universidade de Nova York, explicam que durante a infância a criança experimenta o afastamento gradual e normal dos pais, como a redução da atenção em tempo integral ou o colo, é nessa hora que o ursinho funciona como uma defesa contra a ansiedade da separação.

O brinquedo proporciona aconchego e segurança, dessa forma ele ajuda a criança a lidar com situações difíceis e com a ausência da mãe e do pai de forma mais tranquila. Ele vira uma ponte entre a família e o mundo externo. Essa conexão afetiva é potencializada pela fofura e o tecido macio. Quando a criança abraça o ursinho de pelúcia, ela libera uma série de neurotransmissores, como a endorfina, que acalmam e relaxam.

Conexão aliada a imaginação

O urso de pelúcia também é um excelente brinquedo que estimula a imaginação. A criança cria muitas histórias e conversa com ele sobre os seus sentimentos, essa interação ajuda a estabelecer uma relação afetiva e saudável, o que contribui para o seu desenvolvimento emocional.

E quando o assunto é o imaginário das crianças, não há limites para chamar a atenção delas. Tanto as pelúcias mais simples quanto as coloridas, com brilhos e acessórios são capazes de trazer alegria e bem estar. Mas é importante ficar atento à qualidade dos ursinhos.

A BR Machine, empresa líder no segmento de gruas de captura de pelúcias, possui fãs no Brasil inteiro e isso se dá justamente pela qualidade e diversidade das pelúcias da marca. “Cada item colocado dentro das gruas recebeu o selo de certificação do INMETRO, ou seja, o cliente que capturar, leva para casa um produto que, além de bonito, é perfeito e seguro para entregar para crianças ou colecionar”, explica Elvis Rovaris, gestor administrativo da BR Machine.

A conexão afetiva das pessoas com os ursinhos foi inclusive o que inspirou o surgimento da empresa há mais de 13 anos. Hoje a BR Machine renova todo ano a sua coleção de pelúcias, pensando justamente na alegria dos pequenos e dos adultos que ainda guardam boas memórias dos seus ‘amigos’ de infância.

Festival Ginga Brasil divulga programação de atrações durante a Copa do Mundo em Curitiba (PR)

Faltam menos de 3 meses para a bola começar a rolar oficialmente na Copa do Mundo 2022, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro, no Catar. Para os curitibanos que não veem a hora da disputa começar, neste ano, acompanhar a luta pelo tão sonhado hexa será ainda mais incrível. Propondo uma experiência diferenciada para torcer e compartilhar a emoção do evento esportivo mais esperado do ano, o Festival Ginga Brasil chega a Curitiba (PR) reunindo grandes nomes da música nacional com shows e ações especiais para os dias de jogos da seleção brasileira.

Em sua 3º edição e realizado simultaneamente em diversas capitais brasileiras, o Festival, chancelado pela FIFA, desembarca pela primeira vez na capital paranaense trazendo música, gastronomia e muita diversão para as transmissões oficiais das principais partidas. Com uma estrutura com mais de 2 mil m2montada na Sociedade Hípica Paranaense, o evento contará com telões HD, bares e áreas exclusivas com ações especiais.  No palco, artistas consagrados na cena nacional para embalar a torcida e criar uma imersão única com o clima dos estádios.

O Festival Ginga Brasil, que em Curitiba conta com produção da CWB Brasil, acontecerá nos três primeiros jogos do Brasil na fase dos grupos, nos dias 24 e 28 de novembro e 02 de dezembro, e segue conforme o avanço da seleção canarinha na competição. O público curitibano também poderá acompanhar a emoção da grande final da Copa do Mundo, no dia 18 de dezembro, independente da participação da seleção brasileira.

Confira a programação completa:

26 de novembro – Brasil X Sérvia

Saulo Fernandes – Rafa Almeida – Baile do Pita – DJ Lemmy

28 de novembro – Brasil X Suíça

Menos é Mais – Vitor Fernandes – DJ Lemmy – DJ Hall

02 de dezembro – Brasil X Camarões

Fica Comigo – Lucas & Leonardo – Pagode BBB – DJ Lemmy

05 de dezembro – Oitavas de Final  * pode sofrer alterações de acordo com a classificação da seleção brasileira

Bruninho & Davi – Locos DJs – Makinada – DJ Lemmy

13 de dezembro – Semi Final * pode sofrer alterações de acordo com a classificação da seleção brasileira

João Gomes – Juan Mansur – Pagode BBB – DJ Lemmy

16 de dezembro

Retrôzinho – Richard Teixeira – DJ MK

18 de dezembro – Final

Dennis DJ – João Mar – Makinada – DJ Lemmy – Repl4y


O Festival Ginga Brasil acontece entre os dias 24 de novembro e 18 de dezembro, na Sociedade Hípica Paranaense, com a transmissão ao vivo da Copa do Mundo 2022 e shows com artistas locais e nacionais. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 26 de setembro, na plataforma Ingresse (www.ingresse.com). Mais informações nos perfis oficiais do evento (@ginga_oficial) e da CWB Brasil (@cwbbrasil) no Instagram.