O programa Vida Nova, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), proporcionou uma experiência enriquecedora para aposentadas durante uma visita à Fazenda Urbana CIC. As participantes expressaram encantamento e admiraram a programação da atividade.
Experiência Marcante
Entre as participantes, Sonia Kolczycki, de 64 anos, destacou seu amor pelas plantas e sua satisfação com a visita. Usando um triciclo elétrico devido a questões de saúde, ela comentou: “Foi minha primeira vez, adorei! Vim porque queria interagir mais. Estou aprendendo muito.” Sonia enfatizou a importância de momentos alegres nessa fase da vida.
Participação e Amizade
Ester Nogueira, 62 anos e professora aposentada, já participou de três atividades do programa. Ela incentivou outras aposentadas a se inscreverem, ressaltando a oportunidade de conhecer novos lugares: “Com o programa, a gente sai e conhece o que tem na cidade. Imagina conhecer um lugar lindo desses.”
Outra professora aposentada, Cleusa Dias, de 54 anos, participou da atividade pela segunda vez. Com seis anos de aposentadoria, ela vê os encontros como uma oportunidade para manter a mente ativa, fazer amizades e compartilhar experiências. “Quero ir para todos os lugares que não fui”, afirmou, ansiosa por novas atividades, incluindo a Festa Junina no dia 1º de julho.
Visita à Fazenda
Durante a visita à Fazenda Urbana CIC, o grupo foi acolhido pela coordenadora de projetos da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Claudete Dorocinski. Ela informou que as fazendas de Curitiba – Cajuru, CIC e Tatuquara – servem como centros de referência em agricultura urbana, com a colheita destinada ao Banco de Alimentos de Curitiba.
Os estudantes de agronomia, Marcella Antunes e João Otávio Muniz, acompanharam as aposentadas e apresentaram os diversos espaços da Fazenda, incluindo as leiras de compostagem e os canteiros de cultivo orgânico. As visitantes também conheceram a estufa de plantas, enriquecendo ainda mais sua experiência.



