Arquivos

Festa do Colono de Foz e Santa Terezinha de Itaipu entra no calendário de eventos do Paraná – De olho nos deputados


A Festa do Colono em Foz do Iguaçu e é um evento significativo para as comunidades locais e ganhou ainda mais destaque com a aprovação da lei estadual, de autoria do deputado Matheus Vermelho (PP).

De acordo com a Lei n° 21.572, a festa foi inserida no calendário oficial de eventos do Estado. Realizada anualmente nos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, durante a semana compreendida entre os dias 25 e 28 de julho. Nesses dias, as cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha celebram o Dia do Colono, Motorista e Dia do Agricultor, oficialmente comemorado no dia 25 e 28 de julho, respectivamente.

Neste ano, 16ª edição da Festa do Colono será realizada no dia 23 de julho (domingo) na comunidade rural de Aparecidinha, na divisa entre os municípios de Foz e STI. A programação inicia às 8h com a tradicional caminhada da natureza de 10 km em meio à área rural. As inscrições poderão ser feitas no local, momentos antes da caminhada. Os ciclistas também poderão realizar o percurso. Haverá sorteio de brindes para os participantes. A partir do meio dia será servido o almoço e no período da tarde terá baile com música ao vivo.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário de Foz do Iguaçu em parceria com o Sindicato Rural, e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, APROFOZ, Instituto Conhecer para Conservar e Foztrans.

Um dos organizadores da festa, Paulo Roberto Hanisz, morador da Vila Aparecidinha, ressaltou que a lei valoriza a comunidade e todos os trabalhadores. “Os preparativos para festa estão indo muito bem e a expectativa para domingo é ótima. Em outras edições a festa foi um sucesso e com certeza essa também será, ainda mais agora que sabemos que fazemos parte do calendário oficial de eventos do Paraná”.

Essa data também é marcada por festividades e celebrações tradicionais em algumas cidades da região oeste do Paraná, reforçando a cultura agrícola e homenageando os trabalhadores rurais e motoristas que contribuem para o desenvolvimento do estado.



Leia mais informações no site da Alep